REGISTRO K200 - Registro/Campo não informado ou inválido - Duplicidade de ocorrência da chave DT_EST, COD_ITEM, IND_EST, COD_PART
Ultima Atualização: 09/09/2020 Artigo de código : 11695        
Apresenta mensagem de erro na validação do arquivo da EFD ICMS/IPI
as imagens de informações desse artigo deve ser utilizado como exemplo para que o usuários possa conhecer o motivo que originou o erro na validação do arquivo.
Registro K200 - Registro/Campo não informado ou inválido - Duplicidade de ocorrência da chave DT_EST, COD_ITEM, IND_EST, COD_PART.
Clique sobre o ícone Registro/Campo não informado ou inválido apresentado na validação do arquivo, para que possa visualizar o item em duplicidade.
A descrição é o fator de verificação MPSA42TA (KSP42TA) TRANS.
Observe no validador a duplicidade do registro K200
No sistema Office Fiscal, a duplicidade está acessando o menu Movimentos > Controle da Produção e do Estoque (EFD ICMS/IPI - Bloco K).
Poderá utilizar o botão: Pesquisa para facilitar a busca.
Mais informações ao final desse artigo.
Problemática
Na importação do arquivo com informações do Bloco K para o sistema Office Fiscal, existe dois ou mais registros 0200 e K200 que possuem a mesma descrição.
O que diz o Guia Prático da EFD ICMS/IPI ?
REGISTRO 0200: TABELA DE IDENTIFICAÇÃO DO ITEM (PRODUTO E SERVIÇOS)
d) A discriminação do item deve indicar precisamente o mesmo, sendo vedadas discriminações diferentes para o mesmo item ou discriminações genéricas (a exemplo de "diversas entradas", "diversas saídas", "mercadorias para revenda", etc), ressalvadas as operações abaixo, desde que não destinada à posterior circulação ou apropriação na produção:
Guia Prático EFD-ICMS/IPI ? Versão 3.0.1 Atualização: 28 de janeiro de 2019 - Página 30 de 272
Na Pratica - Importação do arquivo
1- Neste exemplo o item MPSA42TA (KSP42TA) TRANS. ja existia no cadastro do sistema Office Fiscal com o Código 1403 como apresentado no validador SPED.
No processo de importação, o sistema verifica a descrição do item MPSA42TA (KSP42TA) TRANS. como ele já existe no sistema e conforme a regra do guia prático, os sistema não poderá criar outro cadastro co outro código para a mesma descrição, isso caracteriza duplicidade de produtos. Então, o sistema mantém o mesmo código ja cadastrado com a mesma descrição identificada no arquivo.
2- Se ainda não existisse o cadastro desse item, o sistema importaria o item e seria criado um cadastro Código: 03180 Descrição: MPSA42TA (KSP42TA) TRANS. mas ao chegar no processo de importação do item Código 12982 MPSA42TA (KSP42TA) TRANS. pela lógica não seria criado novo cadastro e sim, seria mantido o Código: 03180 Descrição: MPSA42TA (KSP42TA) TRANS. porque no arquivo ele vem primeiro que o 12982.
O cadastro de produtos/serviços no sistema está localizado em (Menu arquivos > Cadastros > Produtos/Serviços da EFD a partir de 2009)
Ainda no arquivo (TXT de importação para o sistema) foi gerado dois registro K200 cada um com um código diferente, mas com que possuem a mesma descrição MPSA42TA (KSP42TA) TRANS.
Porém o registro K200 está vinculado com o registro 0200 que nesse caso permaneceu com o código 1403 - MPSA42TA (KSP42TA) TRANS.
Exemplificando: A regra do registro K200 é a mesma do registro 0200, ou seja vincula pela descrição MPSA42TA (KSP42TA) TRANS. quando localizado no sistema (Menu arquivos > Cadastros > Produtos/Serviços da EFD a partir de 2009) a descrição MPSA42TA (KSP42TA) TRANS. está cadastrada com o código: 1403
A situação deverá ser analisada pelo usuário do sistema, e entender porque motivo existem descrição com códigos distintos de produtos, sabendo da regra apresentada no guia prático deverá verificar a possibilidade de exclusão dos registros duplicados no K200 conforme demostrado nas imagens acima, ou fazer toda exclusão dos registros K200 e gerar um arquivo dentro das regras do sped para importação dos dados.