Integração Contábil - Provisão Férias / 13º Salário

Ultima Atualização: 17/11/2025    Artigo de código : 11373             

A rotina de Provisão tem a Funcionalidade de prever valores futuros, portanto NÃO deve realizar cálculos retroativos, pois, os valores são apurados com base nas informações constantes nas rotinas de cálculo Férias e 13º salário.


Para a contabilização das provisões, o sistema calcula:

1 mês: D- Despesa; C-Provisão
2 mês: D - Despesa/ C-Despesa; D-Provisão/ C- Provisão (pois, o sistema zera o mês anterior)

A conta é considerada da rotina Cadastros> Contabilização> Apropriação de Impostos” nas abas “Provisão de Férias” e “Provisão 13º Salário”.



Acesse as rotinas “Módulos > Férias > Provisão > Cálculo” e “Módulos > 13º Salário > Provisão > Cálculo” e calcule as provisões.

Na rotina “Módulos > Integração Contábil > Planilha”, informe o “Mês/Ano”, marque o “Processamento” e selecione a opção “Provisão de férias/13º salário”.



Em seguida, acesse a rotina “Módulos > Integração Contábil > Geração de Lote Contábil - Agrupado/Individual”, selecione a empresa e clique no botão “Consultar”

Verifique se os processamentos estão aptos para geração e clique no botão “Gerar”.


Acesse o módulo da Contabilidade e realize a emissão do Balancete de Verificação, através da rotina “Relatórios > Contábeis > Balancete de Verificação”.


Verifique também o Razão Analítico no módulo da contabilidade, através da rotina “Relatórios > Contábeis > Razão Analítico”.


Observação: O sistema só realiza a integração contábil das provisões, o efetivo pagamento deve ser lançado manualmente na contabilidade em lançamentos online ou normal.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
11373