Fórmulas - Criação de Eventos para Cálculos Específicos

Ultima Atualização: 23/10/2024    Artigo de código : 12696             

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

- Os eventos padrões do Sistema e eventos já enviados ao eSocial e utilizados em folhas retroativas, não podem ser alterados. 

- Quando o cálculo incorporar outros eventos (rotina diversas ou rotina fórmula), o evento a ser criado deve possuir numeração superior aos eventos constantes na composição de cálculo

Exemplo: Para criar uma fórmula com cálculo que some os eventos 1000, 1001, 1002 e 1003, o evento a ser criado deve ter numeração a partir do código 1005.

- A estrutura da fórmula é composta por variáveis que são "Expressões" que utilizamos para capturar uma informação ou um valor de um determinado campo, independente de qual seja este valor. O salário do funcionário, por exemplo, é diferente conforme o preenchido no cadastro, portanto deve ser usado variável SALARIO que irá buscar o valor preenchido para cada funcionário.


Para acessar exemplos de cálculo de fórmulas CLIQUE AQUI


PASSO 1

Antes de criar uma fórmula, 2 critérios fundamentais devem ser respeitados:

- Entender exatamente qual é o cálculo desejado.

- Conseguir realizar o cálculo na calculadora com valor final correto.

Se não garantirmos essas regras, não será possível criar a fórmula, pois sem entender a primeira, não será possível testar a fórmula e se não conseguir fazer o cálculo na calculadora, não teremos os parâmetros para criação.


PASSO 2

Acesse o Menu "Arquivos > Eventos > Cadastro", acesse aba "Pesquisa" e verifique os códigos disponíveis para criação de novos eventos.


PASSO 3

Clique em "Novo".

Observação: Deve-se respeitar o intervalo de criação para o cálculo desejado.


PASSO 4

Após selecionar o evento com numeração adequada, conforme a necessidade de cálculo, preencha os campos "Descrição", "Início" e configure a rotina "999 - Fórmula".  


PASSO 5

Na aba "Configurações", configure as incidências para cálculo dos tributos no sistema e eSocial. Será habilitado o campo para digitação da estrutura da fórmula, caso já tenha criado ou acesse opção "Criar Fórmula".


PASSO 6

Ao clicar em "Criar Fórmula", será direcionado ao ambiente de criação, com a tabela de variáveis para adicionar ao conteúdo a estrutura do cálculo desejado.


Funcionalidades de cada Variável:

SALARIO – Para mensalistas, busca o valor integral do salário informado no cadastro do funcionário. Para horistas, busca o salário hora.

 

SALHORA – Busca o valor do salário integral e divide pelo número de horas/mês no cadastro do funcionário, chegando assim no valor do salário hora. 

 

SALMIN – Busca o valor do salário mínimo informado na tabela de INSS.

 

HORASDSR – Busca a quantidade de horas de DSR existente na tabela de DSR da empresa.

 

HORASMES – Busca a quantidade de Horas/mês informada no cadastro do funcionário.

 

DIASUTEIS – Busca a quantidade de dias úteis existente na tabela de DSR da empresa.

 

DOMFER – Busca a quantidade de dias de DSR existente na tabela de DSR da empresa.

 

MTOTVEN – Considera os eventos de vencimento lançados no holerite do funcionário, exceto eventos de arredondamento (1480) e eventos com as rotinas: Cálculo Interno e % Sobre Salário Bruto.

 

MTOTDES – Considera os eventos de desconto lançados no holerite do funcionário, exceto evento de adiantamento (5610), evento de pensão (5810), evento de contribuição (5750,5870) eventos de arredondamento (5660,8951), eventos de INSS (9850,9852,9860,5690), eventos de IRRF (5700,5710, 9870,9872) e eventos com as rotinas: Cálculo Interno e % Sobre Salário Bruto.

Observação: O evento 5750 não é considerado quando está no lançamento automático, mas se for digitado manualmente o valor é incorporado automaticamente.

  

MVALSALM – Busca o valor integral do salário informado no cadastro do funcionário.

 

REFERENCIA – Busca o que será informado no campo Ref. ao lançar o evento que foi criada a fórmula.

 

R( ) - Busca a referência lançada na digitação de holerite do evento inserido dentro da expressão.


ROUND - Essa variável arredonda um número especificado de casas decimais, exemplo: arredonda para duas casas após a vírgula.

 

SINDIC_PISO( ) – Busca o valor do piso do sindicato do funcionário informado no cadastro do sindicato.

 

SOMA(" ") - Faz a somatória de todos os eventos inseridos dentro da expressão separados por ponto-vírgula. 

 

SUB(" ") - Faz a subtração de todos os eventos inseridos dentro da expressão separados por ponto vírgula. 


TRUNCA - Essa variável retorna um número especificado de casas decimais, exemplo: retorna duas casas após a vírgula (sem arredondar).

 

VARIAVEIS – Faz a somatória dos eventos lançados para o funcionário com código entre 0500 e 0790.

 

V( ) - Busca o valor lançado na digitação de holerite do evento inserido dentro da expressão.



VA ( ) - Busca o valor do evento na folha de adiantamento, deve ser informado o evento utilizado.



PASSO 7

Para que os cálculos sejam realizados corretamente a cada cálculo desejado, deve-se abrir e fechar os Parênteses ( ).


Entendendo o Parêntese:

- Eles servem para finalizar um cálculo, como se fosse o sinal de igual que temos na calculadora. 

- Além de fechar o cálculo, o parêntese define que será feito primeiro dentro da fórmula sempre de dentro para fora. 

- Só não é usado na última operação do cálculo.


Exemplo 1: 

Desejo somar R$10,00 mais R$15,00 mais R$20,00.  

Na calculadora: 10+15=25 +20=45

Na fórmula: (10+15)+20


Exemplo 2:

Desejo somar o salário de R$1000,00 de um funcionário mensalista mais o evento 1110 no valor de R$200,00, depois dividir esse valor por 220 horas/mês que ele trabalha e multiplicar por 15 horas trabalhadas (lançadas na referência na digitação do evento).

Na calculadora: 1000+200=1200 /220=5,45 *15=81,82

Para resolver é necessário ir substituindo as variáveis por valores de dentro para fora e ir eliminando os parênteses, conforme abaixo:

Na fórmula: ((SALARIO+V(1110))/HORASMES)*REFERENCIA 

                    ((SALARIO+V(200))/HORASMES)*REFERENCIA

                    ((1000+V(200))/HORASMES)*REFERENCIA

                    ((1200)/HORASMES)*REFERENCIA

                    ((1200)/220)*REFERENCIA

                    (5,45)*REFERENCIA

                    (5,45)*15

                    81,82


PASSO 8 

Após a criação do conteúdo da fórmula, clique em "Adicionar Conteúdo à lista" e em "Confirmar", grave o evento e realize o teste na digitação de holerite.


DICAS

- As opções de criação estão limitadas as variáveis disponíveis no sistema, não realizamos criações específicas/peculiares, nesse caso orientamos a criação de evento com Rotina Cálculo Normal R/V valor, lançando manualmente.

- Não utilize vírgulas entre os valores, pois isso pode provocar erros, deve-se usar ponto. Exemplo: ao invés de "23,31", use "23.31".

- Não digite espaços entre as variáveis. Exemplo: HORASDSR, não HORAS DSR. Os espaços ocasionam erros.

- DSR s/ Fórmulas - Deve criar um novo evento, será criado eventos de fórmula com uso de outra fórmula. Exemplo: (V(XXXX)/DIASUTEIS)*DOMFER (XXXX = Código do evento de fórmula criado para base de DSR).

- Fórmulas de horas extras, não será necessária criação de fórmula de DSR, desde que o evento esteja criado no intervalo de hora extra (0800-0900) e a opção DSR hora extra esteja selecionado no evento/fórmula de Hora Extra criado.

- Evento de fórmula sobre outra fórmula, o código do evento da segunda fórmula deve ser maior que o código da primeira. Quando uma fórmula é criada, deve se observar o conteúdo. Se dentro da estrutura, tem outro evento de fórmula, deve-se criar esse evento novo com um código superior aos da estrutura do evento inicial. 

Exemplo: Evento 1235 (hora extra 100%) com a seguinte fórmula: (SOMA("0770+0781+1220+0780")+SALARIO)/220*2*REFERENCIA, porém, o evento 0781 também é um evento de fórmula: IIF((V(0001)+V(0770)+V(1220)+V(1140))<SINDIC.PISO,SINDIC.PISO-(V(0001)+V(0770)+V(1220)+V(1140)),0). Nesse caso vemos que o evento 1235 é um código superior aos eventos mencionados na fórmula do evento 0781.

- Eventos com rotina % sobre salário bruto não entram para os cálculos de eventos de fórmulas (não somam, não subtraem, não dividem, não multiplicam.)

- Sempre utilizar a variável SALÁRIO e não o evento 0001, pois quando o funcionário está de férias, por exemplo, e o 0001 é proporcional aos dias trabalhados, dependendo da finalidade do evento (hora extra, por exemplo) o valor fica incorreto.

- Fórmula de Hora extra somando salário com a periculosidade, não é necessário criar, pois o sistema já soma quando a periculosidade está no automático.





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