eSocial - Como mandar Matriz e Filial por escritórios diferentes

Ultima Atualização: 11/10/2022    Artigo de código : 12870             

Para ter conhecimento completo deste material acesse o “Ajuda” do sistema, buscando por Processamento descentralizado da folha”.

Em “Cadastros > Empresas > Parâmetros > eSocial/REINF > Parâmetros II”, campo “Processamento Descentralizado da Folha”

Importante:
Deve ser marcada esta opção somente se a empresa tiver mais de um estabelecimento e, a folha dos estabelecimentos tiverem processamento descentralizado, ou seja, se for processada separadamente em softwares/contadores distintos.


Há alguns procedimentos necessários, pois apesar de ser possível enviar os dados de forma separada, no eSocial o cadastro é único. Por exemplo, o arquivo S-1000 poderá ser enviado somente por um dos estabelecimentos, normalmente pela matriz. Assim como, o fechamento mensal também poderá ser enviado somente por um dos estabelecimentos, normalmente o que enviou o S-1000. Também, o processo de emissão da guia da contribuição previdenciária poderá ser efetuado apenas por um dos estabelecimentos, considerando que será uma guia (DARF) única para a empresa.

Além disso, para que cada estabelecimento possa enviar as tabelas que utiliza em seu sistema, é necessário garantir que os códigos não se repetirão, inclusive o número de matrícula dos funcionários.

Observação: Existem 3 cenários possíveis, para o processamento descentralizado dos estabelecimentos:

- No primeiro cenário não há tratamento a ser efetuado no sistema, pois a carga será enviada normalmente pelo sistema IGC.

(e pela matriz), enviando o S-1000 e demais tabelas.

As filiais devem se adaptar ao envio, para não enviarem em duplicidade o S-1000, bem como, não gerarem tabelas com código em duplicidade.

A matriz ficará responsável por enviar o fechamento, pelo sistema e depois, efetuar o processo de emissão de guia, na DCTFWeb.


- No segundo cenário a matriz é processada no sistema IGC, mas alguma filial assumiu a responsabilidade sobre o envio do S-1000 e fará o fechamento mensal, bem como, o processo de guia na DCTFWeb.

 

No sistema, será necessário parametrizar a situação de estabelecimento descentralizado na matriz.
No cadastro do Estabelecimento, provavelmente terá somente a matriz cadastrada e, este estabelecimento deverá ser gerado ao eSocial. Não pode ter sido enviado pela filial que fez o envio do S-1000.

Desta forma, na matriz, deve ir em “Cadastros > Empresas > Estabelecimento > Parâmetro > Folha de Pagamento > Cálculos/eSocial > Aba Dados eSocial > Parâmetros I” e marcada a opção “Estabelecimento com processamento descentralizado da folha”.



- No terceiro cenário apenas a filial é processada no sistema IGC, a matriz assumiu a responsabilidade sobre o envio do S-1000 e fará o fechamento, bem como, o processo de guia na DCTFWeb.

No sistema, será necessário parametrizar a situação de estabelecimento descentralizado na filial, em um processo semelhante ao do cenário 2.

No cadastro da empresa, em “Cadastros > Empresas > Parâmetros > eSocial/REINF > Parâmetros II”, marcar a opção no quadro “Processamento Descentralizado da Folha”
Informar o código da tabela de rubricas que vai utilizar para enviar o S-1010 no sistema da IGC.


Observação: Se já foi efetuado o envio do S-1000 por outra filial e já foi efetuada tentativa de enviar a carga de empregador e tabelas no sistema, antes desta alteração, provavelmente o S-1000 retornou com erro 537. Neste caso, para limpar os controles e enviar novamente a carga após a devida parametrização de estabelecimento descentralizado, deve-se:

Acessar o cadastro da empresa, em “Parâmetros > eSocial/REINF”, desmarcar a opção "Iniciar envio oficial para eSocial" e gravar a alteração. Acessar novamente o cadastro da empresa, em “Parâmetros > eSocial/REINF”, marcar a opção "Iniciar envio oficial para eSocial" e gravar a alteração.

 

Os controles serão zerados, para iniciar um novo envio de carga, já com a parametrização necessária, para o caso de estabelecimento descentralizado.


Atenção: Devido a diversos controles necessários sobre estes parâmetros, dentro do sistema, uma vez parametrizado não será possível demarcar a opção ou alterar os dados. Ao efetuar esta parametrização, tenha em mão todas as informações necessárias, para que isto ocorra de forma assertiva.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
12870