Crie um código e informe quais empresas utilizam o certificado que será vinculado.
No processo do eSocial, o certificado é necessário em três momentos distintos:
1) Na assinatura do arquivo;
2) Na transmissão do arquivo;
3) No retorno do resultado do arquivo
Atenção:
Sistema na modalidade local: é possível utilizar certificado digital A1 ou A3, bem como, é possível utilizar o certificado do escritório de contabilidade, através do processo de procuração.
Sistema na modalidade NET: é possível utilizar certificado digital A1 (da empresa ou procuração).
Por esse motivo, o mais indicado é que seja utilizado certificado A1, da empresa propriamente dita ou do escritório, através de procuração, pois o arquivo e senha serão parametrizados e o processo ocorrerá de forma automática. Uma vez vinculado o certificado ficará instalado no banco de dados não sendo necessária a instalação em todas as máquinas do escritório.
Para modalidade local, se for utilizar certificado A3 será necessário informar senha/token a todo momento, deixando o processo dependente de iteração manual, o que o torna trabalhoso e passível de perda de prazos. Importante observar que o certificado A3 precisa ser cadastrado máquina por máquina que fará comunicação com o eSocial. Com o uso do certificado A3 o módulo que está em transmissão com o eSocial deve permanecer em aberto até sua conclusão. O certificado A3 precisa estar conectado no momento do envio.