ECD - Erro - Registro I200 - O saldo da conta de resultados antes do encerramento não foi informado no registro correspondente (I355)
Ultima Atualização: 23/04/2025 Artigo de código : 11018        
Durante a validação do arquivo, caso ocorra o erro:

Observação: Quando o erro ocorre no registro I355 (isoladamente ou acompanhado de outros registros), isso indica problemas na rotina de Transferência de Resultados. Nesse caso, a verificação deve estar focada nos lançamentos do lote de transferência.
Motivo:
Possíveis causas do erro:
1. Contas de Resultado com saldo diferente de zero:
Nos meses em que ocorre o encerramento, todas as contas de resultado devem estar zeradas.
Verifique se há algum lançamento em lote marcado como "TRANSFERÊNCIA". Se houver, altere para "NORMAL", refaça a Transferência de Resultados e execute novamente a rotina de Apuração das Demonstrações Contábeis.
2. Configuração incorreta na rotina de Transferência de Resultados:
Verifique se as contas utilizadas seguem os critérios abaixo:
- Conta para Zeramento:
Deve ser uma conta de resultado, preferencialmente a última conta analítica do grupo de resultado, cadastrada como conta transitória. Para mais informações, CLIQUE AQUI.
- Conta de Patrimônio Líquido:
Deve obrigatoriamente pertencer ao grupo do Passivo, sendo uma conta de segundo grau dentro do grupo de Patrimônio Líquido.
3. Lançamentos indevidos na conta de zeramento:
Verifique se a conta definida como Conta para Zeramento possui lançamentos em lote ou lançamentos online que não sejam do lote de transferência. Essa conta não pode receber lançamentos manuais, devendo ser movimentada exclusivamente pela rotina de "Transferência de Resultados".
PASSO 1 – VERIFICAR E CORRIGIR OS LOTES DE TRANSFERÊNCIA
Acesse "Consulta > Lotes". Informe o período desejado e marque o tipo "Transferência".

Observação: Neste exemplo, a transferência foi realizada de forma trimestral, porém o último trimestre foi gerado com data 30/12/2022, quando o correto seria 31/12/2022 (último dia do trimestre). Os lotes devem sempre ser gerados com a data de encerramento correta, salvo exceções como extinção da empresa.
Para corrigir:
- Dê duplo clique no lote listado nessa tela.
- Realize o estorno do lançamento.
- Acesse "Utilitários > Rotinas Especiais > Exclusão de Lote"
- Exclua o lote estornado.
- Refaça a Transferência de Resultados acessando:
"Módulos > Transferência de Resultados" utilizando a data correta (ex: 31/12/2022).
Dica: Confira nosso FAQ sobre exclusão de lotes: CLIQUE AQUI.
PASSO 2 – EXCLUIR AS DEMONSTRAÇÕES ANTERIORES
Acesse, "Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações Contábeis". Marque a opção "Excluir Demonstrações já geradas nesse exercício".
PASSO 3 – GERAR NOVO ARQUIVO ECD
Com os passos anteriores concluídos, acesse, "Módulos > SPED > Geração do Arquivo ECD". E gere um novo arquivo atualizado.