eSocial - S-1200|S-1210 - Erro 106 - Duplo Vínculo Matriz e Filial

Ultima Atualização: 14/05/2024    Artigo de código : 10243             

O erro ocorre quando há informações de duplo vínculo entre Matriz e Filial, ou seja, quando o funcionário tem duas matrículas entre matriz e filial ou entre filiais.


O primeiro envio de periódicos é recebido com sucesso, porém no segundo envio ocorre erro pois a raiz do CNPJ é a mesma e o sistema Office Folha de Pagamento não administra duplo vínculo entre Matriz e Filiais, então a orientação para esse cenário em específico é informar os valores no Portal do eSocial.


Observações:
- No sistema Office Folha de Pagamento, não haverá tratativa para esse cenário, portanto o procedimento de informar o valor do Duplo Vínculo deve ser aplicado em todas as competências.
- O sistema IOB Gestão Contábil realiza o controle de Duplo Vínculo Matriz e Filial, sugerimos a migração de sistema.

PASSO 1
Acesse "eSocial > Geração de Eventos Periódicos > botão Excluir eventos" e realize a exclusão do S-1210.

PASSO 2
Acesse  "Folha de Pagamento > Gestão de Folha de Pagamento > Selecione a competência em questão > Trabalhadores > Remuneração devida", no campo de pesquisa digite o CPF do funcionário e clique em Retificar Remuneração.
PASSO 3
Já no demonstrativo clique em "Incluir Rubrica"


PASSO 4
Acesse "eSocial > Geração de Eventos Periódicos > botão Histórico de Protocolos" e clique no XML do evento que retornou com erro.

PASSO 5
Após isso o eSocial vai para a tela da inclusão, no campo "Esta rubrica faz parte do demonstrativo" informe a opção "Outro".

PASSO 6
Para o preenchimento dos dados, deve consultar o que consta no XML do S-1200 com erro e usar esses dados para informar no portal.

- No campo "Identificador" informe o código conforme consta em "IdeDmDev"




No campo "Contrato" informe a matrícula, lotação tributária e número de inscrição que constam em "matricula""codLotacao" e "nrInsc" respectivamente.


- No campo "Tabela de Rubricas" informe o código de "IdeTabRubr"




- No campo "Código da Rubrica" informe o que consta em "codRubr"
Importante: O código da rubrica deve ser exatamente igual ao que consta no XML.


- Nos campos Quantidade e Valor Total, informe o que constam nos campos "qtdRubr" e "vrRubr" respectivamente


Depois dos preenchimentos clique em "Incluir"


PASSO 7

Clique novamente em "Incluir rubrica", e dessa vez selecione o demonstrativo que acabou de criar, repita o procedimento até inserir todas as rubricas correspondente ao XML do colaborador e clique em "Salvar" para realizar a assinatura e o novo demonstrativo ser considerado no portal.


PASSO 8
Acesse "eSocial > Geração de Eventos Periódicos > Gerar" para que o S-1210 seja enviado.


PASSO 9
Depois do retorno com sucesso, acesse "Folha de Pagamento > Gestão de Folha de Pagamento > Selecione a competência em questão > Trabalhadores > Pagamentos", clique em "Retificar Pagamentos", informe os dados de acordo com as remunerações anteriores e clique em "Incluir".


Observações:
- O código informado em "Identificador" deve ser igual ao informado nesse campo quando foi criada a remuneração do colaborador.
- O "Tipo de Pagamento" será "1 - Pagamento de remuneração, conforme apurado em ideDmDev do S-1200"
- Os campos Data de Pagamento, Competência a que se refere o Pagamento e Valor devem ser informados conforme o que consta no holerite do trabalhador.

Após as devidas alterações realize o Encerramento da Competência, a fim de que os Totalizadores do eSocial sejam atualizados.


A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10243