EFD ICMS/IPI - Como gerar o arquivo?

Ultima Atualização: 14/08/2020    Artigo de código : 1061             

Diversos
(EFD-ICMS/IPI - Geração da EFD-ICMS/IPI)
 

. Acesse o Menu Diversos - EFD-ICMS/IPI - Geração da EFD-ICMS/IPI

Ao acessar essa opção poderá efetuar à Geração do Arquivo da Escrituração Fiscal Digital - EFD ICMS|IPI.




Deverá informar os campos:

Código de Finalidade do Arquivo: Deverá informar uma das opções abaixo:

 

  • 0 - Remessa Original: Quando o arquivo está sendo gerado e será entregue pela primeira vez para aquele período de apuração do imposto;
  • 1 - Remessa de Arquivo Substituto: Quando o arquivo está sendo gerado e será entregue para substituir o arquivo já enviado anteriormente para aquele período de apuração do imposto.

Perfil de Apresentação do Arquivo: O perfil de enquadramento determina os registros a serem apresentados e será definido pela Administração Tributária do estado em que o contribuinte está situado:

  • A - Determina a apresentação dos registros mais detalhados;
  • B - Trata as informações de forma sintética(totalizações por período: diário e mensal);
  • C - Embora existente no leiaute, ainda não foi implementado.

Obs. Uma mesma empresa, que possua filiais listadas em diferentes Estados, poderá estar obrigada a entregar a EFD em Perfis diferentes para cada UF. O que aconselhamos, é que a administração tributária seja procurada para autorizar a empresa a gerar a EFD apenas no Perfil A, que abrangeria todas as situações. Entretanto, temos a informação que algumas UF's não aceitam tal justificativa e, nesse caso, a empresa teria que gerar arquivos solicitados no perfil definido por cada UF.

Período de Geração: Será trazido automaticamente o mês/ano em que a empresa está ativa, não sendo permitido alterar. O arquivo deverá conter o período de apuração do imposto, ou seja, mensal. Apenas serão aceitos arquivos com período inferior a um mês em casos de Abertura, Encerramento, Incorporação, Cisão ou Fusão.

Indicador de Tipo de Atividade: De acordo com o informado no Menu Arquivos - Empresas Usuárias - Aba E-Fiscal será trazido para esta tela a informação do campo TIPO. Estando preenchido como Industria, será trazido como: Industrial ou Equiparado. Estando com qualquer outra opção (Comércio, Prestação de Serviços, Micro Empresa) será preenchido como: Outras.

Período Inicial de Entrega: Informe neste campo a partir de qual mês/ano a empresa está obrigada a gerar e enviar o arquivo para o SPED.

Botão Regime Especial/Norma Específica: Quando a empresa tiver documentos fiscais emitidos com base no Regime Especial/Norma Específica será necessário selecionar, de acordo com a exigência da Administração Tributária do estado em que o contribuinte está situado,os registros que deverão constar no arquivo e desmarcar os que não deverão constar no arquivo.

Gerar Valores de PIS/COFINS: Conforme orientações do Guia Prático, os contribuites que entregarem a EFD Contribuições relativa ao mesmo período de apuração do registro 0000, estão dispensados do preenchimento dos campos referentes às contribuições para PIS/COFINS.

Quadro de Registros: Neste quadro serão apresentados todos os registros a serem gerados no arquivo da EFD ICMS|IPI. Os registros marcados em azul são obrigatórios, os em preto são opcionais.

Obs. Aconselhamos que nenhum registro seja desabilitado, não havendo informação a ser prestada o registro será gerado zerado no arquivo.

Diretório: Será demonstrado o local de armazenamento do arquivo. Como padrão será trazido \Folhawin\EFISCAL\número da empresa, podendo ser alterado através do ícone à critério do usuário;

Nome do arquivo: O sistema gerará o arquivo sob o nome: EFD_nºempresa_mes-ano.TXT. Não permitindo alteração.

Realizadas as configurações acima, clique no botão GERAR.

 

O sistema apresentará uma mensagem:

Importação:

Para realizar a importação do arquivo gerado, deve primeiramente instalar o Programa Validador e Assinador - PVA da EFD ICMS|IPI disponível no Portal SPED.
Depois de instalado o PVA, acesse Menu Escrituração Fiscal - Nova - Importar e selecione o arquivo à ser importado:

Depois de validado, havendo erros, visualize as pendências, corrija-as dentro do Sistema E-Fiscal e gere o arquivo novamente para validação e transmissão para o SPED.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
1061