eSocial - S- 2300 Erro: 617 O trabalhador não poderá ter vínculos concomitantes para o mesmo tipo de contrato
Ultima Atualização: 11/08/2020 Artigo de código : 10171        
Situação 1:O erro ocorre no evento S-2300 Trabalhador sem Vínculo, pois o eSocial não aceita Múltiplos Vínculos para empresas que possuem a mesma raiz de CNPJ.
Acesse Menu Arquivos>Funcionários>Pesquisa de Funcionários, realize a Pesquisa por CPF, verifique o vínculo do trabalhador nas empresas específicas.
Esse Trabalhador deve ser informado somente em uma unica empresa do Grupo com raiz de CNPJ.
Não é possível o envio de dois eventos de início de trabalhador sem vínculo para o mesmo trabalhador (CPF) e categoria, exceto se já houver respectivo evento de \"término\" anterior ao envio do segundo evento."
Após as devidas alterações e definição de vínculo do trabalhador refaça o envio do evento S-2300.
Situação 2:Ocorre quando foi cadastrado um contribuinte com uma data de início de contrato e foi enviado para o eSocial no evento S-2300; após, a empresa migrou para outra contabilidade que também cadastrou este contribuinte, porém com outra data de início de contrato, havendo incompatibilidade de informação; desse modo no envio do evento S-2300 do contribuinte para o eSocial, seja por alteração ou retificação, mesmo que tenha sido feita a conversão de dados, ocorrerá o erro, pois a data de início deve ser a mesma nas duas transmissões.
Acesse o portal do eSocial para confirmar qual é a data de início do contrato do contribuinte e confronte com data de admissão do cadastro do sistema, realize as devidas alterações e grave para realizar a transmissão.
Situação 3: Ocorre em "transferência do contribuinte" quando na empresa de origem o "Desligamento S-2299 " não foi transmitido.
- Passo 1: Na empresa origem, acesse Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro , localize Funcionário e verifique no Histórico de Protocolos se Desligamento foi enviado com Sucesso.Caso não tenha sido, realize a transmissão e aguarde retorno com sucesso.
- Passo 2: Na empresa Destino, acesse Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro , localize Funcionário, altere e grave o cadastro para realizar a transmissão.
Situação 4:Ocorre quando o Empregado/Contribuinte possui 2 (dois) cadastros na empresa, porém um deles já está como desligado, entretanto no Portal do eSocial ainda consta como ativo.Nesse cenário, será necessário enviar a rescisão do colaborador para o eSocial e aguardar a validação.
Caso o trabalhador não esteja desligado e cadastro tenha sido inativo antes da obrigatoriedade, marque a opção Demitido/desligado.
Ainda nos dois cadastros informe ocorrência gefip 5 através do Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro> Aba Ident Adm - Ocorrência Gefip