Acesso ao Sistema - Compartilhamento e Mapeamento - Servidor/Terminal

Ultima Atualização: 15/02/2023    Artigo de código : 12620             

Importante: Os procedimentos contidos nesse artigo são de total responsabilidade do cliente e devem ser realizados por alguém com conhecimento técnico na área, como por exemplo um profissional de T.I da empresa do cliente.
O suporte técnico disponibiliza o material com as informações e orientações necessárias para a ação mas NÃO realiza o Compartilhamento | Mapeamento.

Caso tenha duvidas nos procedimentos e/ou deseje que os procedimentos sejam realizados por especialistas da IOB, poderá entrar em contato com Suporte técnico ou área Comercial para Contratação do Serviço.

Estas são algumas mensagens que o sistema pode apresentar indicando que não foi realizado o mapeamento ou foi realizado de maneira incorreta:



PASSO 1 - COMPARTILHANDO A PASTA CORRETA NA REDE

Para o mapeamento funcionar, primeiro deve ser compartilhado a pasta correta na rede. Para isso acesse sempre a máquina do Servidor e compartilhe a pasta "anterior" à pasta Folhawin.


Exemplo A: Quando o sistema foi instalado em alguma unidade de disco e a próxima pasta já é a Folhawin

Por padrão, ao ser instalado o sistema, ele é instalado na unidade de disco C:\. Deste modo, o caminho padrão da pasta do sistema seria C:\Folhawin, conforme a imagem a seguir:


No exemplo acima, o sistema será aberto normalmente no Servidor visto que a pasta Folhawin está direto dentro do C:

Porém, para que o sistema funcione nos Terminais, é necessário compartilhar na rede o C: (pois seria a pasta anterior a Folhawin), além disso é necessário fazer as instalações necessárias no terminal conforme essa FAQ, e também é necessário fazer o Mapeamento no terminal, conforme o PASSO 2 deste artigo (o Mapeamento nada mais é que pegar na rede esse caminho do C: que foi compartilhado no servidor e fazer com que esse caminho seja acessado direto pelo terminal).

Um outro detalhe é que não tem problema se realizou a instalação em uma unidade de disco diferente do C: , o importante nesse exemplo é a pasta Folhawin "estar criada diretamente dentro dessa unidade de disco".


Exemplo B: Quando o sistema foi instalado em alguma unidade de disco MAS a pasta Folhawin foi colocada dentro de OUTRA PASTA:

Caso o sistema tenha sido instalado num caminho diferente, como por exemplo C:\Sistemas\Folhawin, nesse caso, deve ser compartilhado na rede a pasta Sistemas (pois seria a pasta anterior a Folhawin).

Novamente, para que o sistema funcione nos Terminais, é necessário fazer as instalações necessárias no terminal conforme essa FAQ, e também é necessário fazer o Mapeamento no terminal, conforme o PASSO 2 deste artigo.

Para compartilhar a pasta na rede, nesse exemplo, iria clicar com botão direito na pasta Sistemas > Propriedades > na aba Compartilhamento clicar em Compartilhar.



Importante: Nesse cenário, o sistema NÃO iria funcionar no Servidor se tentasse abrir ele pelo caminho do C:\Sistemas\Folhawin, pois existe a pasta Sistemas "separando" o caminho entre a Folhawin e a unidade de disco. Para corrigir isso no Servidor, teria que fazer o Mapeamento da pasta Sistemas no próprio Servidor (imagine que criou o mapeamento no Servidor na letra D: ). Assim, a nova unidade de disco que foi mapeada vai estar com o caminho direto, exemploD:\Folhawin  , e os arquivos e atalhos do sistema deverão ser aberto por esse caminho.


PASSO 2 - MAPEAMENTO DA PASTA QUE FOI COMPARTILHA 
Para realizar o Mapeamento, voce deve encontrar a pasta que foi compartilhada no servidor, para isso, vá na máquina do terminal que deseja criar o mapeamento e na pesquisa do Windows digite:  \\Nome_do_Servidor    ou    \\IP_do_Servidor.


Exemplo: Imagine que o nome da máquina do Servidor é: Servidor123 (é possível ver o nome do computador clicando com botão direito em Este Computador > Propriedades).

Iria digitar assim no terminal:  \\Servidor123

Após isso, irá abrir uma pasta para que possa criar o Mapeamento:

Usando o Exemplo B do PASSO 1, onde foi compartilhada a pasta Sistemas, teríamos agora que clicar com botão direito na pasta Sistemas > Mapear unidade de rede... > escolha para qual letra deseja criar a unidade de disco e pronto!

Após concluir a criação do Mapeamento, todos os arquivos ou atalhos devem ser abertos por esse caminho.

Neste exemplo, criamos o Mapeamento no W:
Nesse exemplo o nome da máquina que usamos para tirar o print era "AMR-002233-DS", mas se fosse Servidor123 iria vir com o nome ali ou com o IP do servidor.

Importante: Observe que ao clicar no W: já deve-se enxergar a Folhawin diretamente lá dentro. Caso a Folhawin não esteja aparecendo, então é porque o Mapeamento foi realizado incorretamente, onde deve ter sido compartilhado a pasta incorreta na rede (PASSO 1).



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
12620