Relatórios Financeiros: Processo para Conferência de Divergências de Saldos
Ultima Atualização: 17/08/2020 Artigo de código : 11444        
- Passo 1:
A Conciliação Bancária é a simples conferência das contas bancárias com o Controle Financeiro Interno. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao Extrato do Banco.
Importante: A conferencia do extrato e conciliação dos lançamentos é de responsabilidade do cliente.
Abaixo destacamos algumas dicas para uma Conciliação Bancária Eficiente:- Lançar as movimentações diariamente: A empresa precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas. Exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos, etc.
- Verificar saldo no extrato bancário: Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem.
- Conferir detalhes dos lançamentos : Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.
- Relatórios - Sugestão de Modelo de Relatório para conferência dos Lançamentos de Entrada e Saída. Orientamos para confrontar as informações que utilize o relatório de Movimento de Caixa ou Extrato Bancário, juntamente com o Extrato Físico do Banco.
- Deverá realizar a conferência de cada banco separadamente.
- Passo 2:
Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir:
Verificar as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.
Se ao filtrar os relatórios de Extrato Bancário de um período, o valor está correto e em outro período, o valor é divergente, é necessário realizar alguns processos no sistema:
- Passo 3:
Deverá realizar um Backup do Banco de Dados do Sistema .
Acesse o FAQ especifico da Rotina : Clique Aqui ou copie e cole o link na barra de endereços do seu navegador de internet : https://aprendo.iob.com.br/ajudaonline/artigo.aspx?artigo=9514.
- Passo 4:
Deverá realizar o Reprocessamento de Saldo Bancário através do Menu Módulos > Bancos > Reprocessamento de Saldo Bancário.
A rotina de reprocessamento de bancos baseia-se nos lançamentos existentes no período e simplesmente recalcula o saldo, considerando inclusões exclusões e cancelamentos pedidos de venda , de notas fiscais nos sistemas do Faturamento e Compras .
Esta rotina possibilita ao usuário realizar o Reprocessamento de Saldos Bancários para os bancos cadastrados. A mesma "NÃO irá corrigir saldos", elá irá recalcular todos os registros de entradas e saídas que possuem vinculo com o cadastro de bancos, dentro do período selecionado.
No Sistema Financeiro :Quando o usuário realizar a Inclusão, Alteração ou Exclusão em Lançamentos ou Duplicatas a Pagar ou a Receber e informar no campo Pagamento uma Data Retroativa a data atual o sistema exibira um Alerta para a geração desta rotina.
Nas rotinas de Aplicações Financeiras e Transferências Bancárias, quando for informada uma Data retroativa o sistema também irá exibir a tela de alerta.
Observação Importante: O sistema permite informar um intervalo retroativo de até 12 meses, atenção ao efetuar o procedimento com esse período , salve o relatório com os resultados antes caso precise efetuar um comparativo, pois conforme a explicação acima podem ter ocorrido inclusão, exclusões ou cancelamentos , e após o reprocessamento caso apresente divergência terá que conferir o período de 12 meses , para localizar a diferença e efetuar a correção.
- Passo 5:
Executando a Rotina de Reprocessamento de Saldo Bancário
- Banco:Ao pressionar a tecla [PageDown] o sistema listará os Bancos que foram cadastrados na rotina Cadastros > Banco/Caixa e o usuário deve selecionar o Banco desejado pressionando a tecla [Enter] ou com dois cliques do mouse.
Período: Deverá ser informado o mês/ano desejado para o reprocessamento, orientamos que realize o reprocessamento de no mínimo um mês antes do período que está gerando o relatório. Exemplo: Está gerando um relatório do mês de Junho de 2019, realize o reprocessamento do mês de Maio 05/2019 ao mês de Junho 06/2019.
- Passo 6:
Geração de Relatórios e Conferências
Ao final dos processos descritos acima, filtre novamente o relatório de Movimento de Caixa ou Extrato Bancário e verifique se os valores entre os períodos filtrados estão corretos. Caso a divergência dos valores persista, pode ser que dentro desse período foram realizados inclusão, exclusão ou cancelamento de Duplicatas e Lançamentos que envolve a rotina de banco , e não foram realizados o reprocessamento no período dos documentos , dessa forma geram as divergências de saldos. Será necessário que o usuário realize a conferência (conciliação bancária) entre as movimentações feitas no sistema dos meses com divergência , confrontando o extrato físico do banco.
- Passo 7:
Ajuste do Saldo: Caso o período com divergência seja muitos meses, caso deseje poderá efetuar o Ajuste de Saldo utilizando as Rotinas de Movimentação de Entrada e Saída , a partir do mês desejado.
Está rotina pode ser acessada através de Módulos > Bancos > Movimentação de Entrada ou Saída.