Nota Fiscal de Entrada: Importação de Arquivo XML de Entrada da NF-e

Ultima Atualização: 20/01/2020    Artigo de código : 10258             

Esta rotina tem como objetivo importar as Notas Fiscais de Entrada, a partir do XML enviado pelo fornecedor, trazendo mais agilidade e segurança já que o XML da NF-e é um documento digital cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela autorização de uso fornecida pelo Fisco, que ocorre antes da ocorrência do fato gerador.

Em poucos passos é possível importar o arquivo XML da NF-e, com cadastro automático de fornecedores, produtos e conversão de CFOP´s.

Para utilizar siga os passos abaixo:


- Passo 1:

Configurando o sistema

Para que a importação possa ser realizada, é necessário criar alguns novos cadastros:

Acesse Cadastros > Genéricos > Tipos Globais.

Este cadastro de Tipo Global não poderá ter controle sequencial, assim o sistema irá habilitar os campos Número e Série, para registro da Nota Fiscal de Entrada.



- Passo 2:

Acesse  menu Cadastros > Tipos de Lançamento.

Cadastrar um tipo de lançamento específico para importação de XML. 

Deve ser selecionado o Tipo Global cadastrado e no campo "Tipo" selecionar "Importação de Entrada - XML NFe". Clique em gravar





- Passo 3:


Processo de Importação do XML

Acesse a rotina Importação XML NFe > Módulos > Nota Fiscal de Entrada > Recebimento de Mercadorias> Importação XML NF-e.



- Passo 4: 

Importando o Arquivo XML

1º Diretório: Informe o diretório onde os XML(s) das NF-e(s) foram salvos. 

O sistema verificará os arquivos identificando se os mesmos são válidos e se podem ser importados na empresa atual (CNPJ do destinatário das mercadorias igual ao cadastrado na empresa acessada).

IMPORTANTE: O sistema não fará a importação de XML´s de Conhecimento de transporte (CT-e);

2º Guia Importação: Nesta guia informe o tipo de registro utilizado geralmente para registro das notas fiscais de entradas, o tipo de lançamento cadastrado anteriormente e a destinação das mercadorias para as notas que serão importadas;

3º Consultar: Clique em Consultar para listar os XML(s) no grid. Serão apresentados os arquivos que possuem uma estrutura válida e compatível com o Manual do Contribuinte da NF-e. Caso existam XML´s inválidos, os mesmos serão demonstrados na guia "Arquivos Inválidos" e movidos para a pasta X:\Fox_SQL\Backup\XML_NFe_Nao_Imp, onde "X" é a unidade de instalação do Fox SQL;

4º Grid (guia importação): No grid serão demonstrados os XML(s) válidos e prontos para importação. Da esquerda para a direita você verá as seguintes colunas:

  • Caixas de seleção: Nesta coluna marque ou desmarque as notas que serão importadas. É possível selecionar todos os registros através do botão "TODAS" ou desmarcá-los através do botão "NENHUMA", ambos localizados no quadro "Seleção".
  • Ícones de identificação: Os registros sinalizados com a cor amarela são considerados como XML(s) válidos e estão prontos para importação. Os registros sinalizados em verde foram importados corretamente pelo sistema e os registros em vermelho necessitam de atenção, pois possuem problemas que impedem sua importação. Para solucionar os problemas que impedem a importação do XML, será possível visualizar as mensagens de erros na última coluna;
  • Número: Demonstra o número da nota fiscal que será importada;
  • Fornecedor: Demonstra o nome do fornecedor da nota fiscal. Os fornecedores que não possuem cadastro no sistema serão sinalizados com um ícone (ponto de exclamação) e posteriormente importados automaticamente durante o processo de importação do XML;
  • Data Emissão: A data de emissão da nota fiscal eletrônica;
  • Valor: O valor contábil (total) da nota fiscal eletrônica;
  • Caixas de avisos: Nesta coluna será demonstrado, para cada nota fiscal, uma mensagem contendo a descrição do erro correspondente.



- Passo 5: 

Importar: Após selecionar os registros, clique em Importar.

O sistema iniciará o processo de importação das notas fiscais (1).

Acompanhe o progresso da importação.



- Passo 6: 

Caso sejam encontrados problemas durante o processo, um novo ícone (2) será demonstrado na caixa de avisos (última coluna), bem como um relatório com o resultado da validação.



