eSocial - Erros 702, 247 e 388 - FPAS, Terceiros, Classificação Tributária e Lotação
Ultima Atualização: 28/09/2023 Artigo de código : 12677        
CAUSA
Esses erros aparecem quando a parametrização do cadastro da empresa está em desacordo com o manual do eSocial.
É preciso revisar alguns campos do sistema conforme orientações das tabelas 4, 8 e 22 do próprio manual do eSocial.
Atenção: Não é do escopo do suporte informar o código correto, apenas direcionar o cliente para o devido preenchimento, todas as informações referente a cadastro são de responsabilidade das empresas.
PASSO 1
Acesse o "Menu Cadastro de Empresa > Parâmetros > eSocial\REINF > Parâmetros I" e verifique a classificação tributária de acordo com a empresa.PASSO 2
Acesse o "Menu Cadastro de Estabelecimento > Estabelecimento > Parâmetros > Folha de Pagamento > Cálculo/eSocial" e verifique os campos FPAS, RAT, Terceiros, Alíquota
RAT e FAP.PASSO 3
É
no cadastro do estabelecimento através do histórico, na consulta do XML do S-1020
que é possível identificar a lotação. É criada à partir das informações corretas nos
campos: FPAS, RAT e Terceiros.
PASSO 4
Caso a empresa possua cadastrado Tomador de Serviços também é possível verificar o campo de lotação através do "Menu Módulos > Tomadores de Serviço > Cadastro de Tomadores" e verificar o tipo de Lotação.Manual do eSocial para consultar as Tabelas: 4, 8 e 22 CLIQUE AQUI PASSO 5
Após corrigir o cadastro no sistema, verificar no portal do eSocial o inicio da validade dos eventos S-1000, S-1005 e S-1020, caso estejam divergentes deverá fazer a retificação no histórico eSocial no Cadastro da Empresa e Estabelecimento.
Informar o mesmo iniValid como está informado no portal do eSocial.
PASSO 6
Para finalizar basta reenviar.
Verificar dentro do portal do eSocial, se a classificação tributária que consta nos S-1000 enviados condizem com a realidade da empresa, conforme as datas de inivalid.
Dessa forma, precisa se atentar a todos os eventos S-1000 e suas datas de validade para verificar se as informações estão compatíveis com o S-1005 e o S-1020 que estão sendo enviados.
Lembrando que o S-1000, S-1005 e S-1020 precisam estar compatíveis, e o eSocial faz esta validação de compatibilidade das informações conforme as datas de validade, dos 3 eventos.