eSocial - S-1210 - Erro 724|723
Ultima Atualização: 11/07/2024 Artigo de código : 11107        
Atenção!
Os eventos periódicos só podem ser excluídos quando ainda se encontram dentro do prazo, ou seja, até o dia 15 do mês seguinte a ocorrência. Em casos de processamentos posteriores o procedimento a ser realizado é a retificação.
Além disso, o evento S-1210 é vinculado ao evento S-1200, por isso caso a geração do S-1200 não ocorra, ou esteja com erro, o evento S-1210 retornará com erro 723/724 como consequência.
SITUAÇÃO 1: S-1200 NÃO GERADO
Em caso de S-1200 não gerado CLIQUE AQUI e valide os cenários apresentados.
SITUAÇÃO 2: DIVERGÊNCIA NA APURAÇÃO DO S-1200
Quando o valor esperado é (0), significa que não foi encontrado algum dos demonstrativos que está sendo levado no XML desse S-1210, com o mesmo código dentro do eSocial em remuneração devida ou na rescisão. Então faça o seguinte:
Acesse o XML do S-1210 e veja todos os demonstrativos que está levando. Esse demonstrativo é encontrado na tag ideDmDev.
Acesse o portal do eSocial e localize estes demonstrativos:
- Para visualizar o demonstrativo do S-1200, acesse o menu "Folha de Pagamento > Gestão da Folha > Selecione o Ano > Selecione o Mês > Trabalhadores > Remuneração Devida" e informe o CPF do funcionário com erro.
Para visualizar o demonstrativo do S-2299, acesse o menu "Empregado > Gestão de Empregados > Informe o CPF do funcionário com erro > Selecione Desligamento > Verbas Rescisórias"
Caso o demonstrativo esteja diferente retifique o S-1200 ou S-2299, se não foi enviado pelo nosso sistema, CLIQUE AQUI para visualizar a FAQ do procedimento.
Dicas:
- Para empresas regime de caixa o demonstrativo enviado no S-1210 refere-se ao S-1200 da competência anterior;
- Se a data de pagamento foi alterada depois do envio de periódicos, não é necessário retificar o envio, somente corrigir a data e clicar em reenviar;
- Quando o valor esperado é (+) <pode ser qualquer valor>, a digitação de holerite que está diferente dos valores do S-1200/S-2299 que está no portal;
- Quando o valor esperado é (-) <pode ser qualquer valor>, a somatória feita pelo sistema para chegar no valor líquido, somando o envio do S-1200 ou S-2299 não confere com o valor líquido que está no XML do S-1210. Nesse caso, deve-se observar todos os eventos da digitação de holerites, pois esses mesmos eventos precisam constar no XML do S-1200.
SITUAÇÃO 3: DATA DE PAGAMENTO INCOMPATÍVEL COM O REGIME DA EMPRESA
Empresas regime de caixa, a data de pagamento deve ser diferente do mês atual.
Exemplo:
Remuneração de 05/2022 é paga até o 5º dia útil do mês seguinte:
Evento S-1200 - Período 05/2022 (Todas as remunerações lançadas na competência 05/2022);
Evento S-1210 - Período 04/2022 + pagamentos em 05/2022 (Todos os pagamentos feitos na competência 05/2022).
Confirmar Competência Ativa (Barra superior do sistema).
Acesse o menu "Arquivos > Empresas Usuárias > Cadastro > Aba Folha Pagto." e verifique a configuração do campo IRRF no Adiantamento (Opção habilitada - Empresa Regime de Caixa).
Acesse o menu "Processos > Digitação de Holerites" e informe a Data de Pagamento (eSocial) conforme regime da empresa.
Após configurações conforme o regime da empresa, acesse o menu "eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar.
SITUAÇÃO 4: FUNCIONÁRIOS COM UNID. PAG. "NÃO APLICÁVEL" E SALÁRIO ZERADO, MAS COM EVENTOS NA DIGITAÇÃO
Caso tenha eventos a serem lançados é necessário alterar a Unid. Pag. e informar um valor para o salário e se realmente o salário for zerado, deve ser feita a exclusão dos eventos da digitação.
Após configurações, acesse o menu "eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar.
SITUAÇÃO 5: NÃO HÁ PAGAMENTOS PARA O FUNCIONÁRIO
Acesse o menu "Processos > Digitação de Holerites", localize funcionário e verifique se há digitação.
Após lançamentos/retificações, acesse o menu "eSocial > Geração de Eventos Periódicos" e clique em Reenviar.
Importante: Caso realmente não tenha pagamentos para essa competência não será gerado S-1210.
SITUAÇÃO 6: FUNCIONÁRIO AFASTADO COM DIGITAÇÃO
Acesse o menu "Processos > Digitação de Holerites", localize funcionário e verifique se há digitação.
Realize a exclusão da digitação de holerites de todas as competências que incorporam o período de obrigatoriedade eSocial em que o funcionário estiver afastado.
Observação: No caso de eventos com cálculos internos e sequenciais (exemplo 1250/8910) deve realizar a exclusão de todo período de lançamento.
SITUAÇÃO 7: COMPETÊNCIAS ANTERIORES SEM GERAÇÃO DE PERIÓDICOS
Acesse o menu "Arquivos > Empresas Usuárias", altere o campo Mês/Ano ativando na competência anterior e verifique se os eventos periódicos foram enviados com sucesso.
Será necessário realizar o envio das competências anteriores para após retornar a competência atual e gerar novamente os eventos periódicos
SITUAÇÃO 8: EMPRESAS REGIME DE CAIXA VINDAS DE OUTRO ESCRITÓRIO
- Validar se o ideDmdev do XML está correto conforme o portal do eSocial. Para visualizar o procedimento, CLIQUE AQUI