- Passo 7: 


Solucionando Inconsistências

Para resolver as inconsistências, após analisar o relatório, clique duas vezes no ícone da caixa de avisos de cada nota em questão. Clique em SIM (1) para resolver o problema.



- Passo 8: 

Correlação de Produto x Fornecedor

Na janela de "Equivalência de Produtos" serão listados os "Códigos de Produtos da NF-e", serão demonstrados somente os códigos de produtos não encontrados pelo sistema.

Como vincular o Código do Fornecedor à um Código Interno existente no Sistema?

No exemplo será necessário vincular o código do produto interno ao código do produto do Fornecedor.

  1. Quadro de Códigos: Clique duas vezes na linha do produto correspondente.
  2. Campo Produto Sistema: Digite o Código existente no sistema ou consulte os códigos disponíveis pressionando a tecla PAGE DOWN (PgDn).
  3. Tela de Pesquisa: São exibidos a listagem de produtos cadastrados, selecione com qual cadastro deseja vincular no item.
  4. O Código selecionado será carregado no campo Produto Sistema.
  5. Clique em confirmar.
  6. Será exibida uma mensagem de Confirmação do vinculo, clique em "Sim".
  7. O código do produto vinculado será exibido no Grid do Quadro de Códigos.



- Passo 9: 

 Como Cadastrar o Produto através da Importação ?

É possível também cadastrar os produtos do sistema com o código do Fornecedor.

  1. Quadro de Códigos: Clique duas vezes na linha do produto correspondente.
  2. Clique para habilitar a opção "Cadastrar Produto".
  3. Selecione o tipo do produto e informe o local de estoque.
  4. Clique em "Cadastrar".
  5. Será exibida uma mensagem de Confirmação do vinculo, clique em "Sim".
  6. O código do produto vinculado será exibido no Grid do Quadro de Códigos.
  7. Repita os procedimentos até completar o grid.


- Passo 10: 

Realizado o procedimento, clique em "Sair" e depois em "Importar" novamente para que a nota fiscal seja importada, será exibida uma mensagem de Aviso que o arquivo foi importado com sucesso, clique em "ok".


Os códigos de produtos do fornecedor serão vinculados uma única vez. Ao realizar uma nova importação, o sistema não solicitará mais estas informações, reconhecendo seus códigos automaticamente.

É possível vincular o grupo/subgrupo para novos produtos no cadastro do NCM, guia Geral, quadro "Importação XML NF-e Cadastro Produto".



- Passo 11:

Finalizando as Notas Fiscais:

Realizada a importação, agora é necessário finalizar as notas fiscais. Este processo efetivará as notas no sistema e todas as suas integrações (estoque e financeiro).

Para finalizar as notas fiscais importadas, acesse Módulos > Nota Fiscal de Entrada > Inclusão da Nota Fiscal > Clique em "Pesquisar" para localizar as notas que estão pendentes e depois em "Executar", para que as notas fiscais sejam demonstradas no grid. Clique duas vezes no registro desejado.



- Passo 12:


A nota fiscal é demonstrada na tela de "Inclusão da Nota Fiscal de Entrada". Clique em "Visualizar" para conferir as informações. Confira os dados da NF , e clique em "Sair" para retornar  para  tela de "Inclusão da Nota Fiscal de Entrada".



- Passo 13:

E clique em "Finalizar", será exibida a mensagem que a nota fiscal foi gerada com sucesso, clique em "ok".




Observações Importantes:

a) A conversão do CFOP (Natureza de operação) será direta, ou seja, o sistema fará a conversão de acordo com a estrutura do CFOP, como exemplo:

CFOP Nota fiscal: 5102 > CFOP convertido: 1102

CFOP Nota fiscal: 6101 > CFOP convertido: 2101

Caso seja necessária uma alteração no CFOP convertido, esta pode ser realizada antes da finalização da nota fiscal, acessando o botão Itens.


b) Quando uma nota fiscal possuir mais do que um CFOP (Natureza de operação), na tela inicial da nota fiscal, campo Natureza de Operação, o sistema demonstrará o CFOP preponderante da nota fiscal.

Contudo cada item da nota terá seu respectivo CFOP convertido e de acordo com o XML.


c) O código de situação tributária (CST) do ICMS será importado de acordo com o código encontrado no XML;


d) Os códigos CST(s) de PIS/COFINS/IPI serão vinculados de acordo com as regras já existentes no sistema, com base na Natureza de operação e Cadastro de produtos.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10258