Diferencial de Alíquota - Parametrização e geração da guia

Ultima Atualização: 06/12/2022    Artigo de código : 10440             

O diferencial de alíquota é devido nas aquisições interestaduais de ativo permanente e material de uso/consumo.


Dverá efetuar as parametrizações necessárias para o cálculo do diferencial de alíquota em "Cadastros > Empresas > Estabelecimento > Aba Parêmetros > Fiscal > Tributação > ICMS/IPI/ISS", selecione Recolhe Diferencial de Aliquota.



Observação: Para os estados de BA, SP e MA não habilita os campos para parametrização, pois, o sistema tem tratamento diferenciado, portanto, não precisa marcar  a opção de  Dados para Recolhimento


Para demais estados, deverá ser parametrizado conforme o seu estabelecimento.



Não integra o cálculo: Se marcada esta opção, na importação de notas fiscais de entrada, será zerado os campos de base, ICMS origem, ICMS interno e ICMS a recolher.

Cálculo com alíquota de 4%: Se marcada esta opção, na importação de notas fiscais de entrada, será considerado para cálculo do ICMS origem a alíquota de 4%.

Cálculo com alíquota de 12%: Se marcada esta opção, na importação de notas fiscais de entrada, será considerado para cálculo do ICMS origem a alíquota de 12%.

Cálculo com o ICMS da nota: Se marcada esta opção, na importação de notas fiscais de entrada, será considerado para cálculo o valor do ICMS constante da nota fiscal de saída (aba Itens).

Dados do Recolhimento: Selecione se quer uma guia separada do ICMS Normal ou ser irá apurar junto do ICMS, caso opte por guia separada deverá detalhar o codigo de recolhimento.

Vencimento da Guia: Conforme regras do estados, informe a data de vencimento e selecione o tratamento para dias não uteis.


Observação: Se o vencimento for no último dia do mês, deve ser informado no dia do vencimento o dia 31. Desta forma, o sistema faz automaticamente o tratamento quando o mês tiver 30, 29 ou 28 dias.


Em "Cadastros > Genéricos > Natureza de Operação" selecione o CFOP, clique em Incidências, informe a variação que terá calculo de  Diferencial de Aliquota selecione a opção Integra diferencial de aliquota(uso/consumo/Ativo Permanente).




Observação: Este cadastro é genérico (serve para todas as empresas cadastradas no sistema), portanto, deve-se verificar a variação correta para parametrização e na importação da nota utilizar a mesma para que o sistema considere o cálculo.


Após estas parametrizações ao importar as notas o sistema irá calcular automaticamente os valores e informar na aba bases.




Apure os tributos.


Se no cadastro do estabelecimento marcou a opção de guia separada, vai aparecer o cálculo separadamente para emitir a guia, caso contrário calcula junto com o ICMS e pode verificar os valores no livro de ICMS.






A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10440