RELATÓRIOS - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE - Configurável)
Ultima Atualização: 09/09/2021 Artigo de código : 11396        
O sistema Office Contábil possuí a opção de configurar a DRE de acordo com a necessidade da empresa. Essa rotina somente deve ser utilizada se a DRE PADRÃO (menu Relatórios > Demonstração do Resultado do Exercício) não atender suas necessidades.
Lembrando que para a ECD, a opção existente na Aba Situações Específicas: Gerar registro J150 com base no DRE Configurável, somente deve ser habilitado se criou essa DRE, por conta da DRE PADRÃO, realmente não te atender. Por isso está no quadro de Registros Facultativos.
ATENÇÃO: não marque esta opção se você usa a DRE PADRÃO (menu Relatórios > Demonstração do Resultado do Exercício) e ela atende as necessidades da empresa.
Para criar a DRE Configurável, acesse o menu Relatórios > Demonstração do Resultado - Configurável:
Na aba "Emissão" poderá selecionar as opções para impressão do relatório.
1 - Imprime N. das Contas?: Com esta opção os códigos das contas serão impressos (ao lado esquerdo da conta).
2 - Imprime Valores Nulos?: As contas que não possuem saldo no final do período por regra não são apresentadas, caso queira que apareça habilite esta opção.
3 - Imprimir Assinaturas?: Ao final do relatório serão incluídas as assinaturas dos sócios e contador.
4 - Imprimir NIRE?: No cabeçalho do relatório, se essa opção for marcada, constará o número do NIRE e data do registro informado no cadastro de empresas.
5 - Imprimir Resultado por Ação?: De acordo com a quantidade de ações cadastradas no menu Arquivos, o sistema irá dividir o valor do lucro por essa quantidade.
CLIQUE AQUI para acessar o artigo de Cadastro de Ações.
6 - Imprimir Coluna de Saldo do Ano Anterior?: Serão apresentadas duas colunas, uma do saldo final do ano anterior e uma do saldo atual.
7 - Acumulado?: Com esta opção habilitada irá somar o saldo anterior com o saldo atual.
Tipo de Impressão: Selecione a forma que deseja visualizar as contas, pelo "Analítico" (Todas as contas) ou "Sintético" (apenas as contas que não são de ultimo grau).
Tipo de Apuração: Selecione de acordo com o tipo da empresa, a maneira de como deve apresentar a descrição do resultado.
Dados do Contador: O sistema trará automático caso tenha feito o cadastro no menu Arquivos > Dados do Contador.
A configuração deve ser feito na aba "Estrutura":
Nesta aba será gerada a estrutura do relatório. Deverá acrescentar títulos, subtítulos e totalizadores e depois direcionar as contas para cada um dos itens.
Clicando em "Novo" abrirá uma tela para criação de um tópico na DRE. Informe se será um título, subtítulo ou totalizador.
Siga o passo a passo:
1º Passo - Criar um NOVO item - TITULO onde deve informar a descrição e manter o campo "Resultado" Vazio.
2º Passo - Criar um NOVO item - SUBTITULO onde deve informar a descrição e manter o campo "Resultado" Vazio.
3º Passo - Após criar o SUBTÍTULO devem ser selecionadas as contas contábeis referente ao grupo, como na parte inferior da tela acima.
* Após podem ser criados mais subtítulos ou novos títulos usando o mesmo critério descrito acima.
4º Passo - Criar um NOVO item - TOTALIZADOR onde deve informar no campo "Resultado" RESULTADO e inserir na parte inferior da tela os títulos existentes.
5º Passo - Acessar a aba EMISSÃO e clicar em VÍDEO que poderá visualizar como ficou a configuração feita.