Cadastro de Clientes/ Fornecedores Estrangeiro (Operação de Importação ou Exportação)
Ultima Atualização: 15/07/2020 Artigo de código : 10292        
Para realizar a emissão de uma Nota Fiscal de Importação ou Exportação é necessário que realize o cadastro de Cliente/Fornecedor Estrangeiro, veja seguir o passo a passo do sistema.
1º Cadastro de Países
Acesse Através do Módulo FOX Compras > Cadastros > Geral > Países.
Esta rotina tem a finalidade de registrar os países com que a empresa tem relações comerciais.
Importante:
Poderá ser excluído os países cadastrados, desde que os mesmos não possuam vinculo com os demais cadastros do sistema.
No quadro Cadastro existe os seguintes campos:
- Sigla: Informe a sigla do País.
- Descrição: Informe o nome do País.
- Código do BACEN: Informe o código do Banco Central para o País que esta sendo cadastrado. Caso prefira clique aqui para consulta dos códigos.
2º Cadastros de Regiões
Acesse Através do Módulo FOX Compras > Cadastros > Geral > Região.
Esta rotina tem a finalidade de registrar todas as regiões de abrangência da empresa. Este cadastro é obrigatório.
Poderá ser excluída as Regiões cadastradas, desde que as mesmas não possuam vinculo com os demais cadastros do sistema.
No quadro Regiões existe os seguintes campos:
- Sigla: Atribua uma sigla para a Região.
- Descrição: Atribua um nome para a Região.
3º Cadastros de Estados
Acesse Através do Módulo FOX Compras > Cadastros > Geral > Estados.
Esta rotina tem a finalidade de registrar os Estados com os quais a empresa mantém relações comerciais.
O sistema traz alguns Estados cadastrados, mas permite a exclusão dos mesmos, desde que não tenham sido utilizados em nenhum dos cadastros das empresas registradas.
- Sigla: Informe a sigla do Estado (Unidade da Federação).
- Código do IBGE: Campo de preenchimento automático pelo sistema quando informada a sigla do Estado, e não permite alteração. Este código é oficial e será utilizado no cadastro do Município, empresa, e também na geração da Nota Fiscal Eletrônica, para validação no envio para a Receita Estadual.
- Nome: Digite o nome do Estado ou Unidade da Federação.
4º Cadastros de Ramos de Atividades
Acesse Através do Módulo FOX Compras > Cadastros > Geral > Ramos de atividade.
Esta rotina tem a finalidade de registrar os ramos de atividades da empresa, bem como o percentual de desconto concedido e as regras de tributação para cada Estado. Este cadastro é obrigatório e possibilita a emissão de relatórios de vendas por ramos de atividade, faturamento e outros.
Importante: As regras para a tributação também poderão ser definidas em Cadastros>Produtos>NCM, as quais terão prioridade sobre este cadastro.
Para inserir as regras por estado é necessário salvar o registro após ter preenchido todas as informações do quadro Principais.
- Ramo: Código sequencial sugerido pelo sistema.
- Descrição: Informe a descrição que identificará o Ramo de Atividade.
5º Cadastros de Clientes/Fornecedores
Acesse Através do Módulo FOX Compras > Cadastros > Geral > Empresas: O processo de cadastro é idêntico ao das empresas nacionais, sendo necessário:
- Nome Fantasia: Defina um nome fantasia.
- Razão Social: Informe os dados do fornecedor da mercadoria (Remetente).
- CNPJ: deve ficar em branco no caso de importação.
- Tipo: Defina como Fornecedor ou Ambos.
- ESTADO: Selecione a opção EX - Exterior, ao selecionar esse Estado, o sistema preenche o código IBGE automaticamente com 99999999;
- Cidade: selecionar "Exterior".
- País: Selecione o País do Fornecedor , caso não estiver cadastrado, deve-se efetuar o cadastro dentro da Rotina: Cadastros > Geral > Países, não esquecendo de cadastrar o código BACEN respectivo.
- Região: defina a região.
- Ramo : Defina o Ramo de Atividade.
- I. Estadual: Informar ISENTO.
- Por ser um fornecedor do Exterior o sistema exigirá o cadastro de Código Exportador e ID de Estrangeiro. Esses dados devem constar no Documento de Importação (DI), caso não constem, pode-se completar com 99999999.
Na Aba Impostos Marque as opções de cálculo de PIS e COFINS, se houver o cálculo dos mesmos na importação. Clique em Gravar.