Botão Receita Federal - Não Apresenta o RECAPTCHA "Não sou um Robô" e Consulta de CNPJ Cancelada.
Ultima Atualização: 31/08/2020 Artigo de código : 13054        
Informação Importante: O Botão Receita Federal é um Ferramenta que foi disponibilizada aos clientes para agilizar/otimizar o processo de seus cadastros. Atualmente o site da Receita Federal sofreu algumas alterações em seu sistema de segurança de autenticação que substitui as "letrinhas CAPTCHA" pela frase "Não sou um robô".
Realizamos alterações e tratamentos no processo para que fosse possível restabelecer o funcionamento do recurso, porém em virtude de controles de segurança e bloquei-os realizados pela Receita Federal a consulta pode não ser concluída em uma primeira tentativa tendo que se repetir consulta.
A receita Federal também aumentou o nível de segurança no captcha, que passou de uma sequência de números e letras para um conjunto de imagens em dois níveis que uma vez selecionado incorretamente em uma das etapas ele se repete até que as duas sequências de seleção sejam selecionadas corretamente.
Observações Importante:
- Orientamos que leia atentamente as instruções antes de iniciar os procedimentos, caso necessite solicite auxilio ao seu Técnico de Informática.
- Os procedimentos deverão ser realizados na máquina terminal que está apresentando o erro.
- O usuário deverá ter liberação de administrador.
- Requisitos
Informamos que a Consulta do Botão da Receita Federal Não é Compatível com Sistema Operacional Windows XP ou Server 2008, devido a utilização do complemento da Microsoft NET Frame Work superior a versão 4.0.
- Inconsistência no Processo de Consulta do CNPJ
Quando dentro de Cadastros de Clientes/Fornecedores clicar no Botão Receita Federal para consultar o CNPJ, na Janela de Consulta do CNPJ, após clicar no botão Consultar para prosseguir na próxima Janela "Não Sou um Robô", não está apresentando reCAPTCHA "Não Sou um Robô" para selecionar.
Imagem 1 - Tela Correta que deve ser apresentada:
Imagem 2 - Tela Incorreta - Não apresenta reCAPTCHA "Não Sou um Robô" para selecionar:
- Passo 1:
Mantenha seu sistema sempre atualizado na última versão. Caso não saiba como atualizar o sistema veja o passo a passo acessando o link : Clique Aqui e visualize a FAQ.
- Passo 2:
A máquina deverá ter instalada e atualizado o Navegador de Internet Explorer na versão 11: Verifique a versão do Navegador Internet Explorer:
a) Abra Internet Explorer, clique no botão Ajuda e escolha Sobre o Internet Explorer.
b) Caso não esteja na versão 11 deverá contatar seu Técnico de Informática e solicitar a atualização.
Poderá realizar através do site da Microsoft a Atualização do Internet Explorer 11 para Windows 7 - Clique Aqui
- Passo 3:
Componente JAVA Internet Explorer: No seu navegador de Internet Explorer 11 - Deverá verificar se possui o Java Instalado e versão atualizada- Clique Aqui Verificar Versão do Java
- Passo 4:
Configurações Opções da Internet - Cookies: No seu navegador de Internet Explorer 11 - Deverá verificar se está com a opção de Gravação de Cookies desativada. Se o Cookies estiver desativado, você deverá ativá-lo para efetuar a consulta do site da Receita Federal, conforme instruções a seguir:
a) Clique em Ferramentas e em Opções da Internet;
b) Clique na guia Privacidade;
c) em Configurações, Clique no botão Avançado;
d) Selecione as opções :
- Sempre Permitir cookies de sessão: Habilitar;
- Cookies Internos: Aceitar;
- Cookies de Terceiros: Aceitar.
- Passo 5:
Site Receita Federal: No Navegador de Internet Explorer 11, efetue o teste tentando consultar o site da Receita Federal, deverá carregar igual a imagem abaixo:
- Passo 6:
Componente NET FrameWork : Verifique se sua máquina possui Instalado o Componente NET FrameWork 4.0 ou superior, inferior deverá solicitar ao seu Técnico de Informática que efetue a atualização, clique aqui e visualize como verificar e instalar.
- Passo 7:
Registro DLL Consulta: Caso após efetuar todas as verificações e tudo estiver dentro dos Requisitos Necessário e ainda não apresenta reCAPTCHA "Não Sou um Robô" para selecionar, efetue o Download do Arquivo de Registro em sua máquina, descompacte e execute com o sistema Fechado, após tente realizar a consulta novamente.
a) Execute o Arquivo emularie10.reg com Duplo Clique:
- Clique Aqui para baixar o arquivo
b) Na Mensagem "Tem certeza de que deseja continuar?" - Clique em SIM:
c) O processo será concluído - E apresentará a mensagem se teve "Êxito" ou não:
- Passo 8:
Acesse o sistema e tente realizar a consulta pelo Botão Receita Federal.