Módulo Faturamento: Cancelamento de Nota Fiscal - Rejeitada pela SEFAZ
Ultima Atualização: 28/08/2020 Artigo de código : 11951        
Para realizar a correção de uma nota fiscal que foi rejeitada pela SEFAZ , deverá primeiramente realizar seu cancelamento e após a geração de uma nova nota fiscal com os dados corretos.
Caso a Nota Fiscal esteja configurada para realizar a transmissão para a SEFAZ:
- Nota Fiscal Autorizada no SEFAZ: O sistema verificará se a Nota Fiscal a ser cancelada tem rejeição e transmitirá o cancelamento para o SEFAZ;
- Se não tiver rejeição continuará o processo de cancelamento. Caso ocorra alguma rejeição durante o processo de cancelamento junto à Receita Federal, a Nota Fiscal não será cancelada no sistema, para evitar que divergência de informações fiscais entre o sistema e a Receita Federal.
- Nota Fiscal Rejeitada: Se tiver rejeição o sistema apresentará uma mensagem dizendo que a Nota Fiscal tem restrições e que a numeração da Nota Fiscal será inutilizada. Nesse caso, o sistema criará novamente a pré-nota com as mesmas informações da Nota Fiscal original.
- Nota Fiscal Não Transmitida: Se a Nota Fiscal ainda não foi transmitida, ao ser cancelada, o sistema inutilizará a sua numeração e criará uma nova pré-nota com as mesmas informações da nota fiscal cancelada.
Atenção: Uma vez confirmado o cancelamento da Nota Fiscal, o processo não poderá ser revertido.
- Passo 1:
Acesse Módulos > Faturamento > Manutenção da Nota Fiscal de Saída > Cancelamento da Nota Fiscal de Saída/Devolução.
- Passo 2:
Realize o preenchimentos dos Filtros Obrigatórios .
- Tipo de Nota: Selecione o tipo da Nota Fiscal.
- Tipo: Selecione o Tipo Global da Nota Fiscal.
- Nota Fiscal: Informe o número da Nota Fiscal a ser cancelada.
- Motivo: Informe o motivo para o cancelamento da Nota Fiscal , cujo motivo deverá estar previamente cadastrado na rotina Faturamento > Manutenção da Nota Fiscal de Saída > Cadastro de Motivos da Nota Fiscal de Saída.
- Passo 3:
Clique em Confirmar para efetuar o cancelamento, será apresentada uma mensagem de informando que uma vez confirmado o cancelamento da Nota Fiscal, o processo não poderá ser revertido, se deseja continuar . Para Prosseguir com o processo clique no botão "Sim".
- Passo 4:
Quando trabalhar com geração de nota fiscal pelo Pedido de Venda será apresentando a Mensagem de Confirmação : Gostaria de cancelar o pedido que originou a Nota Fiscal de Saída? (Ao escolher 'NÃO' o pedido não será alterado e será gerada uma nova pré-nota, contendo as informações da nota fiscal cancelada)
Importante:
- Deverá clicar na Opção "Não" para que Pedido de Venda sejam liberado novamente e possa gerar uma nova nota fiscal .
- Caso clique em "Sim" o Pedido de Venda ficará como Cancelado, não podendo ser mais utilizado.
- Passo 5:
Como a Nota Fiscal foi Rejeitada , não foi transmitida para SEFAZ , dessa forma sua numeração será inutilizada, clique em "Ok" para prosseguir.
- Passo 6:
Após o sistema ira gerar uma nova Pré-nota para correção.
Atenção: Anote o número da Pré-nota gerada para facilitar sua pesquisa.
- Passo 7:
Para correção Acesse Módulos > Faturamento > Inclusão da Nota Fiscal de Saída/Devolução > Botão Pesquisar .
Para realizar a pesquisa utilize os filtros de pesquisas Tipo , Número e Lançamento.
- Tipo: Selecione o cadastro do Tipo Global utilizado;
- Número: Informe o número da Pré-Nota gerado após o cancelamento;
- Lançamento: Selecione se é Nota Fiscal de Saída ou Devolução.
- Passo 8:
Após deverá acessar o sistema FOX Vendas e Faturamento > Módulos > Faturamento > NFe Sefaz > Transmissão Inutilizações > Realizar a transmissão da Inutilização para SEFAZ.