Essa rotina será utilizada para otimizar o lançamento do
PIS/COFINS lançamento de produtos, utilizado principalmente para apuração do
PIS/COFINS na geração do arquivo da EFD, acessando esta tela:
Menu Diversos > Digitação Turbo > PIS/COFINS Lançamento de Produtos, terá acesso a seguinte tela:
Como realizar a digitação:
FILTROS:
Período: Informe qual o período de notas deseja ajustar.
Lançamento de: Informe se deseja ajustar notas de:
Entradas;
Saídas;
CFOP: Se desejar efetuar o ajuste por CFOP, informe neste campo.
Produto: Se desejar efetuar o ajuste por produto, informe neste campo.
NBM/SH: Se desejar efetuar o ajuste por NBM, informe neste campo.
Situação Tributária PIS/COFINS: Habilitando esta opção é possível informar a CST de PIS e COFINS, que já estão preenchida nas notas.
Apenas quando o campo Valor de PIS/COFINS não estiver preenchido: Habilitando este check só serão incluídos dados nas notas fiscais que não tiverem valores de PIS/PASEP e COFINS informados nos lançamentos de Itens, se a nota já tiver com os dados informados, permanecerão inalterados.
Recalcular a Base de Dados: Deixe sempre este campo habilitado para que o sistema efetue o recalculo da base de dados quando for efetuada a digitação turbo.
PREENCHER COM:
Sit. Trib. PIS: Informe a situação tributária do PIS/PASEP que deseja que seja levada para todas as notas dentro do período selecionado.
Aliq. do PIS (em %): Informe a alíquota do PIS/PASEP, que deseja que seja levada para todas as notas dentro do período selecionado.
Aliq. do PIS (Reais): Informe a alíquota do PIS em reais.( De acordo com a tributação e legislação da empresa, obs: a empresa deverá tributar ou pela alíquota em % ou pela alíquota em reais)
Sit. Trib. COFINS: Informe a situação tributária da COFINS que deseja que seja levada para todas as notas dentro do período selecionado.
Aliq. COFINS (em %): Informe a alíquota da COFINS, que deseja que seja levada para todas as notas dentro do período selecionado.
Aliq. Cofins (Reais): Informe a alíquota da Cofins em reais.( De acordo com a tributação e legislação da empresa, obs: a empresa deverá tributar ou pela alíquota em % ou pela alíquota em reais).
INCLUIR/EXCLUIR DA BASE DE CÁLCULO PIS/ COFINS:
Frete: Habilite esta opção se deseja somar o valor do frete na base de cálculo do PIS/ COFINS.
Seguro: Habilite esta opção se deseja somar o valor do Seguro na base de cálculo do PIS/ COFINS.
Despesas Acessórias: Habilite esta opção se deseja somar o valor de Despesas Acessórias na base de cálculo do PIS/ COFINS.
Desconto: Habilite esta opção se deseja deduzir o valor do desconto na base de cálculo do PIS/ COFINS.
Obs: Das opções acima, o Sistema soma ao valor da Mercadoria/Serviço os valores de Frete, Seguro e Despesas Acessórias e subtrai apenas o valor de Desconto.
IPI Não Aproveitável: Selecione esta opção caso deseje somar o valor do IPI Não Aproveitável das notas fiscais de entrada na Base de Cálculo do PIS/COFINS. Este valor será somado somente se nas notas de entrada, no Lançamento dos Produtos/Serviços, aba Valores de IPI, no campo Valor de IPI estiver informado um valor com sinal negativo (-).
IPI: Habilite esta opção se deseja que o Valor informado no campo Valores de IPI seja subtraído da base de cálculo do PIS/COFINS. Esta opção atenderá casos em que o valor do IPI foi incorporado ao produto.
ICMS: Habilite esta opção se nas notas fiscais de entrada deseja somar o valor do ICMS à base de cálculo do PIS/COFINS.
ICMS-ST: Habilite esta opção se deseja que o Sistema subtraia o valor informado no campo Valor ST da aba Substituição Tributária no lançamento dos produtos da Base de Cálculo do PIS/COFINS.
Após Clique em CARREGAR DADOS:
Serão apresentadas cada uma dos documentos fiscais e seus respectivos itens, detalhando como ficarão os campos.
Após clique em
DIGITAR:
IMPORTANTE:
Após a digitação turbo, realize também o
Ajuste Valores NF para ajustar os valores corretamente na capa dos documentos fiscais.
CLIQUE AQUI para verificar o procedimento.
Uma vez feito o ajuste, seguindo a orientação da caixa de diálogo do próprio sistema, após efetuar esta rotina é importante efetuar um Recálculo,
CLIQUE AQUI para verificar o procedimento.