ECD / ECF - Consolidação das Empresas (Matriz e Filiais) - Cadastro da Empresa Consolidada
Ultima Atualização: 11/06/2025 Artigo de código : 12552        
Para geração dos arquivos da ECD e ECF, é permitido a entrega de uma única empresa que tenha consolidado as informações de matriz e filiais.
Para consolidação de informações para gerar as escriturações, é necessário criar uma nova empresa no sistema Office Contábil que, para fins de consolidação de informações apenas.
Dica: Recomenda-se utilizar Plano de Contas Genéricos, quando existe Empresa Matriz / Filiais, justamente para evitar inconsistências relacionadas ao Plano de Contas no momento da Consolidação de Dados.
Para criar a empresa, acesse "Arquivos > Empresas", e clique em "Novo". Pode colocar as informações da Matriz nela e clicar em "Gravar".
Como o exemplo da imagem a seguir, a empresa 0555 Consolidada, 0556 Matriz e 9999 Filial 1.

Observação: Manter a empresa inativa quando não for entregar as obrigatoriedades para não impactar módulos como Folha de Pagamento e Escrita Fiscal. Sendo assim, mantenha as opções desmarcadas no cadastro da empresa. Apenas deixe habilitado a opção "Contabilidade".

Todas as empresas, seja matriz ou qualquer filial, tem que ter o "mesmo plano de contas, históricos" e passar pela ativação em "Arquivos > Ativa uma Empresa", ainda que não tenham movimentações.
Feito o cadastro da empresa, siga para as "Parametrizações da Empresa Consolidada" CLIQUE AQUI.