LANÇAMENTOS - Como Realizar a Digitação Auxiliar?
Ultima Atualização: 07/05/2021 Artigo de código : 10657        
A Digitação Auxiliar é utilizada apenas para as empresas que vão gerar o livro do tipo "R - Razão Auxiliar e seus Livros Auxiliares A e Z" para a ECD - Escrituração Contábil Digital.
Os lançamentos contábeis que tiveram mais de uma operação dentro do mesmo número de lançamento contábil são considerados "Lançamentos Globais".
Exemplo: Um pagamento de 4 fornecedores em apenas um lançamento. Teremos a seguinte situação, Débito: Fornecedores Diversos (representando os 4 fornecedores) e Crédito: Banco, o valor do lançamento fica acumulado de acordo com os valores pagos para os fornecedores, neste exemplo R$10.000,00. O campo "Observação" irá justificar a que se refere os lançamentos globais (pagamento dos fornecedores A, B, C e D - RS 10.000,00), esse campo deve estar muito bem detalhado para entregar à Receita Federal segundo as Normas do Sped ECD.
Para iniciar a Digitação Auxiliar acesse o menu Movimentos > Digitação Auxiliar, localize o lançamento que deseja detalhar através da digitação auxiliar:
Na parte inferior dessa tela é onde deve ser feito o lançamento de Digitação Auxiliar.
Para cada lançamento detalhado da digitação auxiliar será gerado uma nova numeração de lançamentos auxiliares.
O 1º lançamento será referente ao fornecedor A e todos os campos deverão ser preenchidos pois serão enviados à Receita, via livro auxiliar da ECD.
Para iniciar o lançamento clique em "Novo" e preencha todos os campos, em seguida clique em "Gravar".
Enquanto estiver apresentando "Diferença" entre o "Valor Contábil" e o "Valor Auxiliar" o botão "Sair" não ficará habilitado.
Após realizar os outros lançamentos e completar o valor, o botão "Sair" ficará habilitado.
TÓPICOS RELACIONADOS
-> ECD - Envio da Escrituração Auxiliar "R - A - Z".