eSocial - Exportações Diversas - Erro: 409 Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB. A falha pode ser temporária, tente novamente mais tarde
Ultima Atualização: 03/12/2021 Artigo de código : 12550        
Situação 1: Divergências na Configuração de exportação eSocial
Confirme se o CNPJ do certificado para Assinatura é CNPJ da empresa, o erro é ocasionado quando o certificado de assinatura está com o CNPJ informado diferente da empresa em questão. No caso de configuração individualizada por empresa, o campo CNPJ não deve estar preenchido e opção " Não usar CNPJ/CPF da assinatura " deve estar habilitado.
IMPORTANTE:
- A procuração do certificado deve estar valida no E-cac, para mais informações consulte o Portal e-cac.
- No caso de empresa pessoa Física com configuração pra considerar o CPF da empresa, portanto configurando a opção
"Não usar CNPJ/CPF da assinatura" na configuração de transmissão, validar no e-cac se o cpf da empresa está correto no cadastro de CAEPF, o CAEPF utiliza como base o CPF, portanto não pode haver CPF diferente do CAEPF.
As informações devem ser confrontadas através do CPF informado no cadastro da empresa e CAEPF no site do ecac.
Situação 2:Instabilidade no Portal
O erro ocorre devido instabilidade no Portal eSocial no momento de tentativa de transmissão. De forma geral a instabilidade costuma ser momentânea, sendo assim basta aguardar e realizar tentativas de envio.
- Passo: 1 Acesse Menu eSocial>Acompanhamento de Transmissões execute Limpar Fila e realize tentativas de transmissões do evento em questão.
Informações Complementares:
Quando ocorrem mensagens relacionadas a instabilidade do webservice do eSocial significa que o problema está nos servidores do eSocial, ou seja, não há nenhum procedimento que possa ser realizado no seu SISTEMA que resolva esse tipo de erro. Portanto, deve aguardar estabilidade do Portal eSOCIAL.
Já realizou tentativas de envio em período prolongado, sem sucesso de transmissão.
Orientamos registrar uma ocorrência no portal eSocial. Isso é necessário, pois, em alguns casos existe um erro no webservice do eSocial que precisa de ajuste.
Procedimentos de Abertura de chamado no eSocial.
Acesse Portal eSocial
Localize o campo "Empresa" e clique em "eSocial Empresas (ambiente de produção - com validade jurídica)"
Clique no evento com erro.
Preenchendo o formulário
Após clicar no evento com erro abrirá o formulário para que seja preenchido informando o erro que está ocorrendo.
No campo "Indique o problema encontrado" selecione "Erro"
Preencha a Razão Social, CNPJ, e-mail, Nome do responsável pela solicitação e Telefone para contato
Preencha o campo "Sua Mensagem" informando o erro
No campo "Anexo" clique em "Escolher Arquivo", selecione o XML e clique em "Abrir" ( CLIQUE AQUI para acessar procedimentos de gerar xml)
Após preencher todos os campos clique em "Enviar"
Aguarde a resposta do portal.