ECD / ECF - Consolidação das Empresas (Matriz e Filiais) - Cadastro da Empresa Consolidada
Ultima Atualização: 12/06/2024 Artigo de código : 12552        
Para geração dos arquivo da ECD e ECF, é permitido a entrega de uma única empresa que tenha consolidado as informações de matriz e filiais.
Para consolidação de informações para gerar as escriturações, é necessário criar uma nova empresa no sistema Office Contábil que, para fins de consolidação de informações apenas.
Dica: Recomenda-se utilizar Plano de Contas Genéricos, quando existe Empresa Matriz / Filiais, justamente para evitar inconsistências relacionadas ao Plano de Contas no momento da Consolidação de Dados.
Para criar a empresa, acesse o "Menu Arquivos > Empresas", e clique em "Novo". Pode colocar as informações da Matriz nela e clicar em "Gravar".
Como o exemplo da imagem a seguir, a empresa 9999 Consolidada, 9998 Matriz e 9997 Filial 1.
Observação: Manter a empresa inativa quando não for entregar as obrigatoriedades para não impactar módulos como Folha de Pagamento e Escrita Fiscal. Sendo assim, mantenha as opções desmarcadas no cadastro da empresa. Apenas deixe habilitado a opção "Contabilidade".
Todas as empresas, seja matriz ou qualquer filial, tem que ter o mesmo plano de contas, históricos e passar pela ativação "Menu Arquivos > Ativa uma Empresa", ainda que não tenham movimentações.
Feito o cadastro da empresa, siga para as Parametrizações da Empresa Consolidada CLIQUE AQUI.