Módulo Faturamento: Cancelamento de Nota Fiscal - Rejeitada pela SEFAZ

Ultima Atualização: 28/08/2020    Artigo de código : 11951             

Para realizar a correção de uma nota fiscal que foi rejeitada pela SEFAZ , deverá primeiramente realizar seu cancelamento e após a geração de uma nova nota fiscal com os dados corretos.

Caso a Nota Fiscal esteja configurada para realizar a transmissão para a SEFAZ:

  1. Nota Fiscal Autorizada no SEFAZ: O sistema verificará se a Nota Fiscal a ser cancelada tem rejeição e transmitirá o cancelamento para o SEFAZ;
  2. Se não tiver rejeição continuará o processo de cancelamento. Caso ocorra alguma rejeição durante o processo de cancelamento junto à Receita Federal, a Nota Fiscal não será cancelada no sistema, para evitar que divergência de informações fiscais entre o sistema e a Receita Federal.
  3. Nota Fiscal Rejeitada: Se tiver rejeição o sistema apresentará uma mensagem dizendo que a Nota Fiscal tem restrições e que a numeração da Nota Fiscal será inutilizada. Nesse caso, o sistema criará novamente a pré-nota com as mesmas informações da Nota Fiscal original.
  4. Nota Fiscal Não Transmitida: Se a Nota Fiscal ainda não foi transmitida, ao ser cancelada, o sistema inutilizará a sua numeração e criará uma nova pré-nota com as mesmas informações da nota fiscal cancelada.

Atenção: Uma vez confirmado o cancelamento da Nota Fiscal, o processo não poderá ser revertido.


- Passo 1:

Acesse Módulos > Faturamento > Manutenção da Nota Fiscal de Saída > Cancelamento da Nota Fiscal de Saída/Devolução.




- Passo 2:

Realize o preenchimentos dos Filtros Obrigatórios . 

  1. Tipo de Nota: Selecione o tipo da Nota Fiscal. 
  2. Tipo: Selecione o Tipo Global da Nota Fiscal. 
  3. Nota Fiscal: Informe o número da Nota Fiscal a ser cancelada.
  4. Motivo: Informe o motivo para o cancelamento da Nota Fiscal , cujo motivo deverá estar previamente cadastrado na rotina Faturamento > Manutenção da Nota Fiscal de Saída > Cadastro de Motivos da Nota Fiscal de Saída.




- Passo 3: 

Clique em Confirmar para efetuar o cancelamento, será apresentada uma mensagem de informando que uma vez confirmado o cancelamento da Nota Fiscal, o processo não poderá ser revertido, se deseja continuar . Para Prosseguir com o processo clique no botão "Sim".




- Passo 4: 

Quando trabalhar com geração de nota fiscal pelo Pedido de Venda será apresentando a Mensagem de Confirmação : Gostaria de cancelar o pedido que originou a Nota Fiscal de Saída? (Ao escolher 'NÃO' o pedido não será alterado e será gerada uma nova pré-nota, contendo as informações da nota fiscal cancelada)

Importante: 

  1. Deverá clicar na Opção "Não" para que Pedido de Venda sejam liberado novamente e possa gerar uma nova nota fiscal .
  2. Caso clique em "Sim" o Pedido de Venda ficará como Cancelado, não podendo ser mais utilizado.



- Passo 5: 

Como a Nota Fiscal foi Rejeitada , não foi transmitida para SEFAZ , dessa forma sua numeração será inutilizada, clique em "Ok" para prosseguir. 




- Passo 6: 

Após o sistema ira gerar uma nova Pré-nota para correção.

Atenção: Anote o número da Pré-nota gerada para facilitar sua pesquisa.



- Passo 7: 

Para correção Acesse Módulos > Faturamento > Inclusão da Nota Fiscal de Saída/Devolução > Botão Pesquisar .

Para realizar a pesquisa utilize os filtros de pesquisas Tipo , Número e Lançamento.

  • Tipo: Selecione o cadastro do Tipo Global utilizado;
  • Número: Informe o número da Pré-Nota gerado após o cancelamento;
  • Lançamento: Selecione se é Nota Fiscal de Saída ou Devolução.




- Passo 8: 

Após deverá acessar o sistema FOX Vendas e Faturamento > Módulos > Faturamento > NFe Sefaz > Transmissão Inutilizações > Realizar a transmissão da Inutilização para SEFAZ.






A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
11951