SINTEGRA - Geração do SINTEGRA
Ultima Atualização: 31/08/2020 Artigo de código : 1096        
Diversos
(Arquivo Magnético SINTEGRA - Geração do SINTEGRA)
. Acesse o Menu Diversos - Arquivo Magnético SINTEGRA - Geração do SINTEGRA
Ao acessar esse menu, poderá realizar algumas configurações para geração do arquivo:
Primeiramente deverá selecionar o tipo de geração do arquivo:
- Fiscalização : Ao selecionar este campo o sistema gera o arquivo para fiscalização (arquivo solicitado por Fiscais da Fazenda) contendo informações dos registros fiscais da empresa, a ser entregue quando solicitado;
- Por Estado: Ao selecionar este campo o sistema gera arquivo de obrigação mensal para alguns contribuintes, contendo informações dos registros fiscais relativos às operações interestaduais.
Período: Informe o mês inicial e final que o arquivo será gerado, podendo conter informações de um único mês, vários ou do ano todo.
Obs. Deve verificar junto ao estado se a versão do validador estadual suporta validação de arquivos com períodos superiores a um mês.
Quando selecionar a opção geração do Arquivo Magnético Por Estado, será de geração mensal.
Marca e Modelo do Equipamento: Informe a marca e o modelo do equipamento quando estiver gerando arquivo magnético por Fiscalização, o sistema leva esta informação para o recibo, ou seja, o comprovante de entrega do arquivo para o Fiscal.
Obs. Para obter esta informação (modelo do equipamento) acesse em sua Área de trabalho - Meu Computador ou verifique com seu técnico.
Acrescentar Notas Fiscais de Entrada: Selecione esta opção, caso seja solicitado na notificação, o arquivo referente as notas fiscais de entrada.
Finalidade do Arquivo Magnético: Informe qual a finalidade do arquivo:
- 01 - Normal;
- 02 - Retificação Total de Arquivo (Substituição total de informações prestadas pelo contribuinte referente a este período).
- 03 - Retificação Aditiva de Arquivos (Acréscimo de informação não incluída em arquivos já apresentados).
Obs. O sistema já traz habilitado automaticamente o número 01, permitindo alteração.
Natureza das Operações Informadas: O sistema somente habilita este campo quando a geração do arquivo magnético for Por Estado. As duas opções de códigos de natureza que o sistema gera são:
- 02 - Interestaduais-Operações com ou sem Substituição Tributária.
- 03 - Totalidade das Operações do Informante.
Quado Registros: O sistema traz automaticamente selecionados todos os registros constantes no leiaute do SINTEGRA, caso não necessite gerar todos, poderá desabilitar o registro.
Obs. É aconselhável se não tiver informação a ser prestada no registro manter ele habilitado, pois ele automaticamente não sejá gerado com informação.
Obs: Os Registros 10, 11 e 90 não constam nesta relação uma vez que eles são obrigatórios em qualquer arquivo.
Caminho do Arquivo: Na geração do arquivo magnético o sistema traz automaticamente selecionado o caminho: C: \Folhawin\Efiscal\(número da empresa ativa). Caso queira gerar este arquivo em disquete ou em outro diretório, clique na pasta para que o sistema possa abrir a tela para que seja selecionado outro Diretório.
Nome do Arquivo a ser Gerado: Na geração do arquivo magnético (fiscalização) ao clicar em “gerar” o sistema traz automaticamente o seguinte nome de arquivo: Número da empresa_ ano_mês(Ex: 0001_03_10.TXT), não permitindo alteração.
Caso o Arquivo Magnético seja gerado por estado por Estado o nome do arquivo será Número da empresa_ ano_mês_estado(Ex: 0001_03_10SP.TXT), não permitindo alteração.
Se estiver selecionada a opção Por Estado ao gerar este arquivo o sistema habilita duas opções:
- 1 - Selecionar Todos os Estados: O sistema deixará selecionado todos os estados, podendo desabilitar o estado que não deseja gerar o arquivo no momento.
- 2- Desmarcar Todos os Estados :Ao selecionar esta opção o sistema desabilita a marcação de todos os Estados, permitindo a seleção individual do Estado a ser gerado.
Listagem dos arquivos gerados por Estado: O sistema mostra uma listagem contendo os Estados gerados, com opção de imprimir:
Validador do Arquivo Magnético: Informe o caminho onde está instalado o (Validador). Clicar na pasta para que o sistema possa abrir a janela para que seja selecionado o arquivo executável.
Ex: C: \Arquivos de Programas\Validador Sintegra...
Após informar o caminho todas as vezes que for validar o arquivo magnético para Fiscalização ou Por Estado, basta clicar em “Validador do Arq. Magnético” e o sistema abrirá automaticamente o validador.