eSocial - S-1210 - Erro 724|723

Ultima Atualização: 11/07/2024    Artigo de código : 11107             

Atenção!

Os eventos periódicos só podem ser excluídos quando ainda se encontram dentro do prazo, ou seja, até o dia 15 do mês seguinte a ocorrência. Em casos de processamentos posteriores o procedimento a ser realizado é a retificação.


Além disso, o evento S-1210 é vinculado ao evento S-1200, por isso caso a geração do S-1200 não ocorra, ou esteja com erro, o evento S-1210 retornará com erro 723/724 como consequência.


SITUAÇÃO 1: S-1200 NÃO GERADO

Em caso de S-1200 não gerado CLIQUE AQUI e valide os cenários apresentados.


SITUAÇÃO 2: DIVERGÊNCIA NA APURAÇÃO DO S-1200

Quando o valor esperado é (0), significa que não foi encontrado algum dos demonstrativos que está sendo levado no XML desse S-1210, com o mesmo código dentro do eSocial em remuneração devida ou na rescisão. Então faça o seguinte:


Acesse o XML do S-1210 e veja todos os demonstrativos que está levando. Esse demonstrativo é encontrado na tag ideDmDev.


Acesse o portal do eSocial e localize estes demonstrativos:

- Para visualizar o demonstrativo do S-1200, acesse o menu "Folha de Pagamento > Gestão da Folha > Selecione o Ano > Selecione o Mês > Trabalhadores > Remuneração Devida" e informe o CPF do funcionário com erro.


Para visualizar o demonstrativo do S-2299, acesse o menu "Empregado > Gestão de Empregados > Informe o CPF do funcionário com erro > Selecione Desligamento > Verbas Rescisórias"


Caso o demonstrativo esteja diferente retifique o S-1200 ou S-2299, se não foi enviado pelo nosso sistema, CLIQUE AQUI para visualizar a FAQ do procedimento.


Dicas:

- Para empresas regime de caixa o demonstrativo enviado no S-1210 refere-se ao S-1200 da competência anterior;

Se a data de pagamento foi alterada depois do envio de periódicos, não é necessário retificar o envio, somente corrigir a data e clicar em reenviar;

- Quando o valor esperado é (+) <pode ser qualquer valor>, a digitação de holerite que está diferente dos valores do S-1200/S-2299 que está no portal;

- Quando o valor esperado é (-) <pode ser qualquer valor>, a somatória feita pelo sistema para chegar no valor líquido, somando o envio do S-1200 ou S-2299 não confere com o valor líquido que está no XML do S-1210. Nesse caso, deve-se observar todos os eventos da digitação de holerites, pois esses mesmos eventos precisam constar no XML do S-1200. 



SITUAÇÃO 3: DATA DE PAGAMENTO INCOMPATÍVEL COM O REGIME DA EMPRESA

Empresas regime de caixa, a data de pagamento deve ser diferente do mês atual.


Exemplo: 

Remuneração de 05/2022 é paga até o 5º dia útil do mês seguinte:

Evento S-1200 - Período 05/2022 (Todas as remunerações lançadas na competência 05/2022);

Evento S-1210 - Período 04/2022 + pagamentos em 05/2022 (Todos os pagamentos feitos na competência 05/2022).


Confirmar Competência Ativa (Barra superior do sistema).


Acesse o menu "Arquivos > Empresas Usuárias > Cadastro > Aba Folha Pagto." e verifique a configuração do campo IRRF no Adiantamento (Opção habilitada - Empresa Regime de Caixa).


Acesse o menu "Processos > Digitação de Holerites" e informe a Data de Pagamento (eSocial) conforme regime da empresa.


Após configurações conforme o regime da empresa, acesse o menu "eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar.


SITUAÇÃO 4: FUNCIONÁRIOS COM UNID. PAG.  "NÃO APLICÁVEL" E SALÁRIO ZERADO, MAS COM EVENTOS NA DIGITAÇÃO
Caso tenha eventos a serem lançados é necessário alterar a Unid. Pag. e informar um valor para o salário e se realmente o salário for zerado, deve ser feita a exclusão dos eventos da digitação.


Após configurações, acesse o menu "eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar.


SITUAÇÃO 5: NÃO HÁ PAGAMENTOS PARA O FUNCIONÁRIO

Acesse o menu "Processos > Digitação de Holerites", localize funcionário e verifique se há digitação. 


Após lançamentos/retificações, acesse o menu "eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar. 

Importante: Caso realmente não tenha pagamentos para essa competência não será gerado S-1210.


SITUAÇÃO 6: FUNCIONÁRIO AFASTADO COM DIGITAÇÃO
Acesse o menu "Processos > Digitação de Holerites", localize funcionário e verifique se há digitação. 

Realize a exclusão da digitação de holerites de todas as competências que incorporam o período de obrigatoriedade eSocial em que o funcionário estiver afastado.  

Observação: No caso de eventos com cálculos internos e sequenciais (exemplo 1250/8910) deve realizar a exclusão de todo período de lançamento.

SITUAÇÃO 7: COMPETÊNCIAS ANTERIORES SEM GERAÇÃO DE PERIÓDICOS
Acesse o menu "Arquivos > Empresas Usuárias", altere o campo Mês/Ano ativando na competência anterior e verifique se os eventos periódicos foram enviados com sucesso.

Será necessário realizar o envio das competências anteriores para após retornar a competência atual e gerar novamente os eventos periódicos

SITUAÇÃO 8: EMPRESAS REGIME DE CAIXA VINDAS DE OUTRO ESCRITÓRIO
- Validar se o ideDmdev do XML está correto conforme o portal do eSocial. Para visualizar o procedimento, CLIQUE AQUI


A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
11107