eSocial - Matriz|Filiais Descentralização de Folha Softwares|Escritórios Distintos

Ultima Atualização: 22/03/2024    Artigo de código : 10190             

O sistema permite o envio de dados apenas da matriz ou da filial, quando os estabelecimentos são processados de forma descentralizada, por softwares/escritórios distintos.

Informamos que, atualmente, o sistema está preparado para trabalhar com empresas Matriz e Filiais utilizando a mesma base de dados, localmente ou em rede de computadores. Nesta situação, o eSocial consolida todos os arquivos enviados e centraliza os dados usando a Raiz do CNPJ (8 primeiros números). Por isso, no caso de bases de dados distintas, o correto seria unificar a base, padronizando os cadastros genéricos (especialmente o cadastro de eventos), e usar o sistema em rede.

Para os clientes que não possuem estrutura para centralizar os dados em um servidor, será necessário parametrizar o sistema e seguir os procedimentos relacionados abaixo.  


PASSO 1 - CADASTRO DA EMPRESA

No menu  Arquivos > Empresas Usuárias, aba Básico, acesse "Dados e-Social/REINF" e marcar o campo Processamento descentralizado da Folha (e-Social) e configurar se a empresa é Matriz ou Filial.


Há três cenários possíveis, neste caso de processamento descentralizado da Folha:


1. Matriz cadastrada no sistema e filiais em outros sistemas/contadores, cujo envio do S-1000 foi enviado no sistema, pela Matriz;

2. Matriz e filiais cadastradas no sistema e filiais em outros sistemas/contadores, cujo envio do S-1000 foi enviado no sistema, pela Matriz;

3. Apenas filial cadastradas no sistema da  Matriz e/ou filiais em outros sistemas/contadores, cujo envio do S-1000 foi realizado pela matriz em outro sistema/contador. 



O sistema apresentará mensagem questionando se deseja replicar esta informação para os meses subsequentes. Ao responder Sim, o sistema trabalhará com esta configuração até que ocorra uma mudança nos parâmetros, definida pelo usuário. Caso a resposta seja Não, esta configuração deverá ser feita mensalmente. 



PASSO 2 - CARGA INICIAL

Cenário 1: Neste cenário, a Matriz está cadastrada no sistema  e filiais em outros sistemas/contadores, cujo envio do S-1000 foi enviado no sistema, pela Matriz.

a) Enviar toda a Carga Inicial pela Matriz no sistema e aguardar o retorno com sucesso de todos os arquivos enviados.

b) Enviar toda a Carga Inicial de cada uma das filiais que estão no sistema e aguardar o retorno com sucesso de todos os arquivos enviados.

c) Avisar os responsáveis pelas filiais de responsabilidade de outros contadores/sistemas para enviar a Carga Inicial dos respectivos estabelecimentos. 


Cenário 2: Neste cenário, a Matriz e filiais estão cadastradas no sistema e existem também filiais em outros sistemas/contadores, cujo envio do S-1000 é feito no sistema, pela matriz;

a) Enviar toda a Carga Inicial pela Matriz no sistema e aguardar o retorno com sucesso de todos os arquivos enviados.

b) Enviar toda a Carga Inicial de cada uma das filiais que estão no sistema e aguardar o retorno com sucesso de todos os arquivos enviados.

c) Avisar os responsáveis pelas filiais de responsabilidade de outros contadores/sistemas para enviar a Carga Inicial dos respectivos estabelecimentos. 


Cenário 3: Neste cenário, existem apenas filiais cadastradas no sistema  e Matriz e/ou filiais em outros sistemas/contadores, cujo envio do S-1000 foi realizado pela Matriz em outro sistema/contador.

a) Aguardar o envio e retorno com sucesso de todos os arquivos enviados pela Carga Inicial feita em outros sistemas/contadores, pela Matriz.

b) Enviar a Carga Inicial de cada uma das filiais que estão no sistema e aguardar o retorno com sucesso de todos os arquivos enviados.


Importante: Para todos os cenários de Processamento descentralizado da Folha, o sistema enviará uma Tabela de Rubricas para cada empresa (Matriz/Filiais).

Por isso, o evento S-1010 será enviado separadamente, para todos os estabelecimentos durante a Carga Inicial. 


PASSO 3 - EVENTOS NÃO PERIÓDIOS E PERIÓDICOS

Os eventos não periódicos e periódicos, devem ser enviados normalmente no decorrer do mês, para Matriz e filiais, como ocorre para as demais empresas.


PASSO 4 - FECHAMENTO E REABERTURA DE MÊS

No Menu eSocial > Encerramento/ Reabertura de Mês, o Fechamento/Reabertura de mês deverá ser feito no sistema, individualmente, para cada uma das empresas, Matriz e/ou filiais. Porém, somente a Matriz irá disparar o arquivo S-1299 Fechamento dos Eventos Periódicos ou S-1298 Reabertura dos Eventos Periódicos, encerrando ou reabrindo a competência para todos os estabelecimentos no ambiente do e-Social. 

Caso a empresa seja uma filial, após o envio de todos os arquivos na competência, basta clicar no botão Encerrar, pois não será enviado nenhum arquivo a partir desta rotina.


Se a empresa for a Matriz, será apresentada a tela abaixo para informar se houve ou não, a geração dos arquivos S-1200 ou S-1202, S-1210, S-1250, S-1260 ou S-1280, considerando todos os estabelecimentos da empresa, inclusive aqueles que estiverem sob responsabilidade de outros sistemas/contadores.

Ao clicar no botão Fechar Mês o arquivo será enviado ao e-Social e valerá para todos os estabelecimentos.


No menu Processos > Final de Mês, o processo deve ser realizado normalmente para cada uma das empresas (Matriz e/ou Filiais), logo após o encerramento. 



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10190