Nota Fiscal de Entrada: Importação de Arquivo XML de Entrada da NF-e
Ultima Atualização: 20/01/2020 Artigo de código : 10258        
Esta rotina tem como objetivo importar as Notas Fiscais de Entrada, a partir do XML enviado pelo fornecedor, trazendo mais agilidade e segurança já que o XML da NF-e é um documento digital cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela autorização de uso fornecida pelo Fisco, que ocorre antes da ocorrência do fato gerador.
Em poucos passos é possível importar o arquivo XML da NF-e, com cadastro automático de fornecedores, produtos e conversão de CFOP´s.
Para utilizar siga os passos abaixo:
- Passo 1:
Configurando o sistema
Para que a importação possa ser realizada, é necessário criar alguns novos cadastros:
Acesse Cadastros > Genéricos > Tipos Globais.
Este cadastro de Tipo Global não poderá ter controle sequencial, assim o sistema irá habilitar os campos Número e Série, para registro da Nota Fiscal de Entrada.
- Passo 2:
Acesse menu Cadastros > Tipos de Lançamento.
Cadastrar um tipo de lançamento específico para importação de XML.
Deve ser selecionado o Tipo Global cadastrado e no campo "Tipo" selecionar "Importação de Entrada - XML NFe". Clique em gravar
- Passo 3:
Processo de Importação do XML
Acesse a rotina Importação XML NFe > Módulos > Nota Fiscal de Entrada > Recebimento de Mercadorias> Importação XML NF-e.
- Passo 4:
Importando o Arquivo XML
1º Diretório: Informe o diretório onde os XML(s) das NF-e(s) foram salvos.
O sistema verificará os arquivos identificando se os mesmos são válidos e se podem ser importados na empresa atual (CNPJ do destinatário das mercadorias igual ao cadastrado na empresa acessada).
IMPORTANTE: O sistema não fará a importação de XML´s de Conhecimento de transporte (CT-e);
2º Guia Importação: Nesta guia informe o tipo de registro utilizado geralmente para registro das notas fiscais de entradas, o tipo de lançamento cadastrado anteriormente e a destinação das mercadorias para as notas que serão importadas;
3º Consultar: Clique em Consultar para listar os XML(s) no grid. Serão apresentados os arquivos que possuem uma estrutura válida e compatível com o Manual do Contribuinte da NF-e. Caso existam XML´s inválidos, os mesmos serão demonstrados na guia "Arquivos Inválidos" e movidos para a pasta X:\Fox_SQL\Backup\XML_NFe_Nao_Imp, onde "X" é a unidade de instalação do Fox SQL;
4º Grid (guia importação): No grid serão demonstrados os XML(s) válidos e prontos para importação. Da esquerda para a direita você verá as seguintes colunas:
- Caixas de seleção: Nesta coluna marque ou desmarque as notas que serão importadas. É possível selecionar todos os registros através do botão "TODAS" ou desmarcá-los através do botão "NENHUMA", ambos localizados no quadro "Seleção".
- Ícones de identificação: Os registros sinalizados com a cor amarela são considerados como XML(s) válidos e estão prontos para importação. Os registros sinalizados em verde foram importados corretamente pelo sistema e os registros em vermelho necessitam de atenção, pois possuem problemas que impedem sua importação. Para solucionar os problemas que impedem a importação do XML, será possível visualizar as mensagens de erros na última coluna;
- Número: Demonstra o número da nota fiscal que será importada;
- Fornecedor: Demonstra o nome do fornecedor da nota fiscal. Os fornecedores que não possuem cadastro no sistema serão sinalizados com um ícone (ponto de exclamação) e posteriormente importados automaticamente durante o processo de importação do XML;
- Data Emissão: A data de emissão da nota fiscal eletrônica;
- Valor: O valor contábil (total) da nota fiscal eletrônica;
- Caixas de avisos: Nesta coluna será demonstrado, para cada nota fiscal, uma mensagem contendo a descrição do erro correspondente.
- Passo 5:
Importar: Após selecionar os registros, clique em Importar.
O sistema iniciará o processo de importação das notas fiscais (1).
Acompanhe o progresso da importação.
- Passo 6:
Caso sejam encontrados problemas durante o processo, um novo ícone (2) será demonstrado na caixa de avisos (última coluna), bem como um relatório com o resultado da validação.
- Passo 7:
Solucionando Inconsistências
Para resolver as inconsistências, após analisar o relatório, clique duas vezes no ícone da caixa de avisos de cada nota em questão. Clique em SIM (1) para resolver o problema.
- Passo 8:
Correlação de Produto x Fornecedor
Na janela de "Equivalência de Produtos" serão listados os "Códigos de Produtos da NF-e", serão demonstrados somente os códigos de produtos não encontrados pelo sistema.
Como vincular o Código do Fornecedor à um Código Interno existente no Sistema?
No exemplo será necessário vincular o código do produto interno ao código do produto do Fornecedor.
- Quadro de Códigos: Clique duas vezes na linha do produto correspondente.
- Campo Produto Sistema: Digite o Código existente no sistema ou consulte os códigos disponíveis pressionando a tecla PAGE DOWN (PgDn).
- Tela de Pesquisa: São exibidos a listagem de produtos cadastrados, selecione com qual cadastro deseja vincular no item.
- O Código selecionado será carregado no campo Produto Sistema.
- Clique em confirmar.
- Será exibida uma mensagem de Confirmação do vinculo, clique em "Sim".
- O código do produto vinculado será exibido no Grid do Quadro de Códigos.
- Passo 9:
Como Cadastrar o Produto através da Importação ?
É possível também cadastrar os produtos do sistema com o código do Fornecedor.
- Quadro de Códigos: Clique duas vezes na linha do produto correspondente.
- Clique para habilitar a opção "Cadastrar Produto".
- Selecione o tipo do produto e informe o local de estoque.
- Clique em "Cadastrar".
- Será exibida uma mensagem de Confirmação do vinculo, clique em "Sim".
- O código do produto vinculado será exibido no Grid do Quadro de Códigos.
- Repita os procedimentos até completar o grid.
- Passo 10:
Realizado o procedimento, clique em "Sair" e depois em "Importar" novamente para que a nota fiscal seja importada, será exibida uma mensagem de Aviso que o arquivo foi importado com sucesso, clique em "ok".
Os códigos de produtos do fornecedor serão vinculados uma única vez. Ao realizar uma nova importação, o sistema não solicitará mais estas informações, reconhecendo seus códigos automaticamente.
É possível vincular o grupo/subgrupo para novos produtos no cadastro do NCM, guia Geral, quadro "Importação XML NF-e Cadastro Produto".
- Passo 11:
Finalizando as Notas Fiscais:
Realizada a importação, agora é necessário finalizar as notas fiscais. Este processo efetivará as notas no sistema e todas as suas integrações (estoque e financeiro).
Para finalizar as notas fiscais importadas, acesse Módulos > Nota Fiscal de Entrada > Inclusão da Nota Fiscal > Clique em "Pesquisar" para localizar as notas que estão pendentes e depois em "Executar", para que as notas fiscais sejam demonstradas no grid. Clique duas vezes no registro desejado.
- Passo 12:
A nota fiscal é demonstrada na tela de "Inclusão da Nota Fiscal de Entrada". Clique em "Visualizar" para conferir as informações. Confira os dados da NF , e clique em "Sair" para retornar para tela de "Inclusão da Nota Fiscal de Entrada".
- Passo 13:
E clique em "Finalizar", será exibida a mensagem que a nota fiscal foi gerada com sucesso, clique em "ok".
Observações Importantes:
a) A conversão do CFOP (Natureza de operação) será direta, ou seja, o sistema fará a conversão de acordo com a estrutura do CFOP, como exemplo:
CFOP Nota fiscal: 5102 > CFOP convertido: 1102
CFOP Nota fiscal: 6101 > CFOP convertido: 2101
Caso seja necessária uma alteração no CFOP convertido, esta pode ser realizada antes da finalização da nota fiscal, acessando o botão Itens.
b) Quando uma nota fiscal possuir mais do que um CFOP (Natureza de operação), na tela inicial da nota fiscal, campo Natureza de Operação, o sistema demonstrará o CFOP preponderante da nota fiscal.
Contudo cada item da nota terá seu respectivo CFOP convertido e de acordo com o XML.
c) O código de situação tributária (CST) do ICMS será importado de acordo com o código encontrado no XML;
d) Os códigos CST(s) de PIS/COFINS/IPI serão vinculados de acordo com as regras já existentes no sistema, com base na Natureza de operação e Cadastro de produtos.