ECD - Bloco J - Como parametrizar o sistema

Ultima Atualização: 10/06/2024    Artigo de código : 12674             

Geração do Bloco J – Demonstrações Contábeis. Este Bloco e seus Registros, são gerados conforme parametrização das telas abaixo:


• Registro J001: Abertura do Bloco J - Registro gerado automaticamente pelo sistema, indicando se há informações previstas para este bloco.


• Registro J005: Demonstrações Contábeis - Este registro será gerado, a partir do período de Apuração das Demonstrações, parametrizado em "Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações". E no momento da Geração do Arquivo da ECD, é necessário habilitar a opção "Gerar Demonstrações Contábeis (Balanço/ DRE)".


• Registro Registro J100: Balanço Patrimonial - Neste registro deve ser informado o Balanço Patrimonial da pessoa jurídica a partir dos códigos de aglutinação informados no registro I052. O balanço patrimonial, será exibido de acordo com a ordem dos códigos de aglutinação, considerando a estrutura hierárquica informada (níveis das contas).


• Registro Registro J150: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) - Neste registro deve ser informada a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da pessoa jurídica a partir dos códigos de aglutinação informados no registro I052. A demonstração do resultado do exercício, será exibida de acordo com a ordem definida no campo “J150.NU_ORDEM (Campo 02)”


Os registros mencionados acima: J005, J100 e J150, serão gerados a partir das parametrizações da tela de Apuração das Demonstrações "Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações"


E no momento da Geração do Arquivo da ECD "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD > Aba Demonstrações Contábeis", é necessário habilitar a opção "Gerar Demonstrações Contábeis (Balanço/ DRE)":



Importante: É necessário que a contabilidade esteja finalizada, e que não haja mais nenhuma necessidade de fazer movimentos no Exercício. O Balanço Patrimonial, não pode ter diferenças de saldos, para a entrega da ECD. E é necessário, configurar o TIPO DRE no Plano de Contas, para emissão do relatório DRE de forma correta, veja o passo a passo  CLIQUE AQUI.


• Registro J210: DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados/DMPL – Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido - Este registro é facultativo, nele deverá ser informada a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ou a Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). A partir das parametrizações da DMPL, será possível gera-la através de fatos contábeis no Registro J210. Para compor esse registro, o sistema buscará as informações presentes no Relatório da DMPL, para saber como parametrizar este relatório, CLIQUE AQUI, para ver o Passo a Passo.

Os lançamentos vinculados a DMPL, precisam ter o "Tipo DMPL" informado na tela do lançamento.

Antes de seguir com a geração do Arquivo, é necessário realizar a Apuração das Demonstrações "Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações" E para que o Registro J210 seja gerado levando os dados da DMPL, na Geração do Arquivo da ECD é necessário habilitar a opção: "Gerar DMPL/DLPA".


• Registro J215: Fato Contábil que Altera a Conta Lucros Acumulados ou a Conta Prejuízos Acumulados ou Todo o Patrimônio Líquido - Neste registro deverão ser informados os fatos contábeis que alteram a conta "Lucros Acumulados" ou a conta "Prejuízos Acumulados" ou quaisquer outras contas do Patrimônio Líquido.  A ordem de apresentação dos registros J215 representará a ordem de exibição dos fatos contábeis da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Portanto, o primeiro registro J215 deve conter o saldo inicial do código de aglutinação do registro J210. O sistema para compor este registro, buscará as informações presentes no Relatório da DMPL, para saber como parametrizar este relatório, CLIQUE AQUI  para ver o Passo a Passo.


Importante: É importante frisar que o sistema gera os dados da DMPL automaticamente diante das parametrizações que foram preenchidas para essa demonstração. Já para a DLPA, caso a empresa precise informar este relatório na ECD é necessário adicionar como RTF conforme o próximo passo, pois, o sistema não gera automaticamente como é feito com a DMPL.


• Registro J800: Outras Informações - Este registro não é obrigatório e permite que sejam anexados arquivos em formato texto RTF (Rich Text Format) na escrituração, que se destina a receber informações que devam constar do livro, tais como notas explicativas, outras demonstrações contábeis, pareceres, relatórios, etc.

O sistema gera automaticamente o Balanço, DRE e DMPL de acordo com opções habilitadas na tela de Geração do Arquivo da ECD. As demais declarações que a empresa necessita, ou quer entregar na ECD, é necessário emitir pelo sistema e salvar no formato .RTF, para assim adicionar na geração do arquivo.

Para adicionar acesse "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD" habilite o campo: "Adicionar Arquivos *RTF (J800)", defina na tela que será aberta o "Tipo de Documento" e Selecione Arquivo RTF. Após preencher todos os campos e "Adicionar" tudo o que deseja, clique e em "OK" para finalizar.


• Registro J801:  Termo de Verificação para Fins de Substituição da ECD - Este registro deve ser utilizado obrigatoriamente no caso de Substituição de um arquivo da ECD, conforme previsão da Instrução Normativa RFB no 1.420/2013. A entidade deverá preencher o Registro J801 – Termo de Verificação Para Fins de Substituição da ECD, detalhando os erros que deram motivo à substituição.

Para anexar o Termo, ele deve ter sido salvo em .RTF, depois acesse "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD" a opção: "Gerar Demonstrações Contábeis (Balanço/DRE)", deve estar habilitado. A "Finalidade" deve ser: "Substituta". Marque a opção: "Adicionar Arquivos *RTF (J801)", defina na tela que será aberta o "Motivo da Substituição" uma Descrição e Selecione Arquivo RTF. Após preencher todos os campos e "Adicionar" o que deseja, clique e em "OK" para finalizar


• Registro J900: Termo de Encerramento - Este registro fornece os dados do termo de encerramento da escrituração. Estes dados devem estar em sincronia com o Termo de Abertura. 

Os dados deste registro, serão gerados a partir da tela de geração do arquivo da ECD e cadastro da empresa e estabelecimento.


"Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD > Aba Dados Gerais" campos "Ano Calendário", "Período", "Forma de Escrituração", "Nome do Arquivo" e "Número do Livro Contábil":




No cadastro do Estabelecimento, acesse "Menu Cadastro de Estabelecimento > Estabelecimento > Aba Cadastrais" campo "Razão" e "Razão completa"



• Registro J930: Signatários da Escrituração - Este registro identifica os signatários da escrituração. Contador/Contabilista e Responsável pela ECD.

Para o cadastro do contador "Menu Cadastros > Responsáveis" e preencha as informações referente aos campos: Nome, Função, CPF, Telefone, e-mail e, o todo o quadro Contador: CRC, UF, Ano e Validade (Validade da Certidão de Regularidade Profissional):


Para cadastro do Sócio, o sistema puxa os dados preenchidos no "Menu Cadastro do Estabelecimento > Aba Representantes"



• Registro J932: Identificação dos Signatários da Escrituração e do Termo de Verificação para Fins de Substituição da ECD - Este registro identifica os signatários do Termo de Verificação para Fins de Substituição da ECD. As ECD substitutas devem ter o Termo de Verificação para fins de Substituição da ECD assinado:

   I - pelo próprio profissional da contabilidade que assina os livros contábeis substitutos; e

   II - quando as demonstrações contábeis tenham sido auditadas por auditor independente, pelo próprio profissional da contabilidade que assina os livros contábeis substitutos e também pelo seu auditor independente.

Para que seja possível informar um responsável diferente do contador responsável pelo estabelecimento o responsável deve ser previamente cadastrado em "Menu Cadastros > Responsáveis" com a denominação "Contador"


Na tela de Geração do Arquivo da ECD "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD > Aba Dados Gerais" a "Finalidade" do arquivo deve estar como "Substituta", assim será possível selecionar o contador diferente:



• Registro J935: Identificação dos Auditores Independentes - Este registro identifica os auditores independentes e deve ser preenchido quando o indicador de entidade sujeita a auditoria independente estiver habilitado. Registro normalmente gerado por empresas de grande porte. (Empresa é entidade sujeita a auditoria independente – Ativo Total superior a R$ 240.000.000,00 ou Receita Bruta Anual superior R$300.000.000,00).

Na tela de Geração do Arquivo da ECD, acesse a "Aba Auditoria Independente" marque o campo "Entidade Sujeita a Auditoria Independente" e informe os dados do Auditor:



• Registro J990: Encerramento do Bloco J - Registro gerado automaticamente pelo sistema, indicando o encerramento do bloco e informando a quantidade de linhas (registros) existentes neste bloco. 



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
12674