Rejeição 732: CFOP de operação interestadual e idDest <> 2
Ultima Atualização: 16/07/2024 Artigo de código : 11947        
Essa rejeição será apresentada quando houver divergência entre o CFOP informado e a UF (estado) do Destinatário da Nota Fiscal.
Exemplo: Destinatário dentro do estado e no lançamento do produto está informado o CFOP para fora do estado.
PASSO 1
Na digitação da nota, clique no botão "lápis" que fica no campo do cadastro do cliente.
PASSO 2
Ao abrir a edição do cadastro verifique o campo de endereço e confirme se a "Cidade - Estado" do cliente informados no cadastro estão corretos, caso necessário corrija e depois clique em "Salvar".
PASSO 3
Agora verifique o "CFOP" informado no produto da NF-e rejeitada, e confirme se foi selecionada a opção correta conforme a operação que está efetuando.Segue a Regra para a utilização do CFOP correto:
1 - Operação Interna: (Emitente e Destinatário do mesmo estado) CFOP inicia em 1 e 5
Explicação: Para Notas de Entrada dentro do estado o CFOP deve iniciar em 1, para Notas de Saída dentro do estado o CFOP deve iniciar em 5.
2 - Operação Interestadual: (Emitente e Destinatário de estados diferentes) CFOP inicia em 2 e 6
Explicação: Para Notas de Entrada fora do estado o CFOP deve iniciar em 2, para Notas de Saída fora do estado o CFOP deve iniciar em 6.
3 - Operação com Exterior: (Destinatário Estrangeiro) CFOP inicia com 3 ou 7
Explicação: Para Notas de Entrada (importação) o CFOP deve iniciar em 3, para Notas de Saída (exportação) o CFOP deve iniciar em 7.
PASSO 4
Para realizar a correção do "CFOP" informado clique no produto da NF-e para abrir a janela "Detalhes do item".
PASSO 5
Realize a alteração para o CFOP correto conforme a operação, após clique em "Adicionar".Caso possua mais itens na NF-e repita o mesmo procedimento para os demais itens da sua nota.
PASSO 6
Verifique também o campo de "Ind. Destino Operação" que fica localizado abaixo das observações da NF-e e altere conforme a explicação abaixo:
Para operações que vão ocorrer dentro do estado deve estar selecionado como Operação Interna.
Para operações que vão ocorrer fora do estado deve estar selecionado como Operação Interestadual.
Para operações que vão ocorrer fora do país deve estar selecionado como Operação com Exterior.
PASSO 7
Ao finalizar Salve a NF-e, Valide e Emita novamente.
Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.
Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!
Observações: Caso possua dúvidas referente qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário (Contabilidade) ou com Órgão Competente do seu Estado (SEFAZ)