EFD Contribuições - Ausência de PIS/COFINS

Ultima Atualização: 21/10/2022    Artigo de código : 12021             

Ao validar o arquivo da EFD Contribuições no PVA (Programa Validador e Assinador) e não apresentar as contribuições de PIS/COFINS, siga as orientações conforme abaixo:


1° PASSO 

Verifique se os cadastros e as notas estão com CST Tributável.


A) Notas de serviço – “Cadastros > Prestação de serviço > Item de Serviço”, campo Informações referentes ao PIS/COFINS.




Verifique também, se as notas estão com o Item de Serviço na aba Serviço:




B) Notas de Compra/Venda/Frete – no "Menu Cadastros > Genéricos > Natureza de Operação”, campo Informações referentes ao PIS/COFINS.




Atenção: No campo Prioridade a ser considerada nos Lançamentos, definir se a prioridade para utilização do CST no lançamento e na importação de notas fiscais, será do cadastro do produto ou do cadastro do CFOP.
 
Se marcada opção CST cadastrado nos produtos, no lançamento e na importação de notas, será considerado o CST informado no produto que está sendo lançado.
 
Se marcada a opção CST cadastrado no CFOP/Variação, no lançamento e na importação de notas será considerado o CST do CFOP.
 
Extremo cuidado deve ser tomado em relação a este parâmetro, uma vez que poderá ter impacto direto na importação de notas fiscais.
A prioridade deverá ser considerada a do produto quando a tributação se dá pelo tipo de produto, independente da operação.


Exemplo: Em CFOPs de venda (5101, 5102 etc) o produto geralmente será tributado.  Mas determinados produtos podem ser isentos, tributados a alíquota zero ou sujeitos à substituição tributária. Nesse caso, mesmo que no CFOP/variação esteja informado o CST 01, os lançamentos serão considerados conforme cadastrados no produto.


Por outro lado, a prioridade deverá ser considerada a do CFOP/Variação quando a tributação se dá pela natureza da operação, independente da tributação do produto.

Exemplo: Nos CFOP que não representam venda (Simples remessa, bonificação, remessa para conserto etc.) pouco importa qual é o produto que está sendo enviado. Estas operações não serão tributadas.

Observação: Para frete, neste campo de prioridade a ser considerada nos lançamentos sempre deixar pela CFOP/Variação, uma vez que estes não possuem itens.


2° PASSO

Confirmar as informações no “Menu Relatórios > Gerenciais > Relatório de Conferência dos Itens das Notas”.


Este é o melhor relatório para a verificação dos dados. Gere o relatório marcando a opção: Listar itens da nota fiscal, marcando os tributos PIS e COFINS.




Dar especial atenção à coluna Diferença. Caso ocorra diferenças, verificar as colunas PIS Nota e PIS Itens para identificar se tem algum problema nos lançamentos.
A EFD considera as informações dos itens das notas, portanto, verifique a divergência e ajuste.




3° PASSO

Realize a apuração de tributos e confira os dados na memória de cálculo, em “Tributos > Apuração Mensal”.


4° PASSO

Após, realize a geração do arquivo no “Menu Módulos > Geração de arquivos > SPED > EFD Contribuições > Geração do arquivo”.


5° PASSO

Depois da importação do arquivo no PVA, realize a apuração dos tributos. Verifique o passo a passo, CLIQUE AQUI.


Se mesmo depois da apuração ainda ocorrer erros nos registros M200, M205, M600 e M605, verificar se não existe diferença de centavos.


Os registros M200 e M205 (PIS), M600 e M605 (COFINS), devem ter valores iguais para cada tributo. Pode ocorrer a diferença de centavos por questão de arredondamento.




Para correção, ajuste o valor do M205 para o mesmo que está no M200, faça o mesmo para o M605 e valide novamente.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
12021