eSocial - S- 2300 Erro: 617 O trabalhador não poderá ter vínculos concomitantes para o mesmo tipo de contrato

Ultima Atualização: 11/08/2020    Artigo de código : 10171             

Situação 1:O erro ocorre no evento S-2300 Trabalhador sem Vínculo, pois o eSocial não aceita Múltiplos Vínculos para empresas que possuem a mesma raiz de CNPJ.

Acesse Menu Arquivos>Funcionários>Pesquisa de Funcionários, realize a Pesquisa por CPF, verifique o vínculo do trabalhador nas empresas específicas.

Esse Trabalhador deve ser informado somente em uma unica empresa do Grupo com raiz de CNPJ.

Não é possível o envio de dois eventos de início de trabalhador sem vínculo para o mesmo trabalhador (CPF) e categoria, exceto se já houver respectivo evento de \"término\" anterior ao envio do segundo evento."
Após as devidas alterações e definição de vínculo do trabalhador refaça o envio do evento S-2300.

 

Situação 2:Ocorre quando foi cadastrado um contribuinte com uma data de início de contrato e foi enviado para o eSocial no evento S-2300; após, a empresa migrou para outra contabilidade que também cadastrou este contribuinte, porém com outra data de início de contrato, havendo incompatibilidade de informação; desse modo no envio do evento S-2300 do contribuinte para o eSocial, seja por alteração ou retificação, mesmo que tenha sido feita a conversão de dados, ocorrerá o erro, pois a data de início deve ser a mesma nas duas transmissões.

 Acesse o portal do eSocial para confirmar qual é a data de início do contrato do contribuinte e confronte com data de admissão do cadastro do sistema, realize as devidas alterações e grave para realizar a transmissão.


Situação 3: Ocorre em "transferência do contribuinte" quando na empresa de origem o "Desligamento S-2299 " não foi transmitido.

- Passo 1:  Na empresa origem, acesse Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro , localize Funcionário e verifique  no Histórico de Protocolos se Desligamento foi enviado com Sucesso.Caso não tenha sido, realize a transmissão e aguarde retorno  com sucesso.

- Passo 2: Na empresa Destino, acesse Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro , localize Funcionário, altere e grave o cadastro para realizar a transmissão.


Situação 4:Ocorre quando o Empregado/Contribuinte possui 2 (dois) cadastros na empresa, porém um deles já está como desligado, entretanto no Portal do eSocial ainda consta como ativo.Nesse cenário, será necessário enviar a rescisão do colaborador para o eSocial e aguardar a validação.

Caso o trabalhador não esteja desligado e cadastro tenha sido inativo antes da obrigatoriedade, marque a opção Demitido/desligado.

Ainda nos dois cadastros informe ocorrência gefip 5 através do Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro> Aba Ident Adm - Ocorrência Gefip




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10171