DIGITAÇÃO - Lançamentos
Ultima Atualização: 04/08/2020 Artigo de código : 11711        
Ao acessar o menu Movimentos > Digitações, abrirá a tela de digitação. Neste item poderá efetuar as digitações com operação à vista
ou a prazo, visualizar as notas importadas da escrita fiscal, utilizar
calculadora no campo valor e fixar campos conforme explicações abaixo:
Tipo de digitação
Conta Analítica: o sistema habilita o campo conta para que seja
informado o código inteiro da conta com 07 dígito ex: (1.01.0001 caixa).
Conta Reduzida: o sistema habilita o campo conta para que seja
informado o código reduzido com 06 dígitos ex: (000001 caixa).
OBS.: O sistema traz selecionado automaticamente o campo conta
reduzida, com opção para que seja alterado. Deve alterar a opção antes de clicar
no botão novo.
Campo Lançamento: O sistema traz automaticamente o número sequencial neste campo, com opção para alterar se necessário.
Campo Data: Informe o dia referente o lançamento. O sistema traz
automaticamente o mês/ano, conforme empresa ativa.
Campo Conta: Informe o número da conta (reduzida ou analítica), ou
selecione através da lupa que fica neste campo, onde o sistema abre a tela com
acesso ao plano de contas, deverá selecionar a conta desejada, dar duplo click
sobre a mesma para retornar à tela inicial. Caso informe uma conta não
existente, o sistema apresenta seguinte mensagem:
Conta não cadastrada. Deseja cadastrá-la?, ao selecionar que sim o
sistema abre a tela para que seja efetuado o cadastro desta nova conta.
Campo Histórico: Informe o número do histórico, ou selecione o
histórico que corresponde à digitação que está efetuando, clicando na lupa no
final deste campo, o sistema irá abrir uma tela dando acesso aos históricos já
criados.
Caso informe um código de histórico não existente, o sistema apresenta
seguinte mensagem:
Histórico não cadastrado, deseja cadastra-lo? Ao selecionar que ?sim? o
sistema abre uma tela para que seja efetuado o cadastrado deste novo
histórico.
OBS.: O histórico é que define o tipo de movimento, se entrada ou
saída para o caixa, portanto ao efetuar um cadastro verifique se esta operação
será uma entrada ou saída de dinheiro, para que não tenha problemas de saldo no
livro caixa, caso ainda não tenha históricos, CLIQUE AQUI e veja como cria-los,
Campo Tipo de Movimento: Após passar pelos campos conta e histórico, o
sistema traz automaticamente a informação neste campo, conforme cadastrado
anteriormente no Menu Arquivos ? Históricos.
Campo Valor: Informe
o valor referente à digitação que esta efetuando.
Calculadora: Para ser acionada, clicar no ícone da calculadora, ou
pelas teclas de atalho Ctrl+ Enter.
O resultado de toda operação feita nesta calculadora, será transportado para
o campo valor, assim que a mesma for fechada, teclar Esc para sair.
Campo à Vista ou a Prazo: Selecione uma das opções, as quais o sistema
levará esta informação para os seguintes relatórios.
Para as movimentações à
prazo será apresentada somente nos relatórios: Conferência de Movimento e
Conferência Mensal.
Para as movimentações à vista será levada para os relatórios: Conferência
Mensal - Conferência de Movimentos - Livro Caixa.
OBS.: As movimentações à prazo não serão apresentadas no livro caixa,
terá que dar a baixa no documento conforme data do vencimento, ou seja, terá que
efetuar a digitação do documento novamente na data do pagamento para que seja
levado para o relatório livro caixa.
Campo Origem: Ao fazer uma digitação manual, o sistema traz
automaticamente a opção 1 Normal.
Além desta opção, o sistema traz mais 4 opções, são elas:
4- Lançamento Automático: Quando efetuado um lançamento no menu
movimentos ? Configuração de Lançamentos Automático, o sistema traz
automaticamente esta opção no campo Origem.
5- Escrita Fiscal: Ao fazer uma importação com a Escrita Fiscal, o
sistema traz automaticamente esta opção no campo Origem.
6- Folha de Pagamento: Ao fazer uma importação com Folhamatic, o
sistema traz automaticamente esta opção no campo Origem.
8- Outros: Se possui um sistema de faturamento de notas fiscais, por
exemplo, o sistema trará automaticamente depois da importação, a opção OUTROS.
Botão Fixar Campos: Ao clicar nesta opção, o sistema abre uma tela
para que sejam selecionados os campos que deseja fixar na tela de digitação:
Data, Conta, Histórico, Valor e Complemento.
Após selecionar as opções citadas acima, e efetuar o primeiro lançamento
informando data, conta, histórico e complemento, a partir do segundo lançamento
o sistema irá repetir as mesmas informações do primeiro lançamento, tendo apenas
que alterar caso necessário.
Campo Complemento: Este campo pode ser utilizado para fazer uma
observação referente ao lançamento, no qual será levado para o relatório Livro
Caixa no campo ?complemento?.
Exemplo:
Caso tenha selecionado para fixar o campo histórico, a partir do segundo
lançamento o sistema trará o mesmo histórico informado do lançamento anterior,
tendo apenas que alterar caso necessário.
Botão Conferência
Mensal: Ao selecionar este botão o sistema permite acesso ao relatório de
conferência mensal por dentro da dela de digitações, podendo visualizar,
imprimir, enviar por e-mail ou via web.
Botões: Pode-se visualizar as digitações efetuadas através dos botões:
Primeiro, Anterior, Próximo - Ultimo. Após ter feito uma digitação e
gravado caso queira apagá-la, selecione o botão Excluir.
Nesta tela o sistema habilita a opção alterar e permitirá a alteração a
partir do campo: Data, o campo número do lançamento ficará nublado quando se
tratar de alteração.
OBS.: Após efetuar uma importação da Escrita Fiscal para o Livro Caixa
o sistema trará para esta tela de digitações dando seqüência ao número de
lançamento.