eSocial - Erro 411
Ultima Atualização: 19/03/2024 Artigo de código : 11879        
O erro 411 pode ocorrer por instabilidade do portal do eSocial, sendo assim antes de executar os procedimentos abaixo, verifique o "Status do eSocial".
Caso o e-Social esteja sem restrições, siga as orientações abaixo:
Acesse o portal ECAC na Receita Federal CLIQUE AQUI
verifique se uma aquisição foi delegada ao CNPJ do escritório ou um CPF, e se todos os grupos do e-Social, principalmente rotinas, foram delegados e validados pela procuração;
- Se a delegação de poderes foi feita antes do ano de 2018 (mesmo que haja sinalização de todos os serviços existentes), inicie uma nova delegação de poderes para os serviços do eSocial;
- Se os poderes foram delegados para um CNPJ, verifique se o certificado é o e-CNPJ digital que está assinando / enviando os arquivos, se for um e-CPF verifique se o certificado e-CPF digital está assinando / enviando os arquivos;
- O certificado e CPF do representante legal da empresa não delega poderes para qualquer outra empresa ou terceiro , apenas para o certificado digital do empregador MATRIZ;
- Para que o estabelecimento CNPJ possa transferir arquivos para receber a delegação de poderes do CNPJ da MATRIZ;
- Caso precise excluir e incluir novamente o certificado digital na folha de pagamento e tentar enviar o evento com erro novamente, siga o passo a passo.
Atenção: É necessário ter todas as permissões correspondente ao eSocial, somente permissão de acesso não gera o envio.
PASSO 1
Acesse: "Gerenciador de Sistemas > Empresas > Vínculo Certificado Digital > Certificado esocial/REINF".
Informe o código do certificado digital que deseja excluir.
Importante: Se uma empresa estiver com duas solicitações ativas, mantenha apenas uma com todos os serviços habilitados;
Após realize o cadastro do certificado digital, com um código diferente do anterior, e faça a vinculação das empresas.
Reenvie os eventos que retornaram com erro 411.