eSocial - S-2230 - Erro 188
Ultima Atualização: 21/11/2022 Artigo de código : 10758        
Este erro ocorre quando no portal do eSocial
está faltando o retorno de um afastamento ou está tentando enviar um
afastamento e já consta outro com data
posterior.
Atenção!
Não deve reabrir as competências para realizar os procedimentos abaixo, os mesmos devem ser feitos apenas se os meses ainda não foram fechados. Em caso de dúvidas entre em contato com o suporte do sistema folha de pagamento.
1º Cenário
- Cliente estornou uma férias do período 06/01/2020 e voltou com este erro
no s3000:- Erro no início do afastamento
- Erro no retorno do afastamento
- Consulte o cadastro do funcionário no portal do eSocial e verifique as
movimentações trabalhistas.
Este caso ocorreu pois foi estornado umas férias do
período 06/01/2020 e no eSocial possui um afastamento com processamento
posterior (31/12/2020), com isso o eSocial volta com erro 183 e 188 em seus
afastamentos.
Correção: Como este erro se tratava dentro do evento S-3000 ao
tentar estornar estas férias para realizar o recalculo, o eSocial não vai
aceitar a exclusão se tiver processamento posterior.
Sendo assim será necessário estornar as férias posteriores e aguardar o envio do evento s-3000 pelo menu "eSocial > Transmissão de Eventos Periódicos e Não Periódicos".
Feito isso, envie as férias novamente em ordem cronológica (Do mais antigo para
o mais novo) e assim terá sucesso no retorno.
2° Cenário
Cliente está gerando uma férias e retornou com este erro no evento s2230
- Consulte o cadastro do funcionário no portal do eSocial e verifique as movimentações trabalhistas.
Neste caso o funcionário estava com a situação Em férias, e não é possível gerar outro processamento de férias antes de enviar o retorno para este.
Correção: Verificar qual afastamento não consta no portal do eSocial,
estornar o cálculo das férias e gerar novamente
pelo sistema, assim vai gerar o s2230 de inicio e retorno corretamente.
3º Cenário
Se o afastamento ocorreu antes da obrigatoriedade do eSocial, e seu término for posterior ao envio a carga inicial. Será preciso retificar a data inicial através do S-2200
Acesse menu "Cadastros > Cadastro de Funcionários > Funcionários", seleciona o funcionário, clica no botão histórico. No evento s-2000 clique na opção Retificar.
- Na tela que precisa informar a data inicial {dtIniAfast} e o código {codMotAfast} referente ao motivo do afastamento - Gravar.
- Consultar o código do afastamento na aba movimentação, no cadastro do funcionário na categoria do eSocial, ou na tabela 18 - Motivos de Afastamento no Manual de orientação do eSocial
- Feito isso, basta reenviar o término do afastamento.