Importação - Arquivo XML do Conhecimento de Transporte emissão própria

Ultima Atualização: 15/10/2024    Artigo de código : 1047             

Por essa rotina, iremos ver a importação do arquivo XML de conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) emissão própria.

Importante: Para realizar a importação, o arquivo XML deve estar autorizado pela SEFAZ. Verifique também se a empresa ativa é a mesma do remetente do CT-e.

Acesse, "Diversos > Importações > Importação CT-e > CT-e Emissão Própria".

 


Clique em "Buscar Arquivos XML'S" 



Selecione a pasta onde os arquivos XML.


Importante: Nesta tela, os arquivos não serão exibidos. Selecione apenas a pasta onde eles estão salvos.


Após selecionar o diretório, clique em "Select". O sistema exibirá a tela abaixo, listando cada um dos arquivos encontrados na pasta.



Botão "Pasta dos Arquivos XML": O sistema demonstra de qual pasta estão sendo trazidas as notas demonstradas e permite que pesquise arquivos em outros diretórios do disco.

Botões "Marcar Todos e Desmarcar Todos": Caso deseje importar apenas alguns poderá desabilitar manualmente clicando no checkbox e retirando a seleção ou então desabilitando e habilitando todos através destes botões.


Quando todos os CT-es que desejar importar estiverem selecionados, clique no botão "Retornar".

O sistema trará para a tela principal todas os CT-e distribuídas de acordo com sua situação:

Regular;

Cancelado;

Inutilizado.


Aparecerá em parênteses a quantidade de arquivos a serem importados. No quadro abaixo serão demonstrados os arquivos XML selecionados para serem importados no Sistema.


Dica: Antes de realizar a importação, é possível conferir os CT-e que serão importados. Para isso, clique em cada um dos arquivos XML e navegue pelas seguintes abas:

Aba Identificação: Serão exibidas as informações de identificação do CT-e;

Aba Emitente: Serão exibidas as informações do emitente do CT-e;

Aba Tomador: Serão exibidas as informações do tomador do CT-e;

Aba Remetente: Serão exibidas as informações do remetente do CT-e;

Aba Destinatário: Serão exibidas as informações do destinatário do CT-e.


CONFIGURAÇÕES

Antes de importar os Conhecimentos de Transporte Eletrônico, é necessário realizar algumas configurações através do botão "Configurações".


Acessando este botão será demonstrada a tela com as seguintes opções:

Importar a diferença entre o Valor Contábil e Lançamentos de Produtos para o campo Isentos e Outros de ICMS e IPI?: Se habilitada esta opção para cada nota importada, o sistema somará o valor dos campos Base ICMS + ICMS Subst. Trib. e subtrairá do valor do campo Valor Contábil.


Se neste cálculo existir diferença, ela será lançada no campo Isentos ICMS ou Outros de ICMS conforme configuração:
Se habilitado a opção "Conforme STICMS": O sistema levará conforme a Situação Tributária do ICMS para Isentos ou Outros.
Se habilitado "Outros" ou "Isentos": O sistema desconsiderará a Situação Tributária do ICMS e levará conforme a seleção.


Importante: Caso a nota não tenha lançamento com redução de base de ICMS, a diferença será lançada conforme a opção selecionada na tela de importação (Isentos/Outros). Se for escolhida a opção "Outros ICMS", a diferença será lançada no campo "Outros ICMS"; se for escolhida a opção "Isentos ICMS", a diferença será lançada no campo "Isentos ICMS" da primeira linha de lançamento sem valor de Base de ICMS.


Ignorar Alterações Cadastrais: Este botão foi desenvolvido para que, ao importar o arquivo XML, se o CNPJ já estiver cadastrado no Sistema Escrita Fiscal, e alguma informação no arquivo XML for diferente do cadastro existente, o sistema não crie uma alteração cadastral.


CT: Para importar códigos turbo, insira o código turbo desejado no campo C.T. do botão "Configurações".

Quando o código turbo for 520 ou 523, informe o percentual de redução no campo Redução.

Observação: Não será realizado o cálculo de redução na importação, pois o conhecimento de transporte já foi emitido com a redução. Essa opção serve apenas para trazer o código turbo e o percentual para o lançamento da nota.

Quando o código turbo for 505 ou 517, outros campos serão habilitados para preenchimento, permitindo que o valor do pedágio seja excluído da base de cálculo do PIS e COFINS, conforme a Lei nº 10.209 de 23/03/2001, art. 2º, alterada pelo art. 1º da Lei nº 10.561 de 13/11/2002.


Nome do Componente: O sistema apresentará a descrição padrão "pedágio", podendo ser alterado. A informação deste campo será comparada com as descrições dos componentes do arquivo, e desta forma o valor das descrições iguais serão importadas em uma linha separada com o código turbo informado (505 ou 517)


Valor do Componente: Se não existir informação no campo Nome do Componente, o valor informado neste campo será importado em uma linha separada com o código turbo informado (505 ou 517) Este valor será trazido automaticamente conforme informado no XML.


STB: O código informado neste campo será importado para a linha separada (acima criada) com o valor e o código turbo informado (505 ou 517).


Sobrepor conhecimento de transporte já existente: Selecione essa opção para sobrepor um lançamento ja efetuado.

Importar dados de Retenção dos Trib. Federais: Selecione esse check para importar os dados da tag "infTribFed" referente aos tributos federais.

Importar Valores Agregados: Através desta opção será possível importar os dados referente aos valores agregados constantes no XML de CT-e, que serão levados para "Movimentos / NF Saída / Valores Agregados". Este item ficará habilitado somente para empresas de MG. Será necessário configurar o código do item, e será importado os dados das tags UFIni para o campo UF Origem/Destino e tag cMunIni para o campo Município Origem/Destino, já o campo valor será importado da tag vTPrest.


Feito as configurações acima, clique em "Ok", o sistema retornara a tela anterior, clique em "Importar para o Office Fiscal".

 

Dica: Para visualizar as notas importadas poderá acessar "Movimentos > NF Entradas e Saídas" aba "2- Saídas".

Caso ocorra erros na importação, apresentará a mensagem "Houveram dados que não foram importados. Verifique o Relatório de Inconsistência". Clique em "Relatórios" no menu esquerdo e verifique o motivo.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
1047