Nota Fiscal de Exportação: Configuração de Fator de Conversão e Unidade Tributável (UNIDADE DE MEDIDA ESTATÍSTICA - SISCOMEX)

Ultima Atualização: 13/05/2020    Artigo de código : 10064             

Cada Código de NCM tem uma unidade de medida padrão. No ambiente da Receita Federal SEFAZ para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) possui a nomenclatura de UNIDADE DE MEDIDA TRIBUTÁVEL (uTrib). No Siscomex ela chama-se UNIDADE DE MEDIDA ESTATÍSTICA.

Fonte: Siscomex GOV

Caso em sua nota de exportação precise informar duas unidades de medidas diferentes (Comercial/Tributável) com quantidades também diferentes siga o processo abaixo.


-Passo 1:

Verifique na tabela qual a abreviatura correta de Unidade de Medida compatível com o NCM usado. 

  1. Acesse o Portal NF-e > http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx ;
  2.  No menu superior Opção Documentos > Diversos;
  3. Na listagem de Documentos - Acesse a Tabela NCM e respectiva Utrib (comércio exterior) - Vigência 01/01/2020 - Publicada em 11/11/2019 http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=gxYSVyImpTY=.
  4. Consulte na tabela o Código NCM e verifique qual é a Sigla de Unidade de Medida Utilizada no Exterior.



-Passo 2:

Configurações do Sistema : Acesse Cadastros > Configuração de Vendas> Aba Vendas Habilite a opção: Utiliza Unidade tributável.



-Passo 3:
Em seguida deverá realizar a configuração de  Fator de Conversão Venda e a Unidade Tributável . 
Importante: Está disponível a opção de configuração em três cadastros diferentes do sistema. Orientamos que defina um único cadastro , de preferência o de NCM.
a) Cadastros de Produtos
Acesse Cadastros > Produtos > Cadastros de Produtos > Aba Impostos > Quadro ICMS - ICMS ST > Campos: Fator de Conversão Venda e Unidade Tributável.


  • Fator de Conversão Venda: Quando as unidades de medidas de entrada e saída informadas forem diferentes, será habilitado os campos para o Fator de conversão, então indique de quanto será esse fator de conversão.

Exemplo:

- Operação de Entrada: em Caixa - Sigla CX ;

- Operação de Saída: em Unidade - Sigla UN .




b) Cadastro de NCM 

Acesse Cadastros > Produtos > Cadastros de NCM > > Aba Impostos > Quadro ICMS - ICMS Substituição Tributária > Campos : Fator de Conversão Venda e Unidade Tributável.


C) Cadastro de Natureza de Operação

Acesse Cadastros > Natureza de Operação >   Aba Parâmetros > Quadro Impostos > Campos : Fator de Conversão Venda e Unidade Tributável.


-Passo 4:

Na tela de Visualização da Nota Fiscal será apenas apresentando a Unidade Comercial :



Informações Complementares:

1- Impressão no DANFE

No Danfe será impresso as duas unidades Comercial e Tributável:



2 - Estrutura do XML



3 - Como sistema irá realizar o Cálculo  da unidade tributável do produto na Nota Fiscal?


Exemplo: Foi realizada a venda de 10 Caixas do Produto X , onde a Unidade Comercial dele é CAIXA, mas na Tabela de Unidades de Medidas Tributáveis no Comércio Exterior a Unidade Tributável é UNIDADE (UN). Nesse caso cada caixa tem 12 unidades. 

No cadastro do Produto> Aba Impostos >  Aba Impostos > Quadro ICMS - ICMS ST > Nos Campos : Fator de Conversão Venda informei o fator (12) e a Unidade Tributável UN.
Dessa forma no XML vai ficar:

Unidade Comercial CAIXA (CX) e quantidade de 10:

<uCom>CX</uCom>
<qCom>10.0000</qCom>

Unidade Tributável UNIDADE (UN) e quantidade 120 (10*12):

<uTrib>UN</uTrib>
<qTrib>120.0000</qTrib>






4 - Definições das Unidades de Medida

1) De acordo com o Manual de Orientação de Preenchimento da NF-e - versão 2.02Mercadoria com Unidade Comercial diferente da Unidade Tributada: "...conceituam-se a "Unidade Tributável" como sendo o padrão de medida adotado pelo fisco para determinado produto; e a "Unidade Comercial" aquela medida quantitativa que usualmente já vem sendo utilizada no ambiente da negociação (costume). Tais unidades devem ser vinculadas com o objetivo de alcançar a mesma quantidade envolvida na operação (exemplo: 01 (uma) tonelada representa 1.000 (mil) quilogramas). ..."

2) Unidade de Medida Especifica para Operação de Exportação: A Classificação Fiscal (NCM) para Exportação segue uma listagem de padronizando a Tabela de Unidades de Medidas Tributáveis no Comércio Exterior, conforme o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) da mercadoria a que se refere, com base nas unidades recomendadas pela Organização Mundial de Aduanas (OMA).

5- Clique Aqui para download da Nota Técnica 2016/001, para maiores informações



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10064