Cadastro de Entradas e Saídas

Ultima Atualização: 03/12/2018    Artigo de código : 10911             

Cadastro de Entradas e Saídas

Esta rotina trata-se de um recurso manual que deve ser utilizado somente para efetuar ajustes no estoque, como o registro de perdas no processo de produção, e para a implantação do saldo inicial do estoque, se necessário.

O sistema foi alterado para que, quando a situação da entrada ou saída manual for gravada como "Pendente" e posteriormente alterada para "Efetuada", o sistema remova corretamente as pendências e reservas de estoque geradas pela movimentação inicial com status pendente.

Preferencialmente utilize os módulos Compras, Vendas e Produção e as movimentações no estoque serão realizadas automaticamente pelo sistema.


1º Passo: Acesse o Módulo Compras > Módulos > Cadastro de Entradas e Saídas




2º Passo: Inclusão do Registro de Entrada ou Saída




  • Código: Número sequencial sugerido pelo sistema.
  • Data: Informe a data para o registro no formato DD/MM/AAAA.
  • Tipo de Registro (Tipo Global): Selecione o tipo de registro. Esse campo só ficará habilitado para escolha do tipo de registro se a opção Utiliza Tipo de Registro em Entradas/Saídas estiver marcada no menu Configurações.

Clique no Botão Gravar. Após clicar em gravar , você poderá inserir os itens daquela movimentação.


3º Passo: Inclusão dos Itens

Para realizar a inclusão de Itens, Clique no Botão "Novo Item", e os campos do "Quadro Itens" serão liberados para preenchimento.



Quadro Itens: 

  • Sequência: Este campo será preenchido pelo sistema, apenas tecle ENTER.
  • Produto: Selecione o produto. Utilize a tecla Page Down para consultar a tabela normal de produtos ou ALT+Page Down para consultar a tabela de produtos equivalentes. Para ter acesso a tabela de produtos equivalentes, em Cadastro > Configuração Geral > Guia Geral - Itens, no campo "Tratar Códigos Similares" deve estar "S" (sim).
  • Projeto: Informe o número do projeto referente a movimentação.
  • Local: Será preenchido pelo sistema com a informação do local padrão informado no cadastro de produtos.
  • Centro de Custo: Informe o centro de custo. Este campo será mostrado somente se a opção Controlar Centro de Custo em Entrada/Saídas estiver selecionada no menu Configuração.
  • Quantidade: Informe a quantidade.
  • Função: Identifique a movimentação como Entrada ou Saída.
  • Vlr. Unitário: Informe o valor unitário.
  • Operação Contábil: Traz a operação contábil cadastrada na Matriz de Contabilização, guia Estoque. Esta informação será utilizada na integração contábil com o Cordilheira Sistema Contábil. Pode ser alterada no lançamento, se necessário. (Page Down).
  • Situação: Registre o movimento com a situação Pendente ou Efetuada.
  1. Efetuada : o Produto já está no estoque físico.
  2. Pendente: No caso de movimentação de ENTRADA constará na Quantidade Pendente. No caso de movimentação de SAÍDA constará no Estoque Reservado.
  • Observações: Inclua as informações necessárias.

Se no campo Função estiver selecionada a opção Saída, no momento de gravar o sistema abrirá a tela de Lote/Série - Saída e sugere um lote para a operação porém, permite alteração e o usuário deverá informar o Lote que pretenda.


  • Clique no Botão Gravar Item 



Após incluir todos os Itens, clique no Botão "Gravar".






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