eSocial - S-1010 - Cadastro de Rubricas/Eventos

Ultima Atualização: 28/12/2024    Artigo de código : 10947             

Eventos ou Rubricas são as verbas que serão pagas e descontadas do funcionário, tais como Salários, Horas Extras, Vale Transporte, INSS, IRRF, entre outras.

O sistema possui diversos eventos cadastrados, os eventos padrões do sistema, esses não devem ser alterados, devido aos cálculos internos.

Também é possível criar novos eventos para pagamento ou desconto das verbas, definindo qual cálculo deverá ser feito para cada evento.

Os eventos serão transmitidos ao eSocial, através do evento S-1010 Rubricas.

O mesmo código de evento não pode ser utilizado em mais de um processamento dentro da mesma competência, então caso deseje, por exemplo, lançar bonificação em férias rateadas, deve-se criar um evento especifico para lançamento em férias, ou seja, não pode utilizar o mesmo evento lançado na digitação mensal para férias.

PASSO 1

Acesse "Arquivos > Eventos > Cadastro" e clique em "Novo".


PASSO 2

Informe um código disponível dentro do intervalo que o evento será criado. 

0001 a 0490 - Salários

0500 a 0790 - Variáveis

0800 a 0990 - Horas Extras 

1000 a 4900 - Vencimentos 

5000 a 8900 - Descontos


PASSO 3

Informe uma "Descrição" para o evento e o "Início" da vigência. 

Observação: O "Início" da vigência refere-se a competência de início de utilização, campo fim de vigência só pode ser preenchido em caso de evento inativo.

PASSO 4

Aba "Cálculo":

Rotinas:

000 - Salário = Somente eventos de salário (sempre eventos por referência), sistema realiza o cálculo conforme a referência lançada, de acordo com tipo de salário informado no cadastro e valor de salário.

010 - Insalubridade = Cálculo específico de Insalubridade com opções de cálculo sobre Piso sindicato, salário base e salário mínimo. Quando configurado com Rotina Insalubridade há opção de configurar nos eventos de Rotina cálculos em horas, os com rotina insalubridade para base de cálculos dos eventos de cálculo em horas, por exemplo, eventos de horas extras.

020 - Cálculo em Horas = Quando a referência para o cálculo será em horas, cálculo será realizado conforme tipo de salário do funcionário, horas/Mês e valor de salário. Quando a rotina for cálculo em Horas será habilitado o campo Incorporar Eventos com Rotina de Insalubridade habilitar o campo. Para que os eventos de Insalubridade com rotina 010 sejam incorporados no cálculo dos eventos de Horas extras. 

A opção Incorpora variáveis para cálculo, serve para incorporar ao cálculo variáveis de eventos criados no intervalo de 0500-0790 que estejam lançados na digitação de holerite do funcionário.

030 - Cálculo Interno = Realiza cálculos internos do sistema, aplicado nos eventos de cálculo automáticos. Ex: Evento 9900 Valor líquido.

040 - % Sobre o salário = Cálculo % sobre o salário. Ex: Evento 5780 Vale-transporte.

060 - Cálculo Normal = Não realiza cálculo, utilizar quando o usuário irá informar o valor do evento. Rotina de cálculo normal também é utilizada em eventos padrões do sistema de cálculos internos. Ex.: Evento INSS 9860.

080 - Cálculo em dias = Cálculo em dias, de acordo com tipo de salário. Ex: Faltas em dias

100 % Sobre o salário mínimo = Cálculo % do salário mínimo que consta na tabela de INSS

120 Hora Extra 60 = Cálculo Hora extra, considerando hora 60 minutos. Padrão do sistema é calcular hora centesimal, nessa rotina será calculado considerando hora 60 minutos, na referência deve-se lançar os minutos convertidos.

130 Cálculo Interno = Realiza cálculos internos, ou seja, não incorpora em vencimentos ou descontos, porém é considerado para bases de cálculos, utilizado para incorporar bases e não somar ou deduzir no holerite.

140 % Sobre o salário bruto = Cálculo descontos ou vencimentos efetuados pelo salário bruto. 

160 % Sobre Trib. + Salário = Soma os descontos de tributos + Salário e desconta percentual por esta soma.

180 Referência + Valor = Quando o cliente quer lançar a referência e o valor evento, o sistema não efetua cálculos.

240 Salário pago pelo INSS = Eventos criados pela programação, o cliente não deve criar eventos com esta rotina.

250 Cálculo Anuênio = Exclusivo para cálculos de anuênio, ao selecionar a rotina será habilitado campos para configurações especificas do cálculo desejado.

350 Evento Demonstrativo = Não será considerado vencimentos/descontos, apenas será demonstrado no holerite, e não terá incidência nenhuma. 

999 Fórmula = Eventos de fórmulas, indicado para cálculos específicos não atendidos pelas rotinas, ao selecionar rotina formula o campo Criar formula será habilitado, contendo as variáveis disponíveis para criação da formula.


O coeficiente de cálculo é utilizado para hora extra, exemplo, horas extras 50% o coef. Cálculo é 1.5, horas extras 60% o coef. Cálculo é 1.6.

Campo Coef. de Cálculo: Configuração varia de acordo com a rotina do evento, no caso de Coef, utilizado para informar percentual de hora extra ou referências de percentuais.

Campo Tipo: Preenchido automaticamente de acordo com o intervalo de criação do evento, vencimento/desconto.

Campo R/V: Determina se o cálculo será realizado por referência ou valor. Sempre que o campo R/V for valor o sistema não efetuará nenhum cálculo, o usuário deverá lançar o valor do evento.

PASSO 5

Aba "Configurações":

Os eventos padrões do sistema já possui configurações padrões, que não pode ser alteradas.

Para os eventos criados, será necessário realizar configurações conforme particularidade do evento. O suporte não orienta em tais configurações, em caso de dúvidas, consulte seu orientador trabalhista.

Rubricas Exportação eSocial: Para exportação do arquivo S-1010 Tabela de Rubricas para o eSocial, todos os eventos ativos devem estar configurados conforme os Códigos de Rubricas disponibilizados na Tabela.

Rescisão TRCT: Preencher quando o evento for utilizado para cálculo em rescisão, os valores do evento será considerado no termo de rescisão conforme configuração, caso não seja configurado o valor do evento não será considerado na impressão da rescisão.

Incidências para o sistema: Configurar incidências para cálculo automático dos tributos no sistema.

Incidências para o eSocial: Configurar incidências para cálculo para o eSocial.


Processos: Configurar processos para transmissão eSocial, informando as incorporações no evento nas bases de cálculo de cada tributo.

Configuração DSR: Configurar quando o evento em questão irá compor base de cálculo do DSR, de acordo com as opções desejadas para cálculo (normal, horas extras, adicional noturno, comissionista).

Repercussão: Configurar opções para incorporar nas rotinas especificas de acordo com as incidências, por exemplo, todo evento com incidência IRRF deve ter configuração de repercussão DIRF

Teto Remuneratório: Esse campo apenas estará disponível para Empresas com natureza jurídica de Administração Pública (grupo 1).



PASSO 6

Após configurações, ao gravar o evento, será transmitido ao eSocial no Evento S-1010. Toda alteração no cadastro de evento será transmitido/atualizado ao eSocial.


Observação: Para IRRF, caso não entre para a base de cálculo, a incidência a ser selecionada é 09, devido a alterações do layout S-1.0 (simplificado). 






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