eSocial S-2200 Erro: 409 CNO inconsistente

Ultima Atualização: 31/08/2020    Artigo de código : 11233             

Passo 1:

Acessar Menu Arquivos>Funcionário, localizar o cadastro em questão e verificar preenchimento do campo "Depto/setor/Seção", obrigatoriamente o campo deve estar preenchido.


Passo 2:

Caso o Depto esteja informado no cadastro do funcionário, acessar Menu Arquivos>Departamentos>Cadastro, localizar Departamento e verificar Configurações dos campos CEI, CNPF e CNO.

Os campos devem ser preenchidos com base no perfil do Departamento/Tomador, com reflexo do campo Tipo de Lotação.

Após as devidas configurações, aguarde Status evento S-1020, transmitido e retornado com Sucesso.


Passo 3:

Acessar Menu Arquivos>Funcionário, localizar o Funcionário em questão, alterar e gravar o cadastro e aguardar Status do evento S-2200, transmitido e retornado com sucesso.


Informações Complementares: 

No eSocial o CEI (Cadastro Especifico do INSS) se divide em Pessoa Física (para Profissionais Liberais) ou Pessoa Jurídica (Canteiros de Obras na Construção Civil) deixará de existir. As pessoas físicas que utilizam a matrícula no CEI passarão a utilizar o Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física CAEPF, que se constitui em um número sequencial vinculado ao CPF. Neste caso, a pessoa física deve providenciar o registro no CAEPF, de acordo com normatização específica da Receita Federal do Brasil RFB.


Para as obras de construção civil, que possuem responsáveis pessoas físicas ou jurídicas, a matrícula CEI passa a ser substituída pelo Cadastro Nacional de Obras CNO que, obrigatoriamente, é vinculado a um CNPJ ou a um CPF. As matrículas CEI existentes na data de implantação do CNO, relativas às obras de construção civil, passam a compor o cadastro inicial do CNO. Até a implantação do Cadastro Nacional de Obras, deverá utilizar o CEI da obra em substituição do CNO no eSocial.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
11233