ECF - Recuperação da ECD (do mesmo ano) e ECF (ano anterior) dentro do validador

Ultima Atualização: 10/07/2024    Artigo de código : 3523             

O SPED ECF das empresas que realizaram a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), utiliza os saldos e contas da ECD, do mesmo ano-calendário, para preenchimento inicial da ECF, através da recuperação do arquivo, etapa obrigatória (para todas as empresas que estão obrigadas a entrega da ECD) desde a entrega do ano-calendário 2019, entregue em 2020. 

A ECF também recuperará os saldos finais da ECF anterior. Função disponível desde o ano-calendário 2015 (obrigatório somente para empresas do Lucro Real, opcional para as demais).  



RECUPERAÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL (ECD)


PASSO 1:

Os arquivos das ECD's a serem recuperados na ECF devem estar validados, assinados e transmitidos. A Recuperação da ECD pode ser feita após a criação/importação da ECF, no Menu "Escrituração > Recuperar Dados da ECD" ou a qualquer momento, por meio do "ícone" disponibilizado no próprio programa.



PASSO 2:

Ao clicar na opção Recuperar ECD, será apresentada uma tela, para localização do arquivo.


Clique no botão "Localizar", vá até o diretório onde foi salvo o arquivo da ECD assinada/transmitida, selecione-a, e clique em "Abrir", abaixo será carregado o arquivo, marque a caixa de seleção na coluna Selecionado, dê um "Ok" (caso tenha mais de uma ECD no ano, siga o mesmo processo para as demais).


Atenção: A opção "Utilizar os dados recuperados da ECD para preenchimento automático do balanço e/ou DRE", deve ser habilitada quando não existe diferenças na vinculação do Plano de Contas, com o Plano Referencial da Receita Federal, entre o que foi entregue na ECD e o que está sendo entregue na ECF. Caso tenha feito algum ajuste e/ou alteração em relação a esse vínculo de um arquivo para o outro, não marque está opção, para evitar erros no J051. Em casos de mudança nesse processo entre os arquivos podem ocorrer erros, que só serão corrigidos com a Retificação do arquivo da ECD.

Se habilitar essa opção, antes da recuperação da ECD com sucesso, deverá confirmar a sobreposição do Balanço e DRE.


PASSO 3:

Após Recuperação do SPED Contábil - ECDconfirme a mensagem seguinte da ECD recuperada com sucesso. 


PASSO 4:

Clique em OK, para continuar com a validação das informações recuperadas.


RECUPERAÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) DO ANO ANTERIOR:


PASSO 1:


Desde a entrega do arquivo referente ao ano-calendário 2015, o bloco E da ECF será preenchido mediante a recuperação de saldos da ECF anterior.

A recuperação da ECF pode ser feita logo após a recuperação da ECD, no Menu "Escrituração > Recuperar ECF Anterior" ou a qualquer momento, por meio do "ícone" disponibilizado no próprio programa.

Atenção: Lembrando que a Recuperação da ECF Anterior, é obrigatória apenas Empresas Tributadas no Lucro Real, para os demais tipos de tributação essa recuperação é opcional, para mais informações consulte o Manual de Orientação da ECF.


PASSO 2:

Ao clicar na opção Recuperar ECF, será apresentada uma nova tela, para localização do arquivo:


Clique no botão "Localizar", vá até o diretório onde foi salvo o arquivo da ECF transmitida no ano anterior, selecione-a, e clique em "Abrir", abaixo será carregado o arquivo, selecione, e na sequencia clique em "Recuperar".


PASSO 3:

Após a Recuperação da ECF, serão apresentadas algumas mensagens.

Clique em OK, para continuar com a validação das informações recuperadas.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3523