RELATÓRIOS - Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR S/A)
Ultima Atualização: 25/09/2020 Artigo de código : 11420        
?A DOAR indicará as modificações na posição financeira da companhia, discriminando as origens dos recursos, as aplicações dos recursos, o excesso ou insuficiência das origens de recursos em relação as aplicações e os saldos no inicio e fim do exercício, do ativo e passivo circulantes, o montante do capital circulante liquido e o seu aumento ou redução durante o exercício.
No sistema poderá incluir os valores manualmente ou através da configuração das contas na aba configuração.
Acesse o menu Relatórios > DOAR - Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos > DOAR S/A.?
?ABA - ORIGENS:
Selecione as opções desejadas:
1 - Imprimir Coluna de Saldo do Ano Anterior?: Caso deseje que os valores do ano anterior sejam incluídos no relatório, habilite essa opção para que a coluna também seja liberada.
2 - Imprimir Assinaturas?: Habilitando essa opção no final do relatório apresentará as assinaturas dos sócios e contador.
Zerar Valores: Independente se os valores foram informados manualmente ou integrados, ao clicar nessa opção eles serão zerados em todas as abas.
Atualiza Saldos: Será habilitado quando utilizar a aba Configuração para atualizar os saldos das contas configuradas.
Dados do Contador: O sistema apresentará automaticamente conforme cadastrado do menu Arquivos > Dados do Contador, podendo escolher caso possua mais de um contador cadastrado.
ABA - APLICAÇÕES:
Nesta aba apenas são alterados os tópicos para preenchimento.
ABA - VARIAÇÕES DO CCL:
Nesta aba apresenta também os valores de Variação do Capital Circulante Líquido.
ABA - CONFIGURAÇÃO:
Selecione as opções desejadas:
Tópicos a serem Configurados: O sistema trará automaticamente os tópicos a serem configurados, basta clicar em "Novo" para selecionar a conta.
Tipo de Digitação: Selecione antes de iniciar a configuração, a forma que deseja utilizar para informar as contas, pelo código "Analítico" ou "Reduzido" conforme o cadastro do plano de contas.
Conta Contábil: Clicando em "Novo" habilitará esse campo para digitar a conta referente ao tópico em questão. Caso seja necessário poderá "Alterar" ou até mesmo "Excluir" a conta configurada. Em seguida clique em "Gravar".
Após todas as configurações clique na opção "Atualiza Saldos" que irá integrar os valores conforme as contas cadastradas.
OBS.: Primeiro faça as configurações e atualize os saldos e depois informe os valores manuais. caso seja feito esse processo inverso ao integrar os valores das contas, o sistema apagará os valores informados manualmente.
Após realizar as configurações necessárias clique em "Vídeo".