IMPORTAÇÃO NF-e - Fundo de Combate a Pobreza - XML 4.0
Ultima Atualização: 27/11/2025 Artigo de código : 117        
Quando no arquivo XML existir a(s) Tag(s) relacionadas ao Fundo de Combate a Pobreza <vFCP> e <vFCPST>
IMPORTAÇÃ DO ARQUIVO XML:
Na importação do arquivo, de emissão própria ou terceiros o sistema tem a seguinte tratativa:
Acesse "Diversos > Importações > Importação Nota Fiscal Eletrônica Federal > NF-e Emissão Própria / Terceiros", alimente a tela de importação com o arquivo XML e clique em Configurações.
Nas "configurações da importação da NF-e", através das opção "Somar valor do FCP (do produto) ao ICMS?" o usuário poderá configurar se esse valor será incorporado ao valor do ICMS próprio se existir no arquivo XML existir a Tag <vFCP> e "Somar valor do FCP-ST (do produto) ao ICMS--ST?" o usuário poderá configurar se esse valor será incorporado ao valor do ICMS ST se existir no arquivo XML existir a Tag <vFCPST>.
LANÇAMENTO DA NOTA FISCAL:
Quando as opções "Somar valor do FCP (do produto) ao ICMS?" e "Somar valor do FCP-ST (do produto) ao ICMS--ST?" são marcadas, o sistema importa os valores de FCP incorporados ao valor da operação.
Observe abaixo os valores apresentados na tela inicial da nota comparados com as informações do arquivo XML
- Arquivo XML
Quando as opções "Somar valor do FCP (do produto) ao ICMS?" e "Somar valor do FCP-ST (do produto) ao ICMS--ST?" não são marcadas
O sistema terá a mesma tratativa de sempre, acesse o botão "Informações Importantes" e leia atentamente as regras de importação para saber como o sistema alimenta cada campo na leitura feita no XML no momento da importação.
LANÇAMENTO DE PRODUTOS:
Ao acessar o lançamento de produto da NF é possível observar que em na tela "Valores de ICMS" foi criado o campo "Fundo de Combate a Pobreza - FCP"
Onde serão apresentados os respectivos valores constante na tag <vFCP> do arquivo XML.
Veja que nesse exemplo a alíquota e o valor do ICMS já está composto pelo valor do adicional do Fundo de Combate a Pobreza
O check "Alíquota e valor do FCP estão somado ao ICMS" quando não for habilitado manualmente pelo usuário significa que na tela da importação o campo "Somar valor do FCP (do produto) ao ICMS?" estava marcado no momento da importação.
Atenção!
1- Esses campos não são marcados sem que exista interferência manual
2- Esses campos não tem a função de cálculo é apenas informativo
Na tela "Valores de ICMS ST" foi criado o campo "Fundo de Combate a Pobreza - FCP"
Onde serão apresentados os respectivos valores constante na tag <vFCPST> do arquivo XML.
Atenção! Esses campos apenas serão habilitados quando CST de ICMS do produto for 00, 10, 20, 51, 70 ou 90.
Veja que nesse exemplo a alíquota e o valor do ICMS ST já está composto pelo valor do adicional do Fundo de Combate a Pobreza
O check "Alíquota e valor do FCP estão somado ao ICMS" quando não for habilitado manualmente pelo usuário significa que na tela da importação o campo "Somar valor do FCP (do produto) ao ICMS?" estava marcado no momento da importação.
Atenção!
1- Esses campos não são marcados sem que exista interferência manual
2- Esses campos não tem a função de cálculo é apenas informativo
Na tela de Resumo Analítico do Documento também ser apresentada as informações.
Acesse na "Nota Fiscal > Informações Complementares/Observações > Resumo Analítico do Documento."
Verifique os valores, pois será apresentado uma somatória de todos os itens que possui informações de Fundo de Combate a Pobreza dentro respectivas telas "Valores de ICMS" e "Substituição Tributária" dos lançamentos de Produtos.
Ainda em "Informações Complementares/Observações" da nota fiscal, foi criado o campo "FCP/FCPST - Importação NF-e" que alimenta informações do valor total do fundo de combate a pobreza diretamente através do XML do "grupo de Total" conforme a imagem abaixo:
Observação: Dessa rotina futuramente o sistema fará a geração de relatórios para controle das informações, aguardem!
CLIQUE AQUI para acessar o artigo com maiores informações.