Depois deve acessar o Menu Arquivos - Empresas Usuárias e na Aba Básico verificar se o CNPJ da empresa ativa é o mesmo do TOMADOR do CT-e.
Para verificar entre o arquivo XML e o Sistema, abra o arquivo XML, dando um duplo clique sobre o arquivo XML e verifique o campo abaixo:
Ou através do Visualizador do Conhecimento de Transporte Eletrônico disponível no Portal da NF-e.
Para efetuar a importação destes arquivos deve acessar Menu Diversos - Importação CT-e, e clique na opção CT-e Emissão Própria. Será demonstrada a tela abaixo:
Acessando esta tela deverá clicar no botão Buscar Arquivos XML:
Ao clicar nesse botão será automaticamente aberta a tela abaixo, em que deve selecionar em qual pasta do disco estão armazenadas os arquivos XML.
Obs. Nesta tela não serão demonstrados os arquivos, deve-se selecionar apenas a pasta em que eles estão salvos:
Selecionando o diretório clique em SELECT. O sistema demonstrará a tela abaixo discriminando cada um dos arquivos encontrados na pasta.
Quando os CT-e são trazidos para a tela de apresentação dos arquivos, todos já estão habilitados para importar.
- Botão Pasta dos Arquivos XML: O sistema demonstra de qual pasta estão sendo trazidas as notas demonstradas e permite que pesquise arquivos em outros diretórios do disco.
- Botões Marcar Todos e Desmarcar Todos: Caso deseje importar apenas alguns poderá desabilitar manualmente clicando no checkbox e retirando a seleção ou então desabilitando e habilitando todos através destes botões.
Quando todas os CT-e que desejar importar estiverem selecionadas, clique no botão RETORNAR:
Aparecerá em parênteses a quantidade de arquivos a serem importados. No quadro abaixo serão demonstrados os arquivos XML que foram selecionados para serem importados no Sistema Escrita Fiscal.
Antes da importação é possível conferir os CT-e a serem importados. Para isso deve clicar em cada um dos arquivos XML e navegar pelas abas:
- Aba Identificação: Serão demonstradas as informações de Identificação do CT-e;
- Aba Emitente: Serão demonstradas as informações de Emitente do CT-e;
- Aba Tomador: Serão demonstradas as informações do Tomador do CT-e;
- Aba Remetente: Serão demonstradas as informações do Remetente do CT-e;
- Aba Destinarário: Serão demonstradas as informações do Destinatário do CT-e.
Obs. Só serão trazidas para esta tela as informações que constarem no arquivo
Antes de efetivamente importar os Conhecimentos de Transporte Eletrônico é necessário realizar algumas configurações através do botão CONFIGURAÇÕES:
Acessando este botão será demonstrada a tela com as seguintes opções:
- Importar a diferença entre o Valor Contábil e Lançamentos de Produtos para o campo Isentos e Outros de ICMS e IPI?: Se habilitada esta opção para cada nota importada, o sistema somará o valor dos campos Base ICMS + ICMS Subst. Trib. e subtrairá do valor do campo Valor Contábil.
Se neste cálculo existir diferença, ela será lançada no campo Isentos ICMS ou Outros de ICMS conforme configuração:
Se habilitado a opção Conforme STICMS o sistema levará de acordo com a Situação Tributária do ICMS para Isentos ou Outros sendo:
Habilitado a opção Conforme Outros ou Isentos o sistema desconsiderará a Situação Tributária do ICMS e levará de acordo com a seleção.
Se na nota não existir lançamento com redução de base de ICMS, esta diferença será lançada de acordo com o campo escolhido na tela de importação(Isentos/Outros), se for escolhido a opção Outros ICMS, a diferença será lançada no campo Outros ICMS e se for escolhido a opção Isentos ICMS, a diferença será lançada no campo Isentos ICMS da primeira linha de lançamento que não tenha valor de Base de ICMS.
- Ignorar Alterações Cadastrais: Este botão foi desenvolvido para que na importação do arquivo XML se o CNPJ já estiver cadastrado no Sistema Escrita Fiscal, mas alguma informação do cadastro dentro do arquivo XML estiver diferente do cadastro do Sistema Escrita Fiscal o sistema não crie uma alteração cadastral.
- CT: Para importar códigos turbo, no campo C.T. do botão Configurações deve ser informado o código turbo desejado.
Quando o código turbo for 520 , deverá ser informado o percentual de redução no campo Redução.
OBS: Não será feito cálculo de redução na importação, pois o conhecimento de transporte já foi emitido com a redução, esta opção é somente para trazer o código turbo e o percentual para o lançamento da nota.
- STB: O código informado neste campo será importado para a linha separada (acima criada) com o valor e o código turbo informado.
Realizadas as configurações acima, deverá clicar em OK, o sistema retornará à tela anterior. Clique no botão Importar para o Sistema E-Fiscal
Para visualizar as notas importadas poderá acessar Menu Movimentos - NF Entradas e Saídas - na opção Entradas:
Caso ocorra algum erro no momento da importação será demonstrada a mensagem:
Nesse caso, deve clicar em Relatórios - Visualizar e verificar o motivo pelo qual o CT-e não foi importado: