Como vincular o Certificado Digital, para usar o IOB Gerencia XML / eCAC Integrado ao Fiscal

Ultima Atualização: 25/10/2022    Artigo de código : 10542             

Para vincular o certificado acesse o "Gerenciador de Sistemas > Empresas > Vínculo Certificado Digital > Certificado IOB Gerencia XML / eCAC".



Nesta rotina, podem ser vinculados os certificados digitais às empresas, facilitando assim o processo de baixa de notas através do IOB Gerencia XML (pois não será solicitada a seleção do certificado a cada vez que executar a baixa de notas).




Na tela, crie um código e informe uma descrição.

Selecione o certificado digital.

Informar o CPF do responsável, e se for empresa do Rio Grande do Sul, devem ser informados os campos Login e Senha.

Se for certificado modelo A1, ele precisa ser previamente instalado no computador.
Se for certificado modelo A3, ele precisa estar conectado ao computador. Neste certificado é necessário também informar a Senha.

Observação: Para os clientes NET, possui a restrição para uso do certificado modelo A1, pois precisa ser instalado no servidor da IOB, o que se torna inviável. Há possibilidade de uso do certificado digital modelo A3, mas não são homologados com o sistema, o que pode ocasionar não reconhecimento do certificado digital no sistema no momento da configuração.


Para os certificados A3 existe algumas restrições:

1. Somente leitoras e certificados Certisign e Serasa são homologados;
2. Se possui mais de um certificado e for necessário realizar a troca durante o uso, será necessário sair do sistema e acessar novamente.

No quadro Vinculação, selecionar a empresa que deseja vincular ao certificado.
Pode ser efetuada vinculação tanto ao certificado do escritório, quando de cada empresa, porém, uma empresa pode ser vinculada somente a um destes certificados.

Quando utilizada procuração do escritório, há particularidades entre os estados:

PE (Pernambuco): Pode ser utilizada procuração federal, porém o escritório precisa fazer o vínculo das empresas na Receita Estadual.
RS (Rio Grande do Sul): Pode ser utilizada procuração estadual apenas.


O IOB GERENCIA XML EXECUTA OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS:
1. Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas e saídas) diretamente do portal da SEFAZ (PE e RS);
2. Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas) diretamente do portal da RFB;
3. Efetuar a baixa das notas fiscais eletrônicas (entradas e saídas) através das chaves de acesso diretamente do portal da RFB (diversas notas ao mesmo tempo);
4. Efetuar o envio do XML das notas para armazenamento em Data Center externo, ou seja, na nuvem.


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