Acesso ao Sistema - Compartilhamento e Mapeamento - Servidor/Terminal
Ultima Atualização: 15/02/2023 Artigo de código : 12620        
Importante: Os procedimentos contidos nesse artigo são de total responsabilidade do cliente e devem ser realizados por alguém com conhecimento técnico na área, como por exemplo um profissional de T.I da empresa do cliente.
O suporte técnico disponibiliza o material com as informações e orientações necessárias para a ação mas NÃO realiza o Compartilhamento | Mapeamento.
Caso tenha duvidas nos procedimentos e/ou deseje que os procedimentos sejam realizados por especialistas da IOB, poderá entrar em contato com Suporte técnico ou área Comercial para Contratação do Serviço.
Estas são algumas mensagens que o sistema pode apresentar indicando que não foi realizado o mapeamento ou foi realizado de maneira incorreta:
PASSO 1 - COMPARTILHANDO A PASTA CORRETA NA REDE
Para o mapeamento funcionar, primeiro deve ser compartilhado a pasta correta na rede. Para isso acesse sempre a máquina do Servidor e compartilhe a pasta "anterior" à pasta Folhawin.
Exemplo A: Quando o sistema foi instalado em alguma unidade de disco e a próxima pasta já é a Folhawin
Por padrão, ao ser instalado o sistema, ele é instalado na unidade de disco C:\. Deste modo, o caminho padrão da pasta do sistema seria C:\Folhawin, conforme a imagem a seguir:
No exemplo acima, o sistema será aberto normalmente no Servidor visto que a pasta Folhawin está direto dentro do C:
Porém, para que o sistema funcione nos Terminais, é necessário compartilhar na rede o C: (pois seria a pasta anterior a Folhawin), além disso é necessário fazer as instalações necessárias no terminal conforme essa FAQ, e também é necessário fazer o Mapeamento no terminal, conforme o PASSO 2 deste artigo (o Mapeamento nada mais é que pegar na rede esse caminho do C: que foi compartilhado no servidor e fazer com que esse caminho seja acessado direto pelo terminal).
Um outro detalhe é que não tem problema se realizou a instalação em uma unidade de disco diferente do C: , o importante nesse exemplo é a pasta Folhawin "estar criada diretamente dentro dessa unidade de disco".
Exemplo B: Quando o sistema foi instalado em alguma unidade de disco MAS a pasta Folhawin foi colocada dentro de OUTRA PASTA:
Caso o sistema tenha sido instalado num caminho diferente, como por exemplo C:\Sistemas\Folhawin, nesse caso, deve ser compartilhado na rede a pasta Sistemas (pois seria a pasta anterior a Folhawin).
Novamente, para que o sistema funcione nos Terminais, é necessário fazer as instalações necessárias no terminal conforme essa FAQ, e também é necessário fazer o Mapeamento no terminal, conforme o PASSO 2 deste artigo.
Para compartilhar a pasta na rede, nesse exemplo, iria clicar com botão direito na pasta Sistemas > Propriedades > na aba Compartilhamento clicar em Compartilhar.
Importante: Nesse cenário, o sistema NÃO iria funcionar no Servidor se tentasse abrir ele pelo caminho do C:\Sistemas\Folhawin, pois existe a pasta Sistemas "separando" o caminho entre a Folhawin e a unidade de disco. Para corrigir isso no Servidor, teria que fazer o Mapeamento da pasta Sistemas no próprio Servidor (imagine que criou o mapeamento no Servidor na letra D: ). Assim, a nova unidade de disco que foi mapeada vai estar com o caminho direto, exemplo: D:\Folhawin , e os arquivos e atalhos do sistema deverão ser aberto por esse caminho.
PASSO 2 - MAPEAMENTO DA PASTA QUE FOI COMPARTILHA
Para realizar o Mapeamento, voce deve encontrar a pasta que foi compartilhada no servidor, para isso, vá na máquina do terminal que deseja criar o mapeamento e na pesquisa do Windows digite: \\Nome_do_Servidor ou \\IP_do_Servidor.
Exemplo: Imagine que o nome da máquina do Servidor é: Servidor123 (é possível ver o nome do computador clicando com botão direito em Este Computador > Propriedades).
Iria digitar assim no terminal: \\Servidor123
Após isso, irá abrir uma pasta para que possa criar o Mapeamento:
Usando o Exemplo B do PASSO 1, onde foi compartilhada a pasta Sistemas, teríamos agora que clicar com botão direito na pasta Sistemas > Mapear unidade de rede... > escolha para qual letra deseja criar a unidade de disco e pronto!
Após concluir a criação do Mapeamento, todos os arquivos ou atalhos devem ser abertos por esse caminho.
Neste exemplo, criamos o Mapeamento no W:
Nesse exemplo o nome da máquina que usamos para tirar o print era "AMR-002233-DS", mas se fosse Servidor123 iria vir com o nome ali ou com o IP do servidor.
Importante: Observe que ao clicar no W: já deve-se enxergar a Folhawin diretamente lá dentro. Caso a Folhawin não esteja aparecendo, então é porque o Mapeamento foi realizado incorretamente, onde deve ter sido compartilhado a pasta incorreta na rede (PASSO 1).