Erro - Campo ou rotina Nublada/inacessível.

Ultima Atualização: 24/01/2023    Artigo de código : 10916             

Ao tentar acessar determinada rotina no sistema, a mesma é apresentada nublada, impossibilitando o acesso a mesma, como no exemplo abaixo: 



Isso ocorre pois o usuário que está tentando acessar a rotina, não possui acesso a mesma.

Para poder verificar se o usuário realmente está sem acesso a esta rotina, deve acessar o "Gerenciador de Sistema > Cadastro de Usuários": 

Após acessar o cadastro de usuários, deve verificar com qual usuário está acessando o sistema e verificar qual grupo de acesso, está habilitado para o mesmo: 



Após verificar qual é o grupo habilitado para o usuário, acesse no "Gerenciador de Sistemas > Grupo de acesso às Rotinas", informe o código do grupo, e selecione qual sistema deseja ter acesso as rotinas:



Selecionando o Sistema desejado, será aberta uma nova janela, contendo todas as rotinas daquele sistema:




Nesta tela, consegue verificar quais rotinas o usuário possui acesso e quais estão bloqueadas, sendo possível liberar ou bloquear as rotinas que deseja que o usuário tenha ou não acesso. 

No exemplo acima, a rotina de Importação de CT-e (XML entrada/XML Saída), se encontra bloqueada para este usuário, por conta disto a rotina se encontra como nublada no sistema, quando o usuário tenta acessar a mesma.

Para liberar a mesma, basta clicar com o botão direito do mouse sobe a rotina e clicar em Liberar Acesso Total:




Depois de realizar a liberação, basta gravar, e acessar novamente o sistema, ao acessar a rotina mesma estará liberada para acesso:




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