eSocial - S- 2200 Erro:170 O Vinculo Trabalhista já se encontra cadastrado na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial

Ultima Atualização: 14/12/2021    Artigo de código : 10169             

Conforme PORTARIA/MTP Nº 667, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021 disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria/mtp-n-667-de-8-de-novembro-de-2021-359094059, a partir de 10/12 poderá ocorrer autuação em relação aos prazos, então exclusões fora do prazo não devem ser realizadas, caso haja divergência deve ser realizado a RETIFICAÇÃO.


Situação 1:Funcionário não constante no Portal

- Passo: 1 Acesse Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro Básico, localize o funcionário com erro e verifique se no Histórico de Protocolo consta um evento anterior S-2200 enviado com sucesso e na sequência um evento S-3000 de exclusão do evento S-2200 enviado com sucesso.



- Passo: 2 Acesse o Portal do eSocial Aba Empregado e consultar o CPF do funcionário, caso o resultado seja "Nenhum resultado encontrado", será necessário realizar novo cadastro de funcionário para realizar a transmissão.



- Passo: 3 Acesse Menu Arquivos>Funcionários>cadastro, cadastre funcionário com nova matrícula e realize a transmissão do evento S-2200.

Informações do Manual:Não é possível retificar matrícula pois ela é chave do vínculo. O evento S-2200 deve ser excluído somente se a matrícula foi informada com erro.

Havendo readmissão de empregado esta será considerada um novo vínculo e receberá um novo número de matrícula, como se estivesse ocupando uma nova folha de um Livro de Registro de Empregados.

Situação 2: Divergências na matrícula informada

Exemplo: Transferência de funcionários do mesmo grupo econômico, constante na base de dados um funcionário demitido com a mesma matrícula do funcionário rejeitado.

- Passo 1: Acesse Menu eSocial>Ferramentas>Importar matrícula anterior do funcionário

Informe o Nome do Sistema anterior, a data de lançamento será preenchido automaticamente conforme data da máquina, na Relação de funcionários, selecione o funcionário na qual deseja executar o procedimento através de duplo clique e no campo Matricula Anterior, informe a matrícula com os mesmos dados da admissão, por exemplo código de funcionário 000026, matrícula 000026.

...Dê enter, no campo Filtros, selecione Preenchidos e certifique-se na relação se a alteração foi considerada.

Após validação clique em Gravar

- Passo 2: Acesse Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro, localize funcionário em questão, verifique se a matrícula foi alterada e refaça a transmissão do cadastro ao eSocial.

Situação 3: Cadastro de funcionário enviado por outro sistema com recibo do S-2200 diferente no Portal

- Passo 1: Acesse o Portal eSocial, pesquise o funcionário pelo CPF, identifique o registro do S-2200 e abaixo no final da tela, copie o número do recibo

- Passo 2: Acesse Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro, localize funcionário em questão, acesse Histórico de Funcionário e na coluna Trocar Número de Recibo, informe o recibo copiado do Portal




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10169