- PIS;
- COFINS;
- IRPJ;
- Contribuição Social;
- IPI(Mensal – Quinzenal – Decendial);
- Adicional do IRPJ;
- Lucro Inflacionário;
- Renda Variável;
- Sócio Lucro;
- Sócio Pro-Labore.
Selecione o imposto desejado para que possa visualizá-lo.
Ex:Para emitir o DARF do IRPJ, clique com o mouse na seta apontada para baixo, do campo Tipo de Impostos, e selecione IRPJ. O sistema trará em tela o DARF com alguns campos preenchidos, conforme o que estiver cadastrado como vencimento, valor, etc, permitindo a alteração/inclusão de outras informações como multa, juros, etc. Após selecionar o DARF desejado, basta selecionar a opção desejada de impressão, envio por E-mail, e-CRM, etc.
Os Darf's consistem nos seguintes campos:
Período de Apuração: O sistema traz automaticamente o último dia do mês e ano que a empresa esta ativa para todos os Darf´s, com exceção dos DARF´s de IPI, onde a informação será conforme o período selecionado.
Ex: Caso a empresa recolha o IPI de forma decendial e seja selecionado o 2º decêndio, o sistema trará como período de apuração 20/03/2006 (nesse caso, o mês ativo é março/2006)
Número do CPF ou CNPJ: O sistema traz esta informação do Menu Arquivos - Empresas Usuárias – Aba Básico.
Código da Receita: O sistema traz o código da receita automaticamente do Menu Arquivos - Dados dos Impostos - Código dos Darf´s, conforme as configurações realizadas e de acordo com o cadastro de empresas.
Ex: Se no cadastro de empresas, o campo PIS/COFINS Lucro Real estiver selecionado, no DARF de PIS, por exemplo, o sistema levará o código 6912 e não 8109.
Número de Referência: O sistema gera somente os impostos apurados sobre o faturamento, então este campo deverá ser preenchido manualmente no caso de parcelamentos, débitos na divida ativa, etc.
Data de Vencimento: O sistema traz automaticamente esta informação do Menu Arquivos - Dados dos Impostos, ou da própria tela Configurações, Vencimentos, na emissão do Darf´s permitindo alteração diretamente no próprio DARF.
Valor do Principal: O sistema traz este valor do relatório “Demonstrativo Mensal de I.R. da Empresa”.
Caso o valor seja inferior a 10,00 o sistema mostra o DARF na tela, porém não imprime. O resíduo será somado no imposto dos próximos meses, até que o valor principal seja maior ou igual a 10,00.
Valor da Multa: O sistema habilita este campo para que seja digitado manualmente o valor da multa, que será somado ao campo valor total.
Valor dos Juros e/ou Encargos: O sistema habilita este campo para que seja digitado o valor dos juros e/ou encargos que serão somados ao campo valor total.
Valor Total: O sistema faz a somatória e apresenta neste campo o valor total.
Obs: O sistema não faz calculo automaticamente do valor de multa e juros dos Impostos, os valores devem ser digitados manualmente.
Nome/Telefone: O sistema traz automaticamente esta informação do Menu Arquivos - Empresas Usuárias – Aba Básico.
"Gerar o Darf": Selecionado em Arquivo Texto" Essa opção só será habilitada se na Aba Configurações o campo estiver selecionado, após selecionar esse campo, marque a opção e clique no botão
Botões Primeiro, Anterior, Próximo e Último: São utilizados para a visualização em tela dos Darf´s que serão emitidos em fila ou quando o darf é desmembrado em virtude da empresa num determinado mês ter ultrapassado o limite de ME para EPP ou de EPP para L. Presumido.
Envio por E-Mail ou por e-CRM:Para que seja possível enviar as guias por E-Mail ou e-CRM, é necessário que a opção “ Imprimir Guia Desenhada “ esteja selecionada. Caso contrário, os botões e-CRM e E-Mail não serão habilitados.
Botão e-CRM: Ao clicar nesse botão, o sistema irá gerar a Guia do DARF em formado PDF. Caso a geração tenha ocorrido sem problemas, será apresentado uma mensagem, informando que o arquivo foi exportado com sucesso e a Guia do DARF será enviada para a página do e-CRM (www.webmatic.com.br), onde o cliente do usuário Office ( o seu cliente ), poderá imprimir e visualizar a guia.
Obs. Antes de utilizar esta opção, verifique no Menu Arquivos, e-CRM se a empresa que você esta enviando a guia por e-CRM, está inclusa na relação de empresas com acesso a este serviço.
Botão E-Mail Ao clicar nesse botão, o sistema irá enviar a Guia do DARF, em formato PDF, para o E-Mail cadastrado na aba Escrita Fiscal ( Menu Arquivos, Empresas usuárias, Aba Escrita Fiscal, campo E-Mail).
Obs: Para enviar qualquer documento via E-Mail, faz-se necessário realizar a configuração de E-Mail no Menu utilitários, Configurações do Sistema, E-mail.
Botão Impressora: Utilize esta opção quando for fazer a impressão do DARF Simples desenhado, se estiver selecionado a opção “Imprimir DARF desenhado na Aba Configurações”, caso não tenha selecionado utilizar formulário pré-impresso. O DARF será impresso no padrão Windows, ou seja, da mesma forma que é impresso um documento do Word, caso seja desenhado. Esse tipo de impressão (desenhada) é recomendada quando for utilizada uma impressora . Para impressão em formulário pré-impresso, deverá ser utilizada a impressora matricial.
Botão Modo Texto Nessa opção, o sistema imprimirá o DARF Simples desenhado, porém em formato de arquivo texto (padrão DOS). Normalmente esse tipo de impressão é utilizada em impressoras matriciais. Para que seja habilitado esse botão, é necessário ir na Aba “Configurações” e selecionar a opção “Imprimir DARF desenhado”.
Botão Configurar: Utilize esta opção para configurar o tipo de impressora que irá utilizar para fazer a impressão do DARF Simples. Ao clicar neste botão, o sistema trará as opções de impressão. Selecione, clicando com o mouse qual o tipo de impressora que será utilizada e então clique em “Confirmar”. Essa configuração somente é necessário fazer quando a impressão for em modo texto e permanecerá gravada até que não seja alterada. Portanto, caso tenha uma troca de impressora, verifique sempre se a configuração está correta.
Botão Retornar Utilize esta opção para sair da tela Darf's Simples.