eSocial - S-2200 ou S-2230 - Erro 183

Ultima Atualização: 25/10/2023    Artigo de código : 11865             

eSocial Erro 183: Trabalhador afastado não poderá receber este tipo de evento. É necessário que o trabalhador esteja, na data do afastamento em atividade.

"Ações Sugeridas: - Verificar se o trabalhador encontra-se ativo para a data constante no evento. - Verificar se a data do afastamento está correta."

S-2200 - ERRO 183

Verificar se o afastamento iniciou antes da obrigatoriedade, sendo este o caso deve ser retificado o envio do S-2200 acessando em "Cadastros > Cadastro de Funcionários > Funcionários" , selecione o funcionário, filtre o período e clique em retificar o S-2200.


Já na retificação precisa informar a data inicial {dtIniAfast} e o código {codMotAfast} referente ao motivo do afastamento e clicar em Gravar.

Consultar o código do afastamento na tabela 18 - Motivos de Afastamento no Manual de orientação do eSocial


S-2230 - ERRO 183

Verifique se foi enviado em ordem cronológica conforme solicita o eSocial acessando o portal https://login.esocial.gov.br/login.aspx

Caso identifique algum envio fora da ordem, será preciso estornar todos os processos posteriores ao afastamento com o erro, aguardando o retorno para reprocessa-lo de maneira cronológica. 


MATRÍCULA

Após realizar os procedimentos, verifique a matricula que consta no XML e portal do eSocial. Caso haja divergência acesse a rotina "eSocial > Rotinas Auxiliares > Manutenção Matrícula e Recibos eSocial"

A tela é dividida em três abas: Funcionários, Autônomos e Diretores.

Informe a nova matrícula a ser ajustada para o colaborador/ Autônomo / Diretor, conforme consta no Portal do eSocial na validação do evento de admissão/início de vínculo (S-2200 / S-2300)

Preencha a Matrícula eSocial Nova e\ou Recibo eSocial e grave para que as informações da nova Matrícula e-Social e do recibo sejam incluídas ou alteradas.

Lembrando que caso tenha sido enviado para o eSocial por outro escritório sem matrícula e pelo sistema com matrícula, será necessário apagar a matrícula do sistema. 

Na coluna Nova Matricula , clique no botão Delete, será apresentado a mensagem de confirmação da exclusão, grave a informação para excluir a informação de matrícula.

Caso o número de recibo seja apagado, basta copiar e colar o numero do recibo do portal e inserir no campo Recibo do e-Social




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