NFS-e - Nota Fiscal de Serviços : Cadastros de Itens de Serviços

Ultima Atualização: 05/12/2018    Artigo de código : 10940             


Acesse FOX Vendas e Faturamento > Cadastros > Serviços > Itens de Serviços.

Esta rotina tem a finalidade de registrar os cadastros de todos os Serviços prestados pela empresa.




  • Código: Código sequencial sugerido pelo sistema.
  • Descrição: Digite a descrição do serviço. Quando utilizado este serviço em uma Nota Fiscal, será impressa esta descrição.
  • Valor: Informe o valor a ser cobrado pelo serviço. No momento do cadastro da Nota Fiscal, ao informar este serviço, o sistema sempre vai sugerir este valor, mas permitirá alteração.
  • Utiliza Material?: Habilitando este campo, o sistema automaticamente identificará que o serviço não terá retenção de INSS na fonte.
  • Impostos sobre Serviço: Selecione o código do serviço. Utilize a tecla Page Down  para busca e seleção dos códigos de serviços cadastrados, com base nesta informação, serão determinados os percentuais de cálculo de IRRF, INSS, PIS, COFINS, CSLL, Outros, ISS.
  • Classificação Serviço (LC116): Selecione a classificação do serviço de acordo com a Lei Complementar de Impostos de Serviços. Utilize a tecla Page Down  para busca e seleção dos códigos de classificação.
  • NBS - Nomenclatura Brasileira de Serviços: Pressione Page Dow para pesquisar o código que será relacionado com o serviço. Com o advento da Lei 12.741/2012 (Lei da Transparência), será necessária sua vinculação para totalização da carga tributária nas notas fiscais de saída (preenchimento obrigatório).
  • Código Municipal do Serviço: Informe o código disponibilizado pela Prefeitura.
  • Unidade: Selecione a unidade. Utilize a tecla Page Down para busca e seleção das unidades cadastradas.
  • CNAE Fiscal: Informe o código do CNAE do serviço que esta sendo Cadastrado. Na Exportação do arquivo RPS será considerado. O sistema irá utilizar obter o CNAE a partir de uma ordem de preferência ou hierarquia:

1º O CNAE informado no Cadastro de Itens de Serviços.

2º O CNAE informado no Cadastro de Tipos de Lançamento.

3º O CNAE informado no Cadastro da Empresa (Matriz-Filial).

Considerando esta hierarquia, será informado no arquivo do RPS o código CNAE.

Exemplo: <CodigoCnae>474310013</CodigoCnae>

  • Código Cordilheira: Informe o código de serviço, cadastrado no Cordilheira Escrita Fiscal, correspondente a este serviço. Esta informação é importante para a Integração Fiscal das Notas Fiscais de Serviço.
  • Conta Contábil: Informe a conta contábil (código reduzido) do serviço, conforme plano de contas cadastrado no Cordilheira Sistema Contábil. Esta informação é importante para utilização da Integração Contábil.
  • Regra Integração de Serviços: Selecione a regra a ser utilizada para as diferenças da base de ICMS e IPI com relação aos campos de Isentas ou Outras, nos lançamentos de Serviço. As regras devem ser previamente cadastradas em Módulos > Integração > Configuração > Regra de Integração de Serviço.
  • Unidade do serviço: Determinados municípios exigem um código diferenciado para unidades de serviço. Quando marcada uma das opções; Hora ou Unidade, o sistema irá automaticamente, na transmissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica informar o código específico da Unidade de Serviço quando for exigido pelo município.
  • Serviço de Conhecimento de Frete: Em caso de emissão do CT-e, marque este parâmetro. O Sistema considerará este serviço para totalização da carga tributária dos impostos (Lei 12.741/2012), na emissão do CT-e. Para que isso ocorra, o serviço deverá ser vinculado à Natureza de Operação correspondente (guia Lei da Transparência no cadastro da Natureza de Operação).
  • Incentivo Fiscal: Se for marcada esta opção, o sistema informará no arquivo a ser enviado para a Prefeitura a informação em campo próprio que o Serviço recebe incentivo fiscal.


Observação: Cadastre todas as observações referente a este serviço. Ao utilizar este serviço no cadastro da Nota Fiscal, a observação registrada neste local será também sugerida como observação do Serviço.


  • Quadro Lei da Transparência:
  1. Alíquota Nacional: Neste campo será demonstrado o percentual da carga tributária dos serviços prestados dentro do país, e de acordo com a NBS informada. Este valor é calculado e disponibilizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
  2. Alíquota Importado: Neste campo será demonstrado o percentual da carga tributária dos serviços prestados fora do país, e de acordo com a NBS informada. Este valor é calculado e disponibilizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
  3. Alíquota Municipal: Neste campo será demonstrado o percentual da carga tributária dos serviços prestados dentro do município, e de acordo com a NBS informada. Este valor é calculado e disponibilizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).


  • Quadro Determinação de CFOPs:

Este quadro tem o intuito de facilitar o preenchimento de CFOPs (Naturezas de Operação) para a confecção de Orçamentos, Pedidos ou Nota Fiscais, possibilitando a um usuário estabelecer quais as CFOPs que o sistema automaticamente utilizará para cada tipo de operação e destino.

  • CFOP: Neste campo poderá pressionar PageDown para selecionar Naturezas de Operação por código e/ou por descrição, para vincular ao Serviço, para sugerir no momento que estiver cadastrando um Pedido ou Nota Fiscal.

Importante: Após selecionar a CFOP, pressione Incluir para gravar a seleção, ou para excluir, faça um duplo clique sobre o registro da CFOP para carregar o mesmo, em seguida pressione Excluir.

Importante 2: Esta funcionalidade está presente apenas no Fox SQL.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
10940