Importação - Arquivo XML do Conhecimento de Transporte emissão própria
Ultima Atualização: 15/10/2024 Artigo de código : 1047        
Por essa rotina, iremos ver a importação do arquivo XML de conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) emissão própria.
Importante: Para realizar a importação, o arquivo XML deve estar autorizado pela SEFAZ. Verifique também se a empresa ativa é a mesma do remetente do CT-e.
Acesse, "Diversos > Importações > Importação CT-e > CT-e Emissão Própria".
Clique em "Buscar Arquivos XML'S"
Selecione a pasta onde os arquivos XML.
Importante: Nesta tela, os arquivos não serão exibidos. Selecione apenas a pasta onde eles estão salvos.
Após selecionar o diretório, clique em "Select". O sistema exibirá a tela abaixo, listando cada um dos arquivos encontrados na pasta.
Botão "Pasta dos Arquivos XML": O sistema demonstra de qual pasta estão sendo trazidas as notas demonstradas e permite que pesquise arquivos em outros diretórios do disco.
Botões "Marcar Todos e Desmarcar Todos": Caso deseje importar apenas alguns poderá desabilitar manualmente clicando no checkbox e retirando a seleção ou então desabilitando e habilitando todos através destes botões.
Quando todos os CT-es que desejar importar estiverem selecionados, clique no botão "Retornar".
O sistema trará para a tela principal todas os CT-e distribuídas de acordo com sua situação:
Regular;
Cancelado;
Inutilizado.
Aparecerá em parênteses a quantidade de arquivos a serem importados. No quadro abaixo serão demonstrados os arquivos XML selecionados para serem importados no Sistema.
Dica: Antes de realizar a importação, é possível conferir os CT-e que serão importados. Para isso, clique em cada um dos arquivos XML e navegue pelas seguintes abas:
Aba Identificação: Serão exibidas as informações de identificação do CT-e;
Aba Emitente: Serão exibidas as informações do emitente do CT-e;
Aba Tomador: Serão exibidas as informações do tomador do CT-e;
Aba Remetente: Serão exibidas as informações do remetente do CT-e;
Aba Destinatário: Serão exibidas as informações do destinatário do CT-e.
CONFIGURAÇÕES
Antes de importar os Conhecimentos de Transporte Eletrônico, é necessário realizar algumas configurações através do botão "Configurações".
Acessando este botão será demonstrada a tela com as seguintes opções:
Importar a diferença entre o Valor Contábil e Lançamentos de Produtos para o campo Isentos e Outros de ICMS e IPI?: Se habilitada esta opção para cada nota importada, o sistema somará o valor dos campos Base ICMS + ICMS Subst. Trib. e subtrairá do valor do campo Valor Contábil.
Se neste cálculo existir diferença, ela será lançada no campo Isentos ICMS ou Outros de ICMS conforme configuração:
Se habilitado a opção "Conforme STICMS": O sistema levará conforme a Situação Tributária do ICMS para Isentos ou Outros.
Se habilitado "Outros" ou "Isentos": O sistema desconsiderará a Situação Tributária do ICMS e levará conforme a seleção.
Importante: Caso a nota não tenha lançamento com redução de base de ICMS, a diferença será lançada conforme a opção selecionada na tela de importação (Isentos/Outros). Se for escolhida a opção "Outros ICMS", a diferença será lançada no campo "Outros ICMS"; se for escolhida a opção "Isentos ICMS", a diferença será lançada no campo "Isentos ICMS" da primeira linha de lançamento sem valor de Base de ICMS.
Ignorar Alterações Cadastrais: Este botão foi desenvolvido para que, ao importar o arquivo XML, se o CNPJ já estiver cadastrado no Sistema Escrita Fiscal, e alguma informação no arquivo XML for diferente do cadastro existente, o sistema não crie uma alteração cadastral.
CT: Para importar códigos turbo, insira o código turbo desejado no campo C.T. do botão "Configurações".
Quando o código turbo for 520 ou 523, informe o percentual de redução no campo Redução.
Observação: Não será realizado o cálculo de redução na importação, pois o conhecimento de transporte já foi emitido com a redução. Essa opção serve apenas para trazer o código turbo e o percentual para o lançamento da nota.
Quando o código turbo for 505 ou 517, outros campos serão habilitados para preenchimento, permitindo que o valor do pedágio seja excluído da base de cálculo do PIS e COFINS, conforme a Lei nº 10.209 de 23/03/2001, art. 2º, alterada pelo art. 1º da Lei nº 10.561 de 13/11/2002.
Nome do Componente: O sistema apresentará a descrição padrão "pedágio", podendo ser alterado. A informação deste campo será comparada com as descrições dos componentes do arquivo, e desta forma o valor das descrições iguais serão importadas em uma linha separada com o código turbo informado (505 ou 517)
Valor do Componente: Se não existir informação no campo Nome do Componente, o valor informado neste campo será importado em uma linha separada com o código turbo informado (505 ou 517) Este valor será trazido automaticamente conforme informado no XML.
STB: O código informado neste campo será importado para a linha separada (acima criada) com o valor e o código turbo informado (505 ou 517).
Sobrepor conhecimento de transporte já existente: Selecione essa opção para sobrepor um lançamento ja efetuado.
Importar dados de Retenção dos Trib. Federais: Selecione esse check para importar os dados da tag "infTribFed" referente aos tributos federais.
Importar Valores Agregados: Através desta opção será possível importar os dados referente aos valores agregados constantes no XML de CT-e, que serão levados para "Movimentos / NF Saída / Valores Agregados". Este item ficará habilitado somente para empresas de MG. Será necessário configurar o código do item, e será importado os dados das tags UFIni para o campo UF Origem/Destino e tag cMunIni para o campo Município Origem/Destino, já o campo valor será importado da tag vTPrest.
Feito as configurações acima, clique em "Ok", o sistema retornara a tela anterior, clique em "Importar para o Office Fiscal".
Dica: Para visualizar as notas importadas poderá acessar "Movimentos > NF Entradas e Saídas" aba "2- Saídas".
Caso ocorra erros na importação, apresentará a mensagem "Houveram dados que não foram importados. Verifique o Relatório de Inconsistência". Clique em "Relatórios" no menu esquerdo e verifique o motivo.