Rejeição 772: Operação Interestadual e UF de destino igual à UF de origem
Ultima Atualização: 23/09/2024 Artigo de código : 10163        
Regra de Validação da SEFAZ
A Rejeição irá ocorre quando for emitida uma Nota Fiscal de Saída ou de Entrada para Operação Interestadual (idDest = 2), com a UF do Destinatário igual a UF do Emitente e o CNPJ do Destinatário diferente do CNPJ do Emitente.
Na regra de Validação é verificado a informação dos seguintes Campos da NF: Identificador de local de destino da operação, Código Código Fiscal de Operações e Prestação (C.F.O.P.) e o Estado (UF) do Emitente e Destinatário. Que irá indicar o destino da mercadoria: Estadual (Interna), Interestadual (Externa) ou Exterior.
Exemplo
1º situação:
O Identificador de local de destino da operação (idDest) foi informado como 2=Operação interestadual, mas os dados do Destinatário tem endereço em território nacional, dessa forma não poderá ser 3=Operação com exterior e não é 2=Operação interestadual.
Nesse caso a opção correta será 1=Operação interna, indicando a operação como Estadual.
O Código Código Fiscal de Operações e Prestação (C.F.O.P.) 6.102 é para Operação Interestadual (Externa), nesse caso também será necessário a correção desse código para de operação Estadual (Interna).
2º situação:
Os Dados do Destinatário da NF foram informados incorretamente. Nesse caso, será necessário alterar os Dados do Endereço do Destinatário, indicando precisamente o Estado (UF) do mesmo.
Dessa forma poderá manter as configurações Identificador de local de destino da operação (idDest) = 2=Operação interestadual + Código Código Fiscal de Operações e Prestação (C.F.O.P.) = 6.102.
Solução
1) Acesse a Nota Fiscal em Digitação > e Verifique se os dados do Destinário estão corretos.
2) Após acesse o Botão Dados NF-e > NF-e > Campo Ind. Dest. Operação > Selecione a opção correta para operação.
3) E verifique o código C.F.O.P dos Itens/Produtos da NF.
Após acesse o Emissor NF-e e efetue novamente o processo de: Pesquisar, Gerar, Validar, Assinar e Transmitir para SEFAZ.