Configuração e Parâmetros : Impostos: IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados
Ultima Atualização: 20/02/2020 Artigo de código : 11767        
- Passo 1:
Acesse Cadastros > Cálculo de IPI
Esta rotina tem a finalidade de parametrizar o cálculo do IPI a ser realizado pelo sistema, por percentual (%) ou valor fixo. O código deste cadastro do Cálculo de IPI deve ser informado no cadastro do produto (Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos > Impostos> campo Cálculo do IPI), ou no cadastro da NCM (Cadastros>Produtos> NCM> Imposto> campo Cálculo de IPI), ou ainda, em ambos. No momento da aplicação do IPI para uma compra ou venda, o sistema buscará primeiramente no cadastro do produto, não encontrando informação, buscará no cadastro da NCM.
- Descrição: Informe um nome para a Forma de Cálculo.
- Tipo de Cálculo (% Ad Valorem ou Valor Fixo): Escolhendo "% Ad Valorem" o IPI é calculado aplicando um % sobre a Base de Cálculo. Escolhendo "Valor Fixo", não será apresentado % de IPI, e será aplicado o valor informado neste cadastro por unidade do produto vendido/comprado.
- %/Valor Venda: Informe o percentual para cálculo do IPI (% Ad Valorem) ou o valor do IPI para as Vendas (Valor Fixo).
- %/Valor Compra: Informe o percentual para cálculo do IPI (% Ad Valorem) ou o valor do IPI para as Compras (Valor Fixo).
- Passo 2:
Acesse Cadastros > Produtos > Cadastro de NCM > Impostos> Quadro IPI:
- Cálculo: Informe o código da forma de cálculo do IPI, conforme o cadastro em Compras ou Vendas > Cadastros > Cálculo de IPI. Caso este código também seja informado no cadastro de produtos, ele terá preferência sobre este. Utilize a tecla Page Down para busca e seleção.
- Redução de Valor (%): Informe em percentual a redução para o valor do IPI. Fórmula de cálculo: (Base de cálculo do IPI * Alíquota do IPI = Valor do IPI) - % IPI Redução de valor. Exemplo: (500,00 * 20% = 100,00) - 10% = 90,00.
- Classe de Enquadramento: A informação da Classe de enquadramento do IPI para Cigarros e Bebidas, quando aplicável, deve ser informada utilizando a codificação prevista nos Atos Normativos editados pela Receita Federal.
- Passo 3:
Acesse Cadastros > Produtos > Situação Tributária de ICMS .
Localize o cadastro de situação tributária do ICMS que está usando nos produtos da nota fiscal
- IPI Tributado: Habilite esta opção caso o IPI seja tributado para esta situação.
- IPI na Base de Cálculo do ICMS Tributado: Habilite esta opção caso esta situação possua tributação do IPI na base de cálculo do ICMS.
- Passo 4:
Cadastro de Natureza de Operação
Acesse Cadastros > Naturezas de Operação > Aba Geral.
- IPI: Selecione a forma de tributação do IPI.
- Base de IPI pelo Valor: Selecione se a base de IPI será composta pelo valor Original ou Líquido.
Quadro Situações Tributárias:
- IPI: Informe a situação tributária para o IPI, por grupo dos produtos conforme tabela oficial. Pressione PageDown para selecionar uma opção
- Enq. IPI: Informe o código de enquadramento do IPI de acordo com a Situação Tributária do mesmo.
> Aba Parâmetros > Permite Crédito de IPI: Marque se esta Natureza permite o crédito de IPI sobre as Entradas.
- Informações Complementares: Cadastros de Produtos.
No Cadastro de Produtos possui a Aba Impostos com alguns campos para configuração dos impostos.
Quando preenchidas as configurações do Cadastro do Produto nas regras do sistema essa configuração será de 1º nível, o sistema irá acatar as configurações desse cadastro.
E somente servirá para este produto, tendo que realizar configuração item a item.
A Sugestão é que utilize a configuração por NCM e Natureza de Operação para abranger vários produtos de uma única , somente utilize a configuração do produto para casos específicos.