ECD - Erro - Registro I200 - O saldo da conta de resultados antes do encerramento não foi informado no registro correspondente (I355)

Ultima Atualização: 11/06/2024    Artigo de código : 11018             

Durante a validação do arquivo da ECD, caso ocorra o seguinte erro: 


Observação: Quando ocorre o erro no registro I355 (sozinho ou junto com outro registro), significa que existem problemas na transferência de resultados, portanto, deve focar na verificação dos lançamentos do lote de transferência.


Situações que podem ocasionar o erro:

1 - As contas de Resultado, nos meses em que houver encerramento, devem ter saldo zero. Verificar se tem um lote de lançamentos marcado como "TRANSFERÊNCIA", caso tenha marcar como "NORMAL", efetuar a transferência novamente e a Apuração das Demonstrações Contábeis.

2 - Verificar se as contas informadas na rotina de Transferência de Resultados seguem o padrão abaixo:

  • Conta para Zeramento: Selecione a conta de resultado que receberá todas as contrapartidas. Esta conta deve estar cadastrada no grupo de resultado (recomendável ser a última conta cadastrada, a analítica do plano de contas, no grupo transitório). Para mais informações: PLANO DE CONTAS - GRUPO DE RESULTADOS.
  • Conta Patrimônio Líquido: Esta conta deverá obrigatoriamente pertencer ao Passivo, e ser a conta de segundo grau do grupo de Patrimônio Líquido.

3 - Verifique se tem lançamentos da conta para zeramento em lote e/ou lançamento online que não seja do lote de transferência. A conta utilizada para zeramento não pode receber lançamentos manuais que não sejam por lote de transferência, feitos pela rotina de "Transferência de Resultados".


PASSO 1 

Acesse: "Menu Consulta > Lotes", informar o período desejado e marcar o Tipo: Transferência:


Observação: Neste exemplo, a transferência foi trimestral, mas o último trimestre foi gerado com data 30/12/2022. Os lotes precisam ser gerados com data do último dia de cada trimestre, salvo situações especiais, como por exemplo extinção da empresa. Nesse caso o correto seria: 31/12/2022.


Para correção, dê duplo clique no lote por esse tela, estorne ele e em seguida acesse o "Menu Utilitários > Rotinas Especiais > Exclusão de Lote", faça a exclusão do lote e faça novamente a transferência de Resultado, pela rotina "Menu Módulos > Transferência de Resultados" com a data correta.


Dica: Confira nossa FAQ sobre exclusão de lotes: CLIQUE AQUI.


PASSO 2 

Acesse "Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações Contábeis", marcar a opção "Excluir Demonstrações já geradas nesse exercício".


PASSO 3 

Feito os passos 1 e 2 acesse "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo ECD"  e gere um novo arquivo. 



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