eSocial - S-1200/S-1210 - Erro 106 (Copiar Recibos do Portal e Informar no Sistema)

Ultima Atualização: 21/12/2022    Artigo de código : 11992             

Conforme PORTARIA/MTP Nº 667, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021 disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria/mtp-n-667-de-8-de-novembro-de-2021-359094059, a partir de 10/12 poderá ocorrer autuação em relação aos prazos, então exclusões fora do prazo não devem ser realizadas, caso haja divergência deve ser realizado a RETIFICAÇÃO.



Atenção: Ao realizar o procedimento de cópia de recibo é importante se atentar a data do envio, ou seja, se for igual copia o protocolo. Se a data for diferente, envia o S-3000 do S-1200 e reenvia novamente. 

- Passo 1: Acesse o Portal eSocial > localize o registro apontado no erro. 

Se for no S-1200: Gestão de Folha de Pagamento>Selecione Competência>Remuneração Devida:


Se for no S-1210: Gestão de Folha de Pagamento>Selecione a Competência>Trabalhadores>Pagamentos:


- Passo 2: Localize Número do Recibo e copie:


- Passo 3:  Acesse o sistema, no Histórico de Protocolos com Erro >Trocar Nº Recibo do registro apontado com erro, Clique em Atualizar:


- Passo 4: Na tela informe o número do Recibo copiado do Portal e clique em Atualizar:

- Passo 5: Clique em 'Sim' na mensagem "Realmente deseja alterar o Número do Recibo do eSocial?


- Passo 6: Clique em 'OK' na mensagem "Alteração realizada com sucesso!"


IMPORTANTE! Considerando as regras hierárquicas do eSocial, quando o erro 106 ocorre no evento S-1200 o evento S-1210 não foi enviado, portanto após realizar o procedimento de Copia de Recibo do evento S-1200, basta acessar Geração dos Eventos Periódicos e Reenviar.

Quando o número de protocolo que o usuário estiver incluindo no botão “Atualizar” já existir no sistema, por exemplo, quando copiado o número de protocolo da ficha S-1210 e tentar atualizar na ficha S-1200, o sistema não deve permitir, pois já está sendo usado em registros diferente.

Quando gravado o número de recibo nos eventos periódicos, o evento em questão entra em processamento para validação dos relatórios. Os outros eventos não periódicos que forem validados com número de recibo não serão enviados para processamento




Atenção: O erro também ocorre quando não há informações de duplo vinculo Matriz / Filial, ou seja, quando o funcionário tem duas matriculas tanto na Matriz e na filial e ambos estão ATIVOS. 

O primeiro envio de periódicos é recebido com sucesso, porém no segundo envio ocorre erro 106 pois a raiz do CNPJ é a mesma, ou seja não deveria gerar periódicos 02 vezes pela mesma empresa, e sim totalizar no CNPJ RAIZ, o sistema não administra essa situação, nesse caso orientamos a migração para nosso módulo MGC, para mais informações entre em contato com suporte. 


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