DFC - Parametrização Passo a Passo

Ultima Atualização: 27/02/2023    Artigo de código : 10619             

O sistema já possui algumas estruturas para DCF, pré-cadastradas, e que seguem modelos bastante difundidos no meio contábil. Há estruturas baseadas no plano de contas referencial do SPED e outras baseadas no plano de contas da empresa.

 

Utilizando um dos modelos de estrutura padrão baseada no plano de contas da empresa, há uma forma bem simples de se emitir o demonstrativo para sua empresa, para posteriormente efetuar os ajustes necessários.

 

Para iniciar o uso do relatório DFC pode-se seguir os seguintes passos:

 


1º: Em "Módulos > Manutenção da DFC > Contas de Caixa e Equivalentes"  informar quais são as contas de caixa e equivalentes de caixa, de acordo com o plano de contas da empresa. Pode-se informar por exemplo, a conta sintética correspondente ao grupo de Disponibilidades, no Ativo Circulante. Assim, todas as contas analíticas constantes desse grupo serão consideradas. Certifique-se de que todas essas contas são de liquidez imediata, conforme os critérios definidos para a DFC;

 

: Em "Módulos Manutenção da DFC > Apuração de Valores" efetuar a apuração utilizando alguma das estruturas padrão para o plano de contas da empresa:


Estrutura 501 ou 505: DFC pelo Método Direto

Estrutura 601 ou 605: DFC pelo Método Indireto

 

: Em "Módulos > Manutenção da DFC > Emissão da DFC" emitir o relatório utilizando a mesma estrutura e o mês/ano final utilizado na apuração (ou clique no botão Emissão da DFC, dentro da rotina de apuração);

 "

Na DFC pelo Método Direto, será emitido o relatório de acordo com a estrutura padrão, com valores agrupados sob os títulos "Outras Entradas (contas não vinculadas)" e "Outras Saídas (contas não vinculadas)". Esses valores são referentes a contas utilizadas em lançamentos, cuja contrapartida foi em conta equivalente de caixa

 

Baseado nesse relatório, pode-se:

 

Em "Módulos > Manutenção da DFC > Estrutura da DFC", duplicar o plano padrão que foi utilizado, vincular as contas listadas à conta correspondente da nova estrutura DFC, efetuar nova Apuração de Valores (considerando a nova estrutura DFC) para o mesmo período e reemitir o relatório.

 

Ou, em "Módulos > Manutenção da DFC > Manutenção de Valores", informar manualmente o valor correspondente a cada conta da estrutura da DFC e após reemitir o relatório.

 

Para Emitir o relatório acesse "Relatórios > Contábeis> DFC - Demonstração dos Fluxos de Caixa" ou, "Módulos > Manutenção da DFC > Emissão da DFC".


Parametrizações


PASSO 1 

Acesse "Módulos > Manutenção da DFC > Conta de Caixa e Equivalentes" Nesta rotina informar quais são as contas de caixa e equivalentes de caixa, de acordo com o plano de contas da empresa. Certifique-se de que todas essas contas são de liquidez imediata, conforme os critérios definidos para a DFC

Marcar a opção de Plano da Empresa ou Plano Referencial.


Atenção:

Para a DFC pelo Método Direto, este cadastro será utilizado para a apuração dos valores, ou seja, esta apuração se dará a partir das contrapartidas das contas de caixa.

Para a DFC pelo Método Indireto, não será utilizada para a apuração dos valores da estrutura da DFC e sim apenas para a informação das Disponibilidades no início e no final do período, bem como a sua variação.


PASSO 2 

Acesse "Módulos > Manutenção da DFC > Estrutura da DFC" clique em "Pesquisar" O sistema já tem algumas estruturas cadastradas. Pode ser utilizado as estruturas padrão do sistema ou criar/duplicar uma nova.

Se utilizado a estrutura padrão na emissão da DFC o sistema apresentará os valores agrupados sob os títulos "Outras Entradas (contas não vinculadas)" e "Outras Saídas (contas não vinculadas)".

Esses valores são referentes a contas utilizadas em lançamentos, cuja contrapartida foi em conta equivalente de caixa

Observações: Para ficar com o relatório detalhado precisa criar ou duplicar a estrutura (copiar), pois, a padrão do sistema não permite vinculação das contas. Utilize o botão "Duplicar Estrutura" 


Botão "Cadastro de contas":  

Nesta tela devem ser cadastradas as colunas que será demonstrado no Relatório.

Para criar informe o código e descrição e demais informações e grave. Depois, clicar em Cadastro de Contas


Informar a conta e a descrição e cadastrar cada coluna clicando em gravar



Clique no botão "Vincular" Para fazer o vinculo das contas



Para realizar a Apuração dos Valores da DFC CLIQUE AQUI



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10619