Relatórios Financeiros: Processo para Conferência de Divergências de Saldos

Ultima Atualização: 17/08/2020    Artigo de código : 11444             

- Passo 1: 

Conciliação Bancária é a simples conferência das contas bancárias com o Controle Financeiro Interno. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao Extrato do Banco.


Importante: A conferencia do extrato e conciliação dos lançamentos é de responsabilidade do cliente.

Abaixo destacamos algumas dicas para uma Conciliação Bancária Eficiente:
  1. Lançar as movimentações diariamente: A empresa precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas. Exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos, etc.
  2. Verificar saldo no extrato bancário: Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem.
  3. Conferir detalhes dos lançamentos : Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.
  4. Relatórios - Sugestão de Modelo de Relatório para conferência dos Lançamentos de Entrada e Saída. Orientamos para confrontar as informações que utilize o relatório de Movimento de Caixa ou Extrato Bancário, juntamente com o Extrato Físico do Banco.
  5. Deverá realizar a conferência de cada banco separadamente. 


- Passo 2: 

Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir:
Verificar as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.

Se ao filtrar os relatórios de Extrato Bancário de um período, o valor está correto e em outro período, o valor é divergente, é necessário realizar alguns processos no sistema:

- Passo 3: 
Deverá realizar um Backup do Banco de Dados do Sistema .

Acesse o FAQ especifico da Rotina : Clique Aqui ou copie e cole o link na barra de endereços do seu navegador de internet : https://aprendo.iob.com.br/ajudaonline/artigo.aspx?artigo=9514.


- Passo 4: 

Deverá realizar o Reprocessamento de Saldo Bancário através do Menu Módulos > Bancos > Reprocessamento de Saldo Bancário.

A rotina de reprocessamento de bancos baseia-se nos lançamentos existentes no período e simplesmente recalcula o saldo, considerando inclusões exclusões e cancelamentos pedidos de venda , de notas fiscais nos sistemas do Faturamento e Compras .

Esta rotina possibilita ao usuário realizar o Reprocessamento de Saldos Bancários para os bancos cadastrados. A mesma "NÃO irá corrigir saldos", elá irá recalcular todos os registros de entradas e saídas que possuem vinculo com o cadastro de bancos, dentro do período selecionado. 

No Sistema Financeiro :Quando o usuário realizar a Inclusão, Alteração ou Exclusão em Lançamentos ou Duplicatas a Pagar ou a Receber e informar no campo Pagamento uma Data Retroativa a data atual o sistema exibira um Alerta para a geração desta rotina.
Nas rotinas de Aplicações Financeiras e Transferências Bancárias, quando for informada uma Data retroativa o sistema também irá exibir a tela de alerta.


Observação ImportanteO sistema permite informar um intervalo retroativo de até 12 meses, atenção ao efetuar o procedimento com esse período , salve o relatório com os resultados antes caso precise efetuar um comparativo, pois conforme a explicação acima podem ter ocorrido inclusão, exclusões ou cancelamentos , e após o reprocessamento caso apresente divergência terá que conferir o período de 12 meses , para localizar a diferença e efetuar a correção.

- Passo 5: 

Executando a Rotina de  Reprocessamento de Saldo Bancário

  • Banco:Ao pressionar a tecla [PageDown] o sistema listará os Bancos que foram cadastrados na rotina Cadastros > Banco/Caixa e o usuário deve selecionar o Banco desejado pressionando a tecla [Enter] ou com dois cliques do mouse.

  • Período: Deverá ser informado o mês/ano desejado para o reprocessamento, orientamos que realize o reprocessamento de no mínimo um mês antes do período que está gerando o relatório. Exemplo: Está gerando um relatório do mês de Junho de 2019, realize o reprocessamento do mês de Maio 05/2019 ao mês de Junho 06/2019. 


- Passo 6: 

Geração de Relatórios e Conferências

Ao final dos processos descritos acima, filtre novamente o relatório de  Movimento de Caixa ou Extrato Bancário e verifique se os valores entre os períodos filtrados estão corretos. Caso a divergência dos valores persista, pode ser que dentro desse período foram realizados inclusão, exclusão ou cancelamento de Duplicatas e Lançamentos que envolve a rotina de banco , e não foram realizados o reprocessamento no período dos documentos , dessa forma geram as divergências de saldos. Será necessário que o usuário realize a conferência (conciliação bancária) entre as movimentações feitas no sistema dos meses com divergência , confrontando o extrato físico do banco.

- Passo 7: 

Ajuste do Saldo: Caso o período com divergência seja muitos meses, caso deseje poderá efetuar o Ajuste de Saldo utilizando as Rotinas de Movimentação de Entrada e Saída , a partir do mês desejado.
Está rotina pode ser acessada através de Módulos > Bancos > Movimentação de Entrada ou Saída.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
11